TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Estraategica

Exames: Adm Estraategica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  461 Palavras (2 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 2

David Portes – Como transformar 12,00 reais em 120.000,00 reais, uma lição de vida e de Marketing.

1º Resumo:

David Portes foi cortador de cana, boia fria, morador de rua, camelô, passou a ser conhecido no mundo inteiro, ganhou vários prêmios e participou de entrevistas importantes por suas estratégias de marketing ao transformar 12,00 reais em 120.000,00 reais.

David Portes é um sonhador, veio para o Rio e ao chegar nada deu certo, trabalhou como motorista na Polygram e alugou um barraco na favela, mas foi demitido. Desempregado com a esposa grávida foi morar na rua, passou fome e frio, catava latinhas para comprar comida e dividir com a esposa. Certo dia encontrou sua esposa sentindo dores, precisava de 12,00 reais para comprar um remédio para ela. Emprestou o dinheiro de um porteiro amigo seu, mas ao invés de ir para farmácia, mudou de ideia e foi comprar doces, mostrou para sua esposa os doces e disse que iria mudar sua vida.

Vendeu os doces pelo dobro do preço, com 24,00 reais comprou o remédio e com o restante comprou mais doces, no outro dia vendeu tudo e pagou o porteiro. Em menos de um ano já havia aumentado para 320 variedades de seus produtos. Com a terceira parte de seu lucro conseguiu comprar uma casinha de dois cômodos e saiu das ruas.

A banca do David virou sucesso, começaram a copiar sua ideia, ele percebeu que deveria fazer algo, criou um diferencial no atendimento aos clientes, sem saber criou um setor de marketing e promoção. Teve várias ideias e uma delas chamou a atenção de um jornalista famoso do jornal O Globo que o colocou na primeira página da coluna social, vários editores e repórteres foram atrás de David e em pouco tempo ele ficou famoso. Uma empresa de aviação quis fazer parceria com ele o que rendeu ainda mais para ele se promover na mídia e no exterior.

Hoje ele tem várias franquias e um centro gastronômico, os 12,00 reais fazem parte de um patrimônio de mais de 5.000.000,00 de reais.

2º Análise e Comentários

David Portes teve ideias simples mais brilhantes, atendia a todos sem distinção, todos os clientes eram e se sentiam importantes, fazia pesquisas entre os clientes para saber suas expectativas, agradava os clientes, cativava-os. Pensava naquilo que poderia ganhar no futuro e não no que aparentemente estava perdendo em suas promoções.

Criando assim o Marketing de projeção para o lucro futuro.

3º Estratégias:

Promoção 3 em 1

Fez 5.000 cartelas com 3 tickets cada. O cliente pagava 4,00 reais e ganhava os três cupons cada um valia para uma promoção. O primeiro ganhava um doce de graça, o segundo ele juntava com mais dez e colocava em uma urna para concorrer a prêmios e a 10% de desconto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com