TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adhocracia

Resenha: Adhocracia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Resenha  •  207 Palavras (1 Páginas)  •  334 Visualizações

A adhocracia é uma expressão do autor Alvin Tofler e popularizada por Robert Waterman com o livro “Adhocracy – the Power To Change” e corresponde o oposto da burocracia: enquanto a burocracia coloca a ênfase na rigidez das rotinas, a adhocracia coloca a ênfase na sinplificação dos processos e na adaptação a cada situação particular. A adhocracia é, desta forma, aplicável a qualquer organização que rompa com as tradicionais normas burocráticas, geralmente dominantes em empresas na sua fase de maturidade.

O objetivo da adhocracia é a detectação de novas oportunidades, resolução de problemas e obtenção de resultados através de incentivo à criatividade individual enquanto caminham para a renovação organizacional.

Warren Bennis caracterizou o termo em organizações com cunho temporário. É uma forma altamente adequada para o desempenho de uma atividade complexa e incerta em ambientes turbulento. A adhocracia freqüentemente envolve equipes de projetos de curta duração que se formam para o desempenho de uma atividade e desaparece logo que o projeto termina e seus membro se reagrupam a outro projetos. A adhocracia se prolifera em empresas inovadoras, industria, bem como todo tipo de empresa orientada para projetos.

Referencia: Imagens da Organização/: Morgan, Gareth , 1. Ed. São Paulo: Atlas, 2007

...