TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Administração

Ensaios: Adm Administração. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2013  •  1.525 Palavras (7 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 7

2. 1.O que é Administração? A administração é pertinente a todo o tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas às instituições com fins lucrativos ou não.

3. 2. O que é TGA? o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. É composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração .

4. 3.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTÍFICA Tempo-padrão Plano de incentivo Salarial Trabalho em Conjunto Gerentes planejam, Operários executam Desenhos de cargos e tarefas Divisão do Trabalho especialização do operário Supervisão Ênfase na Eficiência Homo economicus Condições de Trabalho Padronização Princípio da exceção

5. 3.1 ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA Era um trabalho que se deu no chão de fábrica junto ao operariado, voltado para a sua tarefa. Preocupa-se exclusivamente com as técnicas de racionalização do trabalho do operário através do estudo dos tempos e movimentos. Começar por baixo, efetuando um paciente trabalho de análise das tarefas de cada operário, decompondo seus movimentos e processos de trabalho, aperfeiçoando-os e racionalizando-os gradativamente. Foi verificado que um operário médio produzia menos do que era potencialmente capaz com o equipamento disponível. Conclui-se que o operário não produzia mais, pois seu colega também não produzia. Daí surgiu a necessidade de criar condições de pagar mais ao operário que produz mais.

6. 3.1.2 HENRY FORD Fundou a Ford Motor Co. Revolucionou a estratégia comercial da sua época. Criou a assistência técnica de grande alcance. Repartiu, em 1914, parte do controle acionário da empresa com os funcionários. Estabeleceu salário mínimo de US5,00 por dia de trabalho com jornada diária de 8 horas. Em 1926 empregava 150.000 pessoas e fabricava 2.000.000 de carros por ano. - Princípio da intensificação: Consiste em diminuir o tempo de produção com o emprego imediato dos equipamentos e da matéria-prima e a rápida colocação do produto no mercado. Principio da economicidade: Consiste em reduzir ao mínimo o volume do estoque da matéria-prima em transformação Principio de produtividade: Consiste em aumentar a capacidade de produção do homem no mesmo período através da especialização da linha de montagem.

7. 3.2 TEORIA CLÁSSICA despontou no início do século XX, no quadro da 2ª Revolução Industrial. Henri Fayol No campo específico da administração das empresas, coube a uns engenheiros o conhecimento do fundamento de uma Teoria Geral da Administração, dando origem à chamada Escola Clássica da Administração.

8. 3.3 TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS Basicamente surgiu da necessidade de corrigir a forte tendência à desumanização do trabalho: métodos rigorosos, científicos e precisos. Pesquisa de Hoxie (1911)  considerada como um dos principais alertas à autocracia do “Sistema Taylor” * realizada pelo Senado Americano, dirigida pelo Prof. Hoxie da Univ. de Chicago. * objetivo: estudar as freqüentes greves e tumultos de operários norte-americanos * resultado: mostrou os inconvenientes do “Sistema Taylor”

9. 3.3.1 EXPERIÊNCIA DE HAWTORNE Quatro fases ( realizadas de 1924 a 1932 ): 1ª) Os estudos da iluminação: objetivo  conhecer o efeito da iluminação sobre o rendimento; 2ª) Sala de montagem de relés: objetivo  verificar, sob condições monitoradas, quais os efeitos das pausas para descanso e da fadiga sobre a produtividade; 3ª) O programa de entrevistas: objetivo  entrevistar os empregados para saber as suas opiniões com respeito do trabalho, às condições de trabalho e à supervisão. 4ª) Sala de montagem de terminais: objetivo  estudar com maior intensidade o mecanismo de processos de pequenos grupos, analisando a organização informal.

10. 3.4 TEORIA BUROCRÁTICA 1 - A fragilidade e parcialidade tanto da Teoria Clássica como da Teoria das Relações Humanas, que não possibilitam uma abordagem global, integrada e envolvente dos problemas organizacionais; 2 - a necessidade de um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as variáveis envolvidas, bem como, o comportamento dos membros dela participantes, é aplicável não somente à fábrica, mas a todas as formas de organização humana e principalmente às empresas; 3 - o crescente tamanho e complexidade das empresas passam a exigir modelos organizacionais bem mais definidos; 4 - o ressurgimento da Sociologia da Burocracia, a partir da descoberta dos trabalhos de Max Weber, o seu criador.

11. 3.5 TEORIA COMPORTAMENTAL O administrador precisa conhecer os mecanismos motivacionais para poder dirigir adequadamente as pessoas. Maslow apresentou a teoria da motivação, segundo a qual as necessidades humanas estao organizadas e dispostas em níveis, numa hierarquia de importância e de influência: Necessidades Fisiológicos Necessidades de Segurança Necessidades Sociais (afeto) Necessidades de Estima (status) Necessidades de Auto-realização

12. 3.6 TEORIA ESTRUTURALISTA O conceito de estrutura é antigo. Heráclito; nos primórdios da história da Filosofia, concebia o "logos" como uma unidade estrutural que domina o fluxo ininterrupto do devir e o torna inteligível. É a estrutura que permite reconhecer o mesmo rio, embora suas águas jamais sejam as mesmas devido à contínua mudança das coisas. Estrutura é o conjunto formal de dois ou mais elementos e que permanece inalterado seja na mudança, seja na diversidade de conteúdos, isto é, a estrutura mantém-se mesmo com a alteração de um dos seus elementos ou relações.

13. 3.7 TEORIA DOS SISTEMAS Necessidade de se avaliar a organização como um todo e não somente em departamentos ou setores. O mais importante ou tanto quanto é a identificação do maior número de variáveis possíveis, externas e internas que, de alguma forma, influenciam em todo o processo existente na Organização. Outro fator também de significativa importância é o feed-back que deve ser realizado ao planejamento de todo o processo

14. 3.8 APO – ADMINISTRAÇÃO POR OBJETIVOS Após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as pessoas passaram a ver no consumo sua possibilidade de auto-realização. Peter Drucker lançou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com