TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. De Produção E Operações

Trabalho Universitário: Adm. De Produção E Operações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2014  •  6.754 Palavras (28 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 28

1. INTRODUÇÃO

A administração da produção e operações pode ser definida como o planejamento, a operação, o controle e a melhoria dos processos que transformam recursos em bens e serviços. Assim como a função marketing induz a procura de produtos e a função financeira providencia o capital, as operações são responsáveis pela geração do produto ou do serviço vendido aos clientes. Nesta obra, os autores, conhecidos mundialmente na área de operações, enfocam a produção e o projeto de produto e de processo de maneira estratégica, mas mantendo o forte conteúdo de ferramentas e técnicas. A administração da produção e as operações envolvidas no processo têm se tornado cada vez mais estratégicas, considerando-se que o desempenho nestas atividades possuem relação direta com a competitividade das empresas. Além da produção fabril, os serviços realizados por empresas parceiras, tais como transporte e logística de distribuição, tornaram-se diferenciais a serem oferecidos aos clientes das organizações, o que revela a sua importância na gestão empresarial.

2. OBJETIVO

O objetivo deste trabalho é mostrar como administração de produção e operações é importante para as empresas. Com a ajuda de tabelas e diversas ferramentas que ajudam a planejar, programar e manter a produção, estoque, entrega, enfim, manter tudo organizado para o sucesso da empresa.

3. ETAPA 1

O planejamento, programação e controle da produção é uma área de decisão da manufatura, relacionada ao planejamento e controle dos recursos do processo produtivo, com o objetivo de gerar bens e serviços. É um sistema de transformação e informações, pois recebe informações sobre estoques existentes, vendas previstas, linha de produtos, maneiras de produzir, capacidade produtiva, entre outros; onde essas informações são transformadas em ordens de fabricação.

O sistema PPCP corresponde a uma função da administração que planeja e controla os suprimentos de materiais e atividades de processo da empresa, com o objetivo de que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos para atender o programa de vendas preestabelecido.

Figura 1: Modelo geral de Administração da Produção

O PPCP deve informar sobre os recursos da produção, envolvendo as pessoas, equipamentos, instalações, materiais, ordens de compra e produção; além de saber agir de forma eficaz a qualquer eventualidade que ocorra. A organização deve estar muito bem informada sobre o mercado para que possa atender as necessidades dos clientes e melhorar seus processos.O sistema PPCP está ligado à estratégia de manufatura e apóia a tomada de decisões táticas e operacionais, no que diz respeito às questões: o que, quando, quanto e com que recursos produzir e comprar. A programação da produção deve assegurar a máxima utilização dos equipamentos e sua organização para que não haja perdas no processo.O PPCP é muito complexo e envolve vários fatores relacionados entre si, conforme apresentado na figura abaixo:

Figura 2: O estudo do sistema PPCP

O PPCP envolve todas as áreas da organização, ou seja, todas as decisões tomadas sofrem influências do sistema que vão refletir em outras áreas da organização. Portanto, as empresas devem estar atentas e entender que o resultado do sistema é o reflexo de sua interação com o todo.

EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO

Na pré-história já acontecia à industrialização quando o homem polia a pedra para transformá-la em ferramentas. O artesão foi o primeiro a produzir organizadamente. Com o passar do tempo o artesão foi sendo substituído pela indústria, este caso podemos citar a evolução da produção em pequenas para grandes escalas, como a produção em série e utilizando cada vez mais a tecnologia para produzir mais com menos recurso, buscando sempre maior produtividade para ter mais competitividade de mercado. A cultura de melhoria continua através de técnicas sofisticadas sempre ocorreu através do tempo.

Com a revolução industrial surge a necessidade de padronização em massa, a preocupação era produzir o máximo. O Japão após a Segunda Guerra Mundial desenvolveu estratégias empresariais, voltada para exportação e conquistar o mercado mundial. O americano estava atrelado em quantidade de produção e o Japonês se preocupava em atender em qualidade.

As empresas foram obrigadas a ouvir o mercado e saber o que o mercado quer. Isto define e revoluciona todo o processo industrial onde as empresas começam a traçar estratégias competitivas, como: inovação, flexibilidade, custo competitivo, qualidade, produtividade.

CONCEITOS

Just in Time além de sistema de produção, é uma filosofia que envolve todo o processo produtivo, interfere e integra outros setores. Está presente desde o planejamento, logística, na concepção do layout etc. Contudo seu foco está na redução dos desperdícios, a partir dos estoques. Entretanto, para que o mesmo tenha sucesso em sua implantação, vários aspectos devem ser abordados e considerados como; envolvimento da direção, estrutura organizacional celular, organização flexível do trabalho, comunicação eficaz, avaliação dos resultados e boa visão dos processos e fluxos. JIT acima de tudo deve ser compreendido como uma filosofia que agrega valor para o cliente, especialmente quando combate ações que não agregam valor ao cliente como desperdício, baixa qualidade, demora nas entregas, dentre outros.

Engenharia simultânea ou paralela entende-se a criação constante de novos produtos, a partir de uma integração, no ciclo de vida do produto, das experiências, conhecimentos e recursos da empresa nas áreas de projeto, desenvolvimento, marketing, fabricação e vendas. O objetivo básico da engenharia simultânea é desenvolver e fabricar produtos que satisfaçam às necessidades do consumidor, com baixo custo.

Tecnologia de grupo e a percepção de alguns problemas similares e que agrupando problemas similares uma solução única pode ser encontrada poupando tempo e esforço.

Tecnologia de Grupo Dessa forma, a Tecnologia de Grupo pode ser vista como uma metodologia no gerenciamento do processo de manufatura que busca gerar, às organizações que trabalham com pequenos e médios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46 Kb)  
Continuar por mais 27 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com