TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm De Produção

Monografias: Adm De Produção. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/5/2013  •  1.050 Palavras (5 Páginas)  •  311 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

Esta etapa tem com objetivo colocar o grupo em contato com a teoria e a prática, por meio de pesquisas que iremos efetuar sobre conceitos de Previsão de Vendas, Administração de Recursos de Materiais e Sistemas ERP.

Previsão de Vendas

A previsão é um processo metodológico para determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em metodologia de trabalho clara e previamente definida. É a estimativa de situações futuras e um elemento importante para tomadas de decisões.

Planejamento, Predição, Previsão.

O Planejamento: processo lógico que descreve as atividades necessárias para ir do ponto no qual estamos até o objetivo definido;

A Predição: processo para determinação de um acontecimento futuro baseado em dados completamente subjetivos e sem uma metodologia de trabalho clara;

A Previsão: processo metodológico para determinação de dados futuros baseados em modelos estatísticos, matemáticos ou econométricos ou ainda em modelos subjetivos apoiados em metodologia de trabalho clara e previamente definida.

Descrição das etapas do Ciclo de Administração de Materiais

Reposição de materiais

É feita pelo órgão de compra da empresa. Os principais passos do processo de compra são:

Seleção dos fornecedores: identificar os possíveis fornecedores, agrupar itens, avaliar as condições de qualidade, financeiras de confiabilidade de entrega, analisar a possibilidade de abastecimento.

Pedido de compra: formaliza a decisão da compra junto aos fornecedores.

Recebimento de Materiais

Tem início quando o material chega nas dependências da empresa. É realizado em geral pelo órgão de armazenamento.

No ato do recebimento dos materiais, o órgão encarregado deverá verificar o pedido de compra que originou a entrega.

Divergências com relação aos dizeres da nota fiscal podem ser corrigidas utilizando-se as cartas de correção.

É conveniente que exista uma área física na qual os materiais recebidos sejam colocados.

Armazenamento de Materiais

É necessário para reduzir os custos de produção e fretes e para garantir um melhor atendimento aos clientes.

PEPS ou FIFO – Primeiro que entra, primeiro que sai (first in, firstOut).

É aconselhável utilizar sempre o menor número de pessoas no Almoxarifado.

Logística

Logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente e eficaz o fluxo e a armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender os requisitos do cliente.

A missão da Logística é dispor a mercadoria ou o serviço certo, no lugar certo, no tempo certo e nas condições desejadas, ao mesmo tempo em que fornece a maior contribuição à empresa.

Necessidade do cliente

A necessidade do cliente deverá ser analisado e atendido pelo estoque existente ou pela reposição da compra.

Sistema ERP

ERP - Enterprise Resourse Planning, tem como objetivo fundamental: controlar, integrar e fornecer suporte a todos os processos de uma empresa – operacionais, produtivos, administrativos e comerciais. Facilita o fluxo de informações entre todas as atividades da empresa, o que permite administrar os negócios em uma única base de dados.

Os dados utilizados por um módulo são armazenados na Base de Dados Centrais para serem manipulados por outros módulos, ou seja, o ERP emprega tecnologia cliente/servidor, isto significa que o usuário do sistema (cliente) roda uma aplicação que acessa as informações de uma base de dados única (servidor). O banco de dados interage com todos os aplicativos do sistema. Desta forma, elimina-se a redundância de informações e redigitação de dados, o que assegura a integridade das informações obtidas, apresentando uma base central interagindo com os vários módulos de uma arquitetura ERP, dentro de uma visão logística de administração de recursos, estando numa extremidade os clientes e noutra fornecedores.

O ERP é um sistema modular, isto é, dividido em módulos com, por exemplo, módulo financeiro, módulo de recursos humanos, módulo de vendas etc. Quando o cliente adquire um sistema ERP, normalmente ele adquire os módulos que a empresa fornecedora já apresenta para pronta

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com