TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm. Industrial

Exames: Adm. Industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2015  •  2.869 Palavras (12 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 12

Sumário

1. Introdução 3

2. Desenvolvimento 3

2.1 Histórico 3

2.2 Metodologias Taylorista de Estudo 5

2.3 Administração Científica de Taylor 6

2.4 Organização Racional do Trabalho (ORT) 6

2.5 Princípios da Administração Científica 6

2.6 Principais Ideias 7

2.7 Benefícios no método de Taylor 9

2.8 Frank e Lilian 9

2.9 Crítica 10

3. Considerações Finais 12

4. Bibliografia 12

5. Anexos 12

Figura 1 - Frederick Winslow Taylor 12

Figura 2 – Charge Linha de produção. 13

Figura 3 – Charge Funcionário Morto. 13

1. Introdução

Graças ao engenheiro Frederick W. Taylor (1856-1915), a Administração é hoje uma ciência. Os Princípios da Administração Científica, dos quais Taylor é considerado pai e idealizador, tem como característica principal a ênfase nas tarefas com o objetivo de aumentar a eficiência operacional.

Antes que Taylor desenvolvesse suas teorias, os próprios empregados administravam a linha de produção das fábricas. Tudo era feito empiricamente e sem nenhum controle por parte da direção das empresas que, em muitos casos, desconhecia o processo de produção. Como resultado a produtividade era baixíssima, pois os próprios sindicatos induziam os funcionários a produzir menos, porque assim, segundo se pensava na época, seus empregos estariam garantidos por muito mais tempo.

Foram trinta anos de estudo até que Taylor publicasse sua teoria – acompanhada de fatos – conhecida como os “Princípios de Administração Científica”. Com o novo modelo administrativo sugerido por Taylor, as empresas aumentavam consideravelmente sua produção, os empregados ganhavam mais e os produtos ficavam mais baratos para os consumidores.

2. Desenvolvimento

2.1 Histórico

Frederick Winslow Taylor foi um engenheiro norte-americano que introduziu o conceito da chamada Administração Científica, revolucionando todo o sistema produtivo no começo do século XX e criando a base sobre a qual se desenvolveu a atual Teoria Geral da Administração.

Taylor nasceu em 20 de março de 1856, em Germantown (que hoje faz parte da Filadélfia) no Estado da Pensilvânia – EUA.

Desde cedo Frederick foi educado por sua mãe tendo estudado na França e Alemanha e viajado pela Europa. Em 1872 ele ingressa na Academia Philips Exeter em New Hampshire com o intuito de se preparar para a universidade. Ao se formar ele é aceito no curso de Direito em Harvard, porém decide seguir outra carreira.

Taylor começou a trabalhar como aprendiz em uma indústria, a Enterprise Hydraulic Works onde permaneceu até 1878 quando foi para a Midvale Steel Works especializada na construção de máquinas. Taylor começou como operário mas logo passou para escriturário, maquinista, contra-mestre (gerente) e finalmente engenheiro-chefe.

Aos 27 anos, em 1883, Taylor se formou no Instituto de Tecnologia de Nova Jersey em Engenharia Mecânica. Foi nessa época que ele desenvolveu uma série de dispositivos para o corte de metais. No ano seguinte, em 3 de maio de 1884, Taylor se casou com Louise M. Spooner.

De 1890 a 1893, Taylor trabalhou como gerente geral e engenheiro consultor na Manufacturing InvestmentCompany, Filadélfia onde teve a oportunidade de que precisava para testar suas teorias. Em 1893 Taylor deixou a companhia para abrir seu próprio negócio como consultor independente. Em 1898 ele ingressou na Bethlehem Steel onde, junto com Maunsel White e uma equipe de assistentes desenvolve o “high speedsteel”, hss ou aço rápido, um material usado na fabricação de ferramentas de corte que largamente utilizado até hoje. Em 1901, já bastante conhecido, Taylor deixa a Bethlehem Steel devido a desavenças com outros gerentes.

Em 1903 Taylor publica seu primeiro livro sobre o que mais tarde chamaríamos de administração científica: “Shop Management” (Direção de Oficinas) onde trata pela primeira vez de suas ideias sobre a racionalização do trabalho. Em 1906 foi um ano bastante proveitoso para Taylor. É nesse ano que ele publicou “The ArtofCuttingMetals” (A Arte de Cortar Metais), é eleito presidente da Associação Americana dos Engenheiros Mecânicos e recebe o título honorário de Doutor em Ciência pela Universidade da Pensilvânia.

Somente em 1911 é que Taylor publica sua obra mais importante revelando de vez os princípios da administração científica que se tornaria a base da Teoria Geral da Administração. Em “Principles do Scientific Management” (Princípios da Administração Científica) Taylor descreve toda sua teoria sobre a administração que contém princípios até hoje utilizados pelas empresas ainda que com algumas alterações, sendo por isso considerado o pai da Administração Científica. Em 1915 Taylor contrai uma pneumonia e morre no dia 21 de março.

2.2 Metodologias Taylorista de Estudo

Taylor iniciou o seu estudo observando o trabalho dos operários. Sua teoria seguiu um caminho de baixo para cima, e das partes para o todo, dando ênfase na tarefa. Para ele a administração tinha que ser tratada como ciência.

Desta forma ele buscava ter um maior rendimento do serviço do operariado da época, o qual era desqualificado e tratado com desleixo pelas empresas. O estudo de "tempos e movimentos" mostrou que um "exército" industrial desqualificado significava baixa produtividade e lucros decrescentes, forçando as empresas a contratarem mais operários.

Taylor tinha o objetivo de acelerar o processo produtivo, ou seja, produzir mais em menos tempo, e com qualidade.

Para Taylor:

• À gerência caberia: afixar trabalhadores numa jornada de trabalho controlada, supervisionada, sem interrupções, a seu controle, podendo o trabalhador só parar para descansar, quando for permitido, com particularização de cada movimento;

• A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com