TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da Adhocracia no mercado atual

Por:   •  4/4/2016  •  Dissertação  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  930 Visualizações

Página 1 de 4

A importância da Adhocracia no mercado atual


       
As empresas são organismos vivos que evoluem lado a lado com o sistema social, cultural e politico, de acordo com os seus valores, necessidades e características. Podemos separar no ambiente empresarial dois tipos distintos de organização; as empresas com tarefas rotineiras, as quais se exige eficiência e pouca inovação, onde a burocracia reina como modelo eficaz de trabalho; e as empresas que atuam diretamente com o mercado de trabalho, convivendo com alto índice de concorrência e avanços na tecnologia, fazendo com que seja necessário flexibilidade, inovação e procedimentos ágeis. Para essas empresas a desburocratização ou Adhocracia é fundamental para a sua sobrevivência.

Surgindo como um setor para enfrentar situações difíceis de forma rápida e eficaz nas forças-tarefas militares da Segunda Guerra Militar, quando as equipes de soldados eram criadas para resolver missões específicas. A Adhocracia nada mais é do que a inversão à burocracia, no âmbito da formalidade. O termo originado do latim, onde Ad-hoc significa aqui-e-agora e traz uma proposta empresarial flexível e temporária com grupos tarefas com pessoas com habilidades diversas reunidos para projetos específicos.

Na organização empresarial ela surge como uma forma livre, e descentralizada que usa equipes onde os funcionários trabalham em grupos interfuncionais cruzados, em ambientes complexos, dinâmicos e altamente mutáveis. Sendo um sistema mais indicado para organizações que dependem de empreendedorismo continuo, entretanto o modelo se adequa tanto a contextos complexos, com uma estrutura descentralizada, quanto ambientes dinâmicos com uma estrutura orgânica.

Toffler mencionou que futuramente a sociedade será extremamente dinâmica e mutável, e por isso, as empresas terão que ser antiburocráticas, inovadoras e orgânicas.

Tem como característica resolver problemas utilizando equipes de trabalho autonomas, temporárias e multidisciplinares com colaboradores com habilidades e profissões diversas e complementares; estruturas organizacional orgânica com pouca formalização dos processos e maior liberdade de trabalho, sendo coordenada pela própria equipe; auto grau de descentralização, com dificuldade de comunicação formal e definição de papéis.

De modo geral, a Adhocracia se baseia em criar as condições propicias para que se deem a iniciativa humana, para isso é preciso concentrar esforços em desadministrar as organizações.

Apesar de ser um sistema pouco utilizado e aceito nas empresas, a Adhocracia traz muitas vantagem se for desenvolvida em ambientes com tarefas diferenciadas e pessoas independentes, ajudando no desenvolvimento individual. É mais aplicada a ambientes dinâmicos e complexos, pois são condições que requerem inovação sofisticada.

Uma aliada a adhocracia é a meritocracia que consiste em uma forma de atuação baseada no mérito, no qual é obtido recompensas pelos colaboradores que atingem os resultados impostos, e tem como qualidades competências de liderança, técnicas e estratégias estabelecidas pelas organizações. Esse sistema é muito utilizado por diversos ramos empresariais, pois tem como objetivo reter os colaboradores que realmente fazem a diferença nos negócios, e que garantem resultados e crescimento constante para ambas as partes.

Como exemplo de organizações adhocraticas temos a Ford, General Eletric, McKinsey, grupos-tarefas das provas da Fórmula 1, algumas empresas de propaganda, cinema e jornalismo. Um grande exemplo de adhocracia é os EUA Federal Emergency Management Agency (FEMA), ela supervisiona a coordenação de organizações locias, estaduais e federais, atuando em situações de emergência. Incluímos também nos exemplos projetos de construção onde várias entidades independentes especializadas são montadas e coordenadas em várias fases para executar suas tarefas e avançar para a próxima tarefa após a conclusão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (113.8 Kb)   docx (215.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com