TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Acontecimentos Mais Importantes No Ano 2000

Monografias: Acontecimentos Mais Importantes No Ano 2000. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/9/2014  •  620 Palavras (3 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 3

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

O que é associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?

O associativismo é um conjunto de indivíduos ou pessoas que buscam um mesmo ideal, ou seja, um interesse comum entre eles uma ação social; o associativismo é uma organização resultante da reunião legal entre duas ou mais pessoas com ou sem personalidade jurídica, o associativismo pode ser visto como para a realização de um objetivo uma oportunidade de fortalecimento humano através da troca de experiências, pela vivência organizada entre as pessoas, que proporciona a transformação da sociedade e melhoria da própria existência humana resultando em oportunidades de crescimento humano e desenvolvimento local.

A palavra associativismo vem do entendimento de associação fins e objetivos comuns as diversas atividades econômicas culturais e sociais gerando assim um cooperativismo participativo.

O associativismo é o meio de organizar grupos de interesse econômico auto- sustentável é a base que liga a consciência individual, o direito individual, a necessidade de agregação e conjunção de esforços base de organização da sociedade.

O associativismo uma união de um grupo, pessoas de que buscam uma melhora de vida com base sendo a sociedade uma ação social.

Projeto social são trabalhos voluntários são iniciativas individuais ou coletivas que visam a proporcionar a melhoria da qualidade de vida de pessoas e comunidade. Projeto social são um exercício de cidadania pois envolvem as pessoas para além do seu campo de vivência permitindo a transposição de barreiras e preconceitos em benefícios do outro. Eles são um meio para que haja maior conscientização do individuo diante do papel que ele desempenha na sociedade além de despertar o sentido da solidariedade.

O projeto social nasce de um desejo comum entre um grupo que deseja ou tem como meta uma mudança de vida, o projeto social busca estratégias para aplicar um melhora dentro da sociedade, buscando o conhecimento real do problema, levantamento de dados, e dai sim a montagem do projeto.

Desta maneira podemos então entender que o projetos sociais, necessitam de elaboração organização das ideias que serão discutidas e por fim a transformação de um determinado grupo tendo como resultado final o projeto, o projeto social não é algo que se nasce sozinho mas sim é algo especifico muito bem elaborado para melhora da sociedade,nasce em uma “dificuldade” é muito comum observar que nas regiões mais carentes, economicamente menos favorecida são os projetos que auxiliam a comunidade a ter uma nova oportunidade de melhora vida.

O associativismo é a ponte de execução dessas ideias, geralmente concretizadas por grupos organizados sendo essa a relação dos projetos sociais e o associativismo. O associativismo luta na sociedade civil nos processos reivindicatórios e de luta por direitos e cidadania.

Projeto social contexto histórico conflitos de classes sociais, a depender dos modelos culturais, políticos e sociais “É possível compreender movimentos sociais como a ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de determinada sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com