TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ad1 Contabilidade Cederj

Casos: Ad1 Contabilidade Cederj. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  2.175 Visualizações

Página 1 de 3

1ª Questão:

Por que o Patrimônio Líquido fica posicionado no lado direito do Balanço Patrimonial?

O Patrimônio Líquido engloba as contas que representam o capital investido pelos sócios (Capital Social), os resultados acumulados (Lucros ou Prejuízos Acumulados) e reservas, sendo calculado pela diferença entre o Ativo (bens e direitos) e o Passivo Exigível (obrigações). Como este saldo mostra a participação dos sócios na empresa, o patrimônio líquido é conhecido como capital próprio (capital dos sócios).

O Patrimônio Líquido está representado no lado do passivo, para haver o equilíbrio, aí o nome de Balanço Patrimonial. Justifica-se estar no lado do passivo também por se tratar de uma dívida (obrigação) da empresa com os seus sócios ou acionistas, em virtude do capital, recursos, etc, pertencerem a eles.

2ª Questão:

Comente os principais grupos de contas do Balanço Patrimonial.

O Balanço Patrimonial é composto de Ativo, Passivo Exigível e Patrimônio Líquido. O Ativo representa as aplicações em bens e direitos e o Passivo Exigível é tudo aquilo que a empresa está obrigada a pagar. O Patrimônio Líquido, por sua vez, representa as origens dos recursos.

O Ativo possui os seguintes grupos de contas: circulante e não circulante. No ativo circulante são classificados os bens e direitos realizáveis a curto prazo. No grupo não circulante temos o subgrupo realizável a longo prazo que reúne os bens e direitos que se transformarão em dinheiro a longo prazo, além dos investimentos, imobilizado e intangível. No subgrupo investimentos estão os bens e direitos não empregados na atividade principal da empresa. No subgrupo imobilizado estão classificados os bens necessários à manutenção da atividade operacional, e no intangível, os itens não corpóreos destinados à manutenção da atividade básica da empresa.

Já o Passivo tem os grupos de contas: circulante, não circulante (exigível a longo prazo) e patrimônio líquido. As obrigações de curto prazo são agrupadas no circulante, ao passo que as de longo prazo, no exigível a longo prazo. O patrimônio líquido engloba todas as contas que representam o capital dos donos (sócios) da entidade.

3ª Questão:

Explique o que são curto e longo prazos, para a contabilidade.

A classificação em curto ou longo prazo depende do ciclo operacional da entidade. Cada ramo de atividade empresarial possui características próprias e, por isso, podemos encontrar diferentes ciclos operacionais. Porém, a regra geral determina que os períodos de até 12 meses são de curto prazo e os superiores a este são de longo prazo.

4ª Questão:

Qual a relação do grau de liquidez com o Ativo, em termos de classificação de contas?

As contas do Ativo são agrupadas de acordo com o grau decrescente de liquidez. O grau de liquidez mede a capacidade do bem ou do direito de se transformar em dinheiro mais rapidamente (ordem de liquidar as dívidas, de pagar os compromissos). Os itens de maior liquidez aparecem no começo do Ativo, já os de menor liquidez aparecem em último lugar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com