TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adm Uygyguygj N Ygytgygvhb

Trabalho Universitário: Adm Uygyguygj N Ygytgygvhb. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  3.397 Palavras (14 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 14

Matriz

Como forma de visualizar a relação entre mercado e produto, os dois primeiros elementos do conteúdo estratégico mencionados neste texto, Igor Ansoff apresenta uma matriz para auxiliar no processo de planejamento estratégico. Com base em dois vetores apresentados na matriz, podem ser desenvolvidos quatro tipos de estratégias: penetração de mercado, desenvolvimento do mercado, desenvolvimento de produtos e diversificação. Na estratégia penetração de mercado, a empresa foca a mudança de clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto. Na estratégia desenvolvimento de mercado, a empresa busca conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos já existentes em mercados externos ou introduzir novas marcas no mercado. Na estratégia diversificação, a empresa busca novos mercados com produtos novos.

Identificação de oportunidades que possam contribuir para o crescimento de seus negócios atuais. A alta administração deve avaliar se existe oportunidade de melhorar o desempenho. A Matriz Ansoff é muito útil para detectar tais oportunidades de crescimento intensivo. Primeiro, a empresa considera se pode aumentar sua participação de mercado com seus produtos e mercados atuais (Estratégia de Penetração de Mercado). A seguir, considera se pode encontrar ou desenvolver novos mercados para seus produtos atuais (Estratégia de Desenvolvimento de Mercado). Depois, considera se pode desenvolver novos produtos de interesse potencial a seus mercados atuais (Estratégia de Desenvolvimento de Produtos).

Segundo Alday 2010, p. 10 (apud ANSOFF,1990), "somente um número reduzido de empresas utiliza o verdadeiro Planejamento Estratégico." E, ainda muitos empresários e líderes tendem a confundir o planejamento estratégico com o orçamento empresarial.

ANSOFF, H. Igor. Do planejamento estratégico à administração estratégica. São Paulo : Atlas, 1990.

também conhecida como Matriz Produto / Mercado, é um modelo utilizado para determinar oportunidades de crescimento de unidades de negócio. A matriz tem duas dimensões: produtos e mercados.

Sobre essas duas dimensões, quatro estratégias podem ser formadas:

Penetração de mercado: a empresa foca na mudança de clientes ocasionais para clientes regulares e de clientes regulares para usuários intensivos do produto;

Desenvolvimento de mercado: a empresa tenta conquistar clientes da concorrência, introduzir produtos existentes em mercados externos ou introduzir novas marcas no mercado;

Desenvolvimento de produtos: a empresa busca vender outros produtos a clientes regulares, frequentemente intensificando os canais existentes de comunicação;

Diversificação: sendo a mais arriscada das estratégias, a empresa normalmente foca na comunicação explicando o porquê de estar entrando em novos mercados com novos produtos, visando ganhar credibilidade.

1ª FIAT MATRIZ ANSOFF APLICADA A EMPRESA FIAT

Produtos

Existentes Novos

Mercado Existentes Opção A.

*Consolidação - Foco na Fiat Auto

*Nova campanha de marketing

*Retirada-vender Opção B.

*Competências existentes-extensão da linha de produtos

*Com novas competências - extensão para outros setores da indústria

Novos Opção C.

* Novos mercados - Expansão sustentada nos mercados orientais, oferecendo produtos existentes.

*Com novas competências - novas técnicas de produção Opção D.

* Com novas competências - novos produtos e serviços no mercado externo

Opção A. Focando em Fiat Auto Division, pode ser uma opção para a Fiat para sobreviver e diminuir suas perdas. Outra opção poderia ser nova campanha de marketing, com um marketing melhor para que possa melhorar a situação atual da marca e melhorar a confiança. Para o consumidor a última opção poderia ser a retirada do mercado como um todo, no entanto esta opção pode ser irrealista como o governo italiano se questioná-lo.

Opção B. A primeira opção seria o desenvolvimento de produtos utilizando seus recursos. Pelo desenvolvimento de novos produtos, eles podem encontrar-se com as necessidades dos consumidores, mudanças de preferências podendo atingir diferentes segmentos do mercado. Extensão para outros setores da indústria de desenvolvimento de produto pode enfraquecer o foco no setor automobilístico, a produção.

Opção C. A terceira opção é o desenvolvimento do mercado. A Fiat poderia escolher o desenvolvimento do mercado em baixo custo, economias em crescimento, como China e Índia, oferecendo seus produtos existentes. Usando novas técnicas mais eficientes e avançadas de produção, a Fiat pode reduzir o excesso de capacidade nos países da UE e reduzir os custos de produção.

Opção D. A Fiat poderia se estender no mercado externo com os novos produtos não relacionados, e serviços, mas poderia ser um risco para a Fiat no futuro, se a situação financeira piorar. Outra coisa é que a Fiat poderia trabalhar na melhoria da qualidade. Se a Fiat mudar a reputação de seus automóveis, como qualidade fraca e pobre, a Fiat poderia diversificar por seus novos produtos de alta qualidade.

Em ordem de riscos, a estratégia baseada em cadeias de valor existentes de organizações possui menores riscos enquanto a estratégia que requer a implantação de um total de novas cadeias de valor das organizações possui maior risco.

Assim, estratégias de penetração no mercado possuem riscos menores associados à implementação, mas a diversificação possui riscos mais altos associados com a implementação. Se dermos uma olhada nas estratégias da Ford Motor Company e Tata Motors e mapa com Ansoff matriz, podemos facilmente concluir que a Ford Motor Company é a aplicação de estratégias que têm menor risco, embora eles estão pagando o preço mais alto para o mesmo passo que a Tata Motors é aplicação de estratégias com riscos mais altos e, portanto, está em um modo de fazer ou quebrar. Nós apresentamos a seguinte análise para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com