TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrativo

Artigo: Administrativo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/3/2015  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  196 Visualizações

Página 1 de 3

O que é escopo do projeto?

Segundo Vargas (2005, p. 59), “o escopo de um projeto é definido como o trabalho que precisa ser desenvolvido para garantir a entrega de um determinado produto dentro de todas as suas especificações e funções. Um escopo bem definido e bem controlado aumenta significativamente as chances de sucesso nos projetos”.

Nessa perspectiva o escopo apresenta grande importância tendo em vista a posterior previsão de custos do projeto. Uma Estrutura Analítica do Projeto (EAP) bem definida, com seus pacotes de trabalho e atividades bem detalhados contribuem na realização de um cronograma que condiz com a realidade das atividades, prazos e custos do projeto.

“Escopo do Projeto: O trabalho que precisa ser realizado para entregar um produto, serviço ou resultado com as características e funções especificadas.” (Guia PMBOK®).

O detalhamento do escopo vai depender da complexidade do projeto, mas seu entendimento e clareza independem do tamanho dele. Podemos observar que grande parte dos insucessos, não só de projetos, está ligada a uma definição incompleta do escopo ou até mesmo da inexistência do escopo (o que, acreditem ou não, ainda é uma pratica comum). Dessa forma, cria-se a oportunidades para que o cliente considere que o que está pedindo está dentro do projeto e não seja necessária uma mudança de escopo e, lógico, uma cobrança adicional (ou um novo projeto inteiro, se for o caso).

Porque é importante controlar o tempo de projeto?

O objetivo da gerência do tempo de projeto é descrever os processos requeridos para o término do projeto, garantindo que o mesmo cumpra com os prazos definidos em um cronograma de atividades. Os principais processos desta gestão são: as Definições, Sequenciamento, Estimativa de Recurso e Estimativa de Duração das Atividades e o Desenvolvimento e Controle do Cronograma destas Atividades.

A gerência do tempo de projeto e a gerência do custo do projeto são as áreas de maior exigência dentro de um projeto, pois são as mais visíveis em sua gestão. Algumas das ferramentas clássicas de Gestão de Tempo de Projeto são o PERT/CPM e o Diagrama de Gantt.

 Definições das Atividades: identificação das atividades específicas do cronograma que necessitam ser executadas para produzir os diversos tangíveis do projeto;

 Sequenciar Atividades: identificação e documentação das dependências entre as atividades do cronograma;

 Estimativa de Recursos de Atividade: estimativa do tipo e das quantidades dos recursos requeridos para executar cada atividade do cronograma;

 Estimativa de Duração de Atividade: estimativa do período que será necessário para conclusão individual de cada atividade do cronograma;

 Desenvolvimento do Cronograma: análise das sequências das atividades, suas dependências, durações e recursos requeridos para criar o cronograma;

 Controle do Cronograma: controle das alterações efetuadas no cronograma;

Como podemos diminuir as incertezas de um projeto?

Perminova, Magnus e Wikstro (2008, p. 76) definem incerteza como “[...] um contexto para os riscos, eventos com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com