TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Layout Industrial

Pesquisas Acadêmicas: Layout Industrial. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/7/2012  •  997 Palavras (4 Páginas)  •  1.428 Visualizações

Página 1 de 4

1. INTRODUÇÃO

Considerando que este assunto é de suma importância para a indústria bem como para outros seguimentos, pois com um layout é possível localizar rapidamente os ambientes desejados e traçar caminhos para chegar até o local desejado com o menor espaço de tempo ou ajustar os equipamentos minimizando a distância entre máquinas e o “abastecimento”. Permitem visualização rápida das áreas de risco, os setores de produção, armazenagem, expedição os quais são constantemente estudados seja pelo planejamento ou pelo setor de segurança do trabalho, a fim de ter sempre em mente os setores de riscos e apresentá-los a todos os envolvidos no setor fabril. Os fatores que determinam a definição de um layout são as questões de abastecimento de água, luz, esgoto, e etc. Proponho com este trabalho um novo modelo de layout, uma mudança no arranjo físico de chão de fabrica, uma vez que vejo os equipamentos muito distantes das máquinas, gerando assim a necessidade de transportar a matéria prima por longa distância, gerando ainda com este transporte gastos com maquinário específico para o transporte e mão de obra. Então se a matéria prima ficar o mais próximo possível das máquinas o tempo e custo de transporte serão reduzidos consideravelmente. Proporcionando ainda aumento de produção, pois os próprios operadores poderão alimentar suas máquinas sem a dependência de terceiros.

2. OBJETIVO

Objetivos

1.5.1 Objetivo Geral

O objetivo geral deste trabalho é propor um projeto de arranjo físico para a nova

área de produção e armazenagem de cereais e farinácios da empresa trabalhada.

1.5.2 Objetivos Específicos

•Realizar um levantamento bibliográfico sobre os temas:

- Arranjo físico;

- Instalações Industriais básicos:

- Armazenagem;

•Levantar as Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho (NR) sobre

os temas relevantes ao trabalho em questão;

•Levantar Regulamentos Técnicos de boas Praticas para serviços de Alimentação da

Agência Nacional de Vigilância Sanitária;

•Avaliar os pontos críticos referente aos arranjos físicos abordados;

•Propor um arranjo físico que atenda todas as normas e necessidades da empresa

estudada.

3. JUSTIFICATIVA

Nos dias de hoje temos necessidades bem diferentes dos tempos de nossas avós, devido a esta mudança global em todos os aspectos, principalmente no setor industrial e tecnológico, atualmente a questão do aproveitamento do espaço físico é um item extremamente importante, pois todos os espaços devem ser bem aproveitados, ou seja, arrumados de maneira que facilite as diversas operações em um ambiente de trabalho. Visando a otimização de espaço é possível visualizar as arrumações de modo que facilitem a ligação entre pessoas, máquinas e equipamentos, reduzindo o tempo perdido com locomoção ou com o transporte de peças, máquinas, itens de suprimentos e etc. Por exemplo, quando vamos mudar a arrumação de um escritório para receber um novo colega de trabalho é de suma importância que este fique em uma localização de modo que seja favorável a interagir diretamente com os supervisores imediatos ou com a “equipe” do qual irá atuar diretamente.

Tratando deste item que à muito tempo vem sendo referência gráfica e obrigatória para edificações e instalações de máquinas nas fabricas, vamos abordar a importância para a escolha do local ideal para posicionamento de maquinário, almoxarifados, área de suprimentos, visando sempre que o ambiente seja ideal para as necessidades industriais.

4. PROBLEMA

Ao olhar para um chão de fabrica, logo, vejo que diversas máquinas deveriam estar próximas umas da outras em sequencia da linha de produção. Matéria prima devem ser bem estocadas e próximo da linha de produção, nunca em locais que devem ser transportado por grandes distancias e necessitando de equipamentos para transporte, a saber: empilhadeiras, caminhões, vagoneta, guindastes. Quando a matéria prima não está próximo da linha de produção, põe-se grandes dificuldades para iniciar um trabalho, pois o material “ainda” terá que ser transportado até o local da manufatura. Aí vão horas de HH, para diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com