TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA ORÇAMENTARIA

Artigos Científicos: ADMINISTRAÇAO FINANCEIRA ORÇAMENTARIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/8/2013  •  1.389 Palavras (6 Páginas)  •  1.582 Visualizações

Página 1 de 6

ESTATÍSTICA

Podermos definir estatísticas, como um estudo de medidas e possibilidade para determinada função ou exercício. Hoje em dia, usamos frequentemente essa ferramenta para colher informações que serão utilizadas nos desempenhos de atividades ou como uma medida de interesse por algo.

Conjunto de técnicas de pesquisas que entre outros tópicos envolve o planejamento do experimento a ser realizado, coleta e análise de dados disseminando as informações. Permite o controle e o estudo adequado de fenômenos, fatos, eventos e ocorrências em diversas áreas do conhecimento. Tem por objetivo fornecer técnicas para lidarmos com situações sujeitas a incertezas.

A Estatística remonta a antiguidade, onde operações de contagem populacional já eram utilizadas para obtenção de informações sobre habitantes, riqueza e poder dos povos. Na Europa Ocidental os governantes preocupavam-se com a difusão de doenças endêmicas, então começaram a obter e armazenar informações sobre batizados, casamentos e funerais. Entre os séculos XVII e XVIII os governantes viram a necessidade de coletar informações estatísticas referentes a variáveis econômicas como: comércio exterior, produção de bens e de alimentos.

Para que possamos realizar uma pesquisa estatística, devemos identificar o que será estudado, logo após será colhido uma porcentagem (amostra) para que seja estuda e trabalhada, logicamente há uma proporção de erro aceitável, pois dificilmente há 100 % de acerto para essa pesquisa, entretanto é de grande valor e importância o colhimento dessas informações, pois com elas termos uma ideia a ser seguida, onde erros serem menos frequentes e prejuízos diminuídos.

Existem dois tipos de conjuntos de dados que são chamados populações e amostras.

População: é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse.

Amostra: é um subconjunto de uma população.

Parâmetro: é uma descrição numérica de uma característica de população.

Estatística: é uma descrição numérica de uma característica da amostra.

Estatística descritiva: é o ramo que trata da organização, do resumo e da apresentação dos dados.

Estatística inferencial: é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.

Definição dos dados:

Dados qualitativos consistem em atributos classificações ou registros não numéricos.

Dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas;

Níveis de medida

Outra característica dos dados é o seu nível de medida. O nível de medida determina quais cálculos estatísticos são significativos. Os quatro níveis de medida, do mais baixo para o mais alto, são: nominal, ordinal, intervalar e racional.

Os dados que estão no nível de medida nominal são somente qualitativos. Nesse nível, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades. Nenhum cálculo matemático pode ser feito nesse nível.

Os dados que estão no nível de medida ordinal são qualitativos ou quantitativos. Nesse nível, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas.

Os dados que estão no nível intervalar de medida são quantitativos. Os dados podem ser ordenados e é possível calcular diferenças significativas entre os registros de dados. No nível intervalar, um registro nulo representa simplesmente uma posição na escala; o registro não é um zero inerente.

Os dados que estão no nível racional de medida são similares aos do nível intervalar, com a propriedade adicional de que um registro nulo é zero inerente. Uma razão entre dois valores dos dados pode ser formada para que os valores possam ser expressos como múltiplos de outro.

Coleta de dados

Há várias maneiras de coletar dados. Frequentemente, o foco do estudo determina a melhor maneira de coletá-los.

Fazendo um censo, um censo é a contagem ou medição de toda uma população. O censo fornece informações completas, mas é frequentemente dispendioso e difícil de ser realizado.

Usando uma amostra, é uma contagem ou medição de parte de uma população. As estatísticas calculadas a partir da amostra são usadas para predizer vários parâmetros populacionais.

Uma simulação é o uso de um modelo matemático ou físico para reproduzir as condições de uma situação ou de um processo.

Atualmente os dados estatísticos são utilizados de atividades dos cidadãos e organizações da sociedade, que tem sido acompanhada pelo rápido desenvolvimento de novas técnicas e metodologias de análise de dados estatísticos.

Grande parte das informações divulgadas pelos meios de comunicações atuais provém de estudos estatísticos. Os índices da inflação, de emprego e desemprego divulgados pela mídia, são exemplos de aplicação da Estatística no nosso dia a dia. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística- IBGE é o órgão responsável pela produção das estatísticas oficiais que subsidiam estudos e planejamentos governamentais no país.

Métodos estatísticos vêm sendo utilizados no aprimoramento de produtos agrícolas, no desenvolvimento de equipamentos espaciais, no controle do tráfego, na previsão de surtos epidêmicos, tanto na área governamental como na iniciativa privada.

Na prática a Estatística pode ser usada na área médica fornecendo metodologia adequada que possibilita decidir sobre de um novo tratamento no combate á uma determinada doença, atuar em seu controle, no estudo da evolução e incidência de uma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com