TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm

Artigo: Adm. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2015  •  8.296 Palavras (34 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 34

Desafio profissional:

ECONOMIA e FUNDAMENTOS DA ADM

Trabalho desenvolvido para as disciplinas Ciências Sociais, Teoria da Contabilidade e Responsabilidade Social e Meio Ambiente, apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação do Desafio

Taubaté 04 de Novembro de 2014

Sumário

Introdução ---------------------------------------------------------------------------------------------- 4

Desenvolvimento ------------------------------------------------------------------------------------- 5

Competências e Habilidades --------------------------------------------------------------------- 7

Competências e Habilidades Deficitárias ---------------------------------------------------- 9

Organograma ---------------------------------------------------------------------------------------- 13

Conclusão --------------------------------------------------------------------------------------------- 14

Referências ------------------------------------------------------------------------------------------- 15

Introdução

Nunca se ouviu falar tanto, como na atualidade, falar-se em sustentabilidade. Por conta do mercado altamente competitivo e cada vez mais existente, entende que uma empresa que respeita questões sociais, é uma empresa merecedora de credibilidade, uma vez que o respeito ao social é respeito ao humano, à sua comunidade, ao seu local de moradia, ao seu habitat.

Mas o que é sustentabilidade?

Sustentabilidade tem como objetivo permitir que a sociedade continue em constante desenvolvimento, desde que faça em equilíbrio com fatores sociais, econômicos e culturais, preservando as nossas riquezas para o futuro.

A concepção de sustentabilidade pressupõe uma relação equilibrada com o ambiente em sua totalidade, considerando que todos os elementos afetam e são afetados reciprocamente pela ação humana.

Baseado nestes princípios, este trabalho tem o objetivo de ser um norteador para a empresa L&Construção, tendo em vista à necessidade da mesma na adequação à nova ordem mundial a cerca da sustentabilidade. Para isso, subsiste a necessidade do conhecimento dos impactos causados ao ambiente, tendo em vista as praticas altamente degradantes aplicadas pelas empresas do ramo da construção civil. Não obstante, prima-se o entendimento de que a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para novos negócios, bem como valorização da marca empresarial, aumento da margem de lucros, potencialização da competitividade, bem como ainda, maior credibilidade.

“A ideia de sustentabilidade é a de que as decisões atuais não devem prejudicar as perspectivas de qualidade devida futura. Isto significa que a gestão do nosso sistema econômico deve ser feita a partir dos dividendos dos nossos recursos” (REPRETTTO,1986, apud ROGERS, JALAL e BOYD, 2008, p.43, IN apud, PEREIRA, SILVA, CARBONARI, 2011,P.83)

Desenvolvimento

Diagnósticos dos Impactos

O Conselho Internacional da Construção – CIB aponta a indústria da construção como setor de atividades humanas que mais consome recursos naturais. Desde de a fabricação de cimento e o transporte de materiais até a formação de um lago por uma barragem ou alteração de uma área por terraplenagem. Esses reflexos são de cunho ambiental, social e ate mesmo econômico. Há aqueles associados à geração de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Tais aspectos ambientais, somados a qualidade de vida que o ambiente construído proporciona, sintetizam a relação entre construção e meio ambiente. Algumas obras podem causar impactos que influenciam o ecossistema podendo altera-lo drasticamente ou ate provocar a sua extinção, por meio de inundações de grandes, áreas, cortes de vegetação, impermeabilização do solo e a sua fase de construção que acaba gerando ruídos, resíduos, etc.

De acordo com os estudos do CBS (2008, pag 1), “75% dos recursos naturais extraídos são para uso na construção civil, há uma geração de 80 milhões de toneladas/ano de resíduos, ocorre também a liberação de gases do efeito estfa, como CO2 nos vários processos de fabricação dos materias”.

A grande produção de CO2, o grande número de materiais tóxicos, o consumo exagerado de energia, a grande produção de resíduos e insumo, geração de entulho e poeira, o uso exacerbado da madeira e recursos naturais, bem como a não gestão dos insumos e materiais clandestinamente descartados são alguns exemplos dos impactos sofrido pelo meio ambiente.

Não obstante, sem exceção, todas as etapas do processo de construção geram resíduos de demolição e construção, causadores de impactos ambientais , os quais afetam de forma direta ou indireta, as atividades sociais e econômicas, condições sanitárias, habitacionais e estéticas ao meio ambiente, a qualidade dos recursos naturais, etc.

Sustentabilidade econômica

Conforme o conceito mais amplo de sustentabilidade, não basta a uma empresa simplesmente buscar o lucro. Resultados devem incluir ganhos ambientais e sociais. Isso leva as empresas a considerar, como parte integrante como plano de negócios, a inclusão de metas empresariais compatível com o desenvolvimento sustentável dela mesma e da sociedade.

A sustentabilidade econômica considera a alocação e a gestão mas eficiente dos recursos e um fluxo regular do investimento publico e privado. A eficiência econômica não deve ser avaliada apenas com base na lucratividade das empresas, mas deve

...

Baixar como (para membros premium)  txt (64 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com