TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administracao Financeira E Orcamentaria

Pesquisas Acadêmicas: Administracao Financeira E Orcamentaria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.113 Palavras (5 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Neste trabalho abordaremos o que é Administração Financeira e Orçamentária e os tipos de negócios. Ou seja, veremos o valor do dinheiro no tempo, os riscos e retornos. Onde a administração financeira tem o objetivo de avaliar qual é a melhor forma de manusear os valores dos produtos e serviços da empresa tornando-a qualificada para poder competir no mercado de trabalho, proporcionando um melhor investimento para um grande retorno estabelecido e a satisfação dos investidores.

E como dizia o ditado: “Tempo é dinheiro”, o valor do dinheiro no tempo se refere ao fato que dinheiro na mão hoje vale mais do que a esperança dessa mesma quantia serre cebida no futuro. O Risco é uma medida da incerteza dos retornos, e retornos são fluxos de caixa previstos de qualquer investimento.

A ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA

Pode começar dizendo que a Administração Financeira é realizada por pessoas divididas por departamentos: Vice-Presidente de Finanças, Diretor Financeiro e Gerente Financeiro, e independente da função tem o mesmo objetivo:

Sendo que o principal objetivo da Administração Financeira é o lucro. Onde todas as atividades empresariais envolvem recursos financeiros e orientam-se para obter o lucro. Onde os proprietários investem em suas empresas pretendendo o retorno desejado, através de geração de resultados econômico-financeiros.

O administrador financeiro deve se preocupar-se com três tipos básicos de questões:

1 Orçamento de Capital: Planejamento e gestão dos investimentos a longo prazo. Procurar identificar oportunidades de investimento que o valor do fluxo de caixa gerado por um ativo supera o custo desse ativo.

2.Estrutura de Capital: Combinação de capital de terceiros e capital próprio existente na empresa. O administrador financeiro deve decidir os recursos de devem ser tomados e a escolha da fonte e do tipo apropriado de recurso que a empresa, por ventura, tomara emprestado.

3 Administração do Capital de Giro: São os ativos e passivos circulantes de uma empresa. Onde visa assegurar que a empresa tenha recursos suficientes para continuar com suas operações e evitar interrupções muito caras.

Ainda temos as principais funções abaixo de forma isolada:

• Analisar, planejamento e controle financeiro;

• Tomada de decisões de investimentos;

• Tomada de decisões de financiamentos;

Para efetuar as análises acima são utilizados alguns demonstrativos onde estarão descritos as realidades do processo:

• Demonstração do Resultado do Exercício

• Fluxo de Caixa

• Balanço Patrimonia

O fluxo de caixa é um dos principais demonstrativos financeiros por mostrar as entradas e saídas diárias que o setor ou o macro da empresa esta gerando.

Em cada modelo de negócio a abordagem da administração financeira pode ser diferente, isso dependerá dos objetivos e da amplitude de retorno que se deseja alcançar. Mesmo com esta diferença a administração destes dois pontos na empresa é de extrema importância para o bom funcionamento da mesma.

Aperfeiçoando então ao máximo os valores agregados dos produtos e serviços da empresa, sem deixar a necessidade da ética profissional para atingir um objetivo com boa fé. E assim competir com um mercado amplo e proporcionar um retorno financeiro satisfatório para os investidores.

TIPOS DE SOCIEDADES

SOCIEDADE EM NOME COLETIVO:

Pouquíssimo utilizado, pois exige que os sócios sejam pessoas físicas, com responsabilidade solidária e ilimitada por todas as dívidas da empresa, podendo o credor executar os bens particulares dos sócios, mesmo sem ordem judicial.

Nome da empresa: firma ou razão social (não podendo utilizar nome fantasia ou denominação), composta pelo nome dos sócios, podendo ser acrescentada a expressão "& Cia".

SOCIEDADE EM COMANDITA SIMPLES:

Também pouco utilizado, sendo formada a empresa por sócios comanditados (participam com capital e trabalho, tendo responsabilidade solidária e ilimitada) e comanditários (aplicam apenas capital, possuindo responsabilidade limitada ao capital empregado e não participando da gestão dos negócios da empresa). Empresa de capital fechado (não negociável em Bolsa).

Nome: firma ou razão social (devem figurar apenas os sócios comanditados, sob pena de responsabilidade solidária e ilimitada do sócio que constar na razão social).

SOCIEDADE LIMITADA:

Mais de 90% das empresas no Brasil são Ltdas, pois nesse tipo de sociedade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com