TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. Da Produção E Operações

Artigos Científicos: Adm. Da Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  2.868 Palavras (12 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 12

Introdução

O principal objetivo desse trabalho será a busca de soluções para excelência no atendimento aos setores interno e externo, consequentemente, aos clientes e fornecedores da empresa estudada. A competitividade das empresas na atualidade está associada à habilidade de gerar valor ao cliente através de uma relação custo-qualidade-tempo. O macro e micro fluxo de produção são, nas empresas manufatureiras, vital para a conquista de vantagens sustentáveis, uma vez que grande parte dos custos são incorridos neste processo. Sabedores disto, os gestores e estudiosos têm procurado descobrir meios que proporcionem reais retornos ao processo produtivo em sua totalidade. A empresa metalúrgica, objeto deste grupo de estudo, foca suas atividades na indústria e comércio de metalúrgica. Com mais de 53 anos em atividade o Grupo Gravia vem conquistando os mais exigentes mercados. A empresa comercializa uma vasta linha de produtos metalúrgicos.

.

Desenvolvimento:

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINITRAÇÃO DA PRODUÇÃO E PRODUÇÃO DESDE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ATÉ OS DIAS DE HOJE.

Na história da evolução da Administração não se pode esquecer a valiosa contribuição de Elton George Mayo, o criador da Teoria das Relações Humanas, desenvolvida a partir de 1940, nos Estados Unidos e mais recentemente, com novas ideias, com o nome de Teoria do Comportamento Organizacional. Ela foi, basicamente, o movimento de reação e de oposição à Teoria Clássica da Administração, com ênfase centrada nas pessoas. Teve como origem: a necessidade de humanizar e democratizar a administração, o desenvolvimento das chamadas ciências humanas (psicologia e sociologia), as ideias da filosofia pragmática de John Dewey e da Psicologia Dinâmica de Kurt Lewin e as conclusões do Experimento de Hawthorne, já bastante estudado e discutido nas escolas de administração. Em 1932, quando a experiência foi suspensa, estavam delineados os princípios básicos da Escola de Relações Humanas, tais como: o nível de produção como resultante da integração social, o comportamento social do empregado, a formação de grupos informais, as relações interpessoais, a importância do conteúdo do cargo e a ênfase nos aspectos emocionais.

Os sistemas de produção anteriores a 1700 são chamados de sistemas caseiros, dado que a produção era realizada em casa ou em cabanas, onde os artesãos orientavam aprendizes a executarem o trabalho manual dos produtos. O sistema caseiro foi substituído com o advento da Revolução Industrial na Inglaterra a partir de 1700. O motor a vapor forneceu força às fábricas e estimulou outras invenções; com as novas máquinas de produção foi possível reunir os trabalhadores em fábricas distantes dos rios; surge então a necessidade de organizar de maneira lógica os trabalhadores para a produção. Já no período pós-guerra civil nos EUA (1812) também teve um cenário para a grande expansão da capacidade de produção no século XX. Surgiram modernas formas de capital por meio de companhias com ações em comum: o capitalista separou-se do empregador; os administradores tornaram-se assalariados dos financistas que possuíam o capital. Surgem às ferrovias, novos territórios são criados, dando início ao desenvolvimento dos transportes e da comunicação.

Um dos importantes desenvolvimentos de nosso tempo é a disseminação dos serviços na economia, acelerada após a Segunda Guerra Mundial. Estes e outros fatores continuam a combinar-se com desenvolvimentos históricos para modelar as maneiras pelas quais administramos os sistemas de produção Atualmente, a Administração da Produção e Operações (APO) administra o sistema de produção, de modo a transformar os insumos em produtos ou serviços da organização. Insumos são matérias-primas, pessoal, máquinas, prédios, tecnologia, dinheiro, informações e outros recursos. O processo de transformação chamado de produção é a atividade predominante de um sistema de produção

Os conceitos e técnicas que fazem parte do objetivo da Administração da Produção dizem respeito às funções administrativas clássicas (planejamento, organização, direção e controle) aplicadas às atividades envolvidas com a produção física de um produto ou à prestação de um serviço. Os últimos 60 anos constituíram uma época de grandes mudanças na gestão e organização do sistema produtivo das empresas industriais em todo o mundo. Dois grandes grupos de mudanças foram marcantes nesse período. O primeiro foi o grande desenvolvimento tecnológico ocorrido em termos de máquinas, sistemas de informações, automação, robótica, telecomunicações, entre outros, que tornaram possível um planejamento e controle mais eficiente das operações. O segundo está relacionado às transformações relativas às novas filosofias, conceitos e métodos de gestão de recursos humanos.

Os conhecimentos de gestão desenvolvidos por Taylor, Ford e Sloan trouxeram, desde o início do século XX, avanços sem precedentes à produtividade. Alguns dos fatores foram: produção em grande escala e em grandes lotes com correspondente redução dos custos unitários; elevada especialização do trabalho no chão de fábrica; inexistência de envolvimento do trabalhador com a qualidade, sugestões ou melhorias das operações; o máximo possível em termos de verticalização da produção. Ao longo do processo de modernização da produção, a figura do consumidor tem sido o foco principal, pois é a procura da satisfação do consumidor que tem levado as empresas a se atualizarem com novas técnicas de produção cada vez mais eficazes, eficientes e de alta produtividade.

Os Principais Conceitos de Previsão

Just in time - é um sistema de administração da produção que determina que nada deve ser produzido, transportado ou comprado antes da hora exata. Pode ser aplicado em qualquer organização, para reduzir estoques e os custos decorrentes. O Just in time é o principal pilar do Sistema Toyota de Produção ou produção enxuta.

Com este sistema, o produto ou matéria prima chega ao local de utilização somente no momento exacto em que for necessário. Os produtos somente são fabricados ou entregues a tempo de serem vendidos ou montados.

Engenharia Simultânea - é uma abordagem sistemática para o desenvolvimento integrado e paralelo do projeto de um produto e os processos relacionados, incluindo manufatura e suporte. Essa abordagem procura fazer com que as pessoas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com