TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administrativos

Ensaios: Administrativos. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  3.349 Palavras (14 Páginas)  •  1.122 Visualizações

Página 1 de 14

AVALIAÇÃO REPERCURSO Sociologia organizacional

1 Muitas pessoas não estão familiarizadas com tudo aquilo que a ciência da Sociologia envolve. Se um de seus amigos lhe perguntasse sobre o objeto da Sociologia, como você responderia?

A Sociologia é entendida como a ciência que estuda, de modo metódico e sistemático, as relações que se sucedem nesses aglomerados humanos que chamamos de sociedade, a Sociologia pretende observar com espírito científico os fatos produzidos pelos homens em sociedade e, a partir dessas observações, buscar explicações sobre sua origem, seu desenvolvimento e seus efeitos, podendo constituir-se em uma ferramenta, em um instrumento de intervenção social.

2. Faça uma lista de cinco fenômenos sociais (cinco tipos diferentes de relação sociais) que, de um modo ou de outro, podem constituir-se em objeto de um estudo sociológico.

Relação Comercial

Relação Política

Relação Religiosa

Relação Cultural

Relação Familiar

3. Identifique paradigmas (pelo menos dois para cada item):

a) No seu ambiente de trabalho.

O funcionário deverá chegar no horário definido pela empresa, caso contrário poderá sofrer desconto pelo atraso em seu salário.

O funcionário deverá estar devidamente fardado para entrar na empresa.

b) No serviço público.

Para entrar as repartições públicas o homem não poderá estar trajando bermuda.

Não se pode pagar para ser atendido em hospitais públicos.

c) Nas festas de casamento.

A Noiva tem que vestir branco para a celebração do casamento

O noivo não pode entrar com a noiva no local cerimônia.

d) Nas relações de trânsito.

Pedestres devem atravessar somente na faixa de pedestres, com o sinal fechado para carros.

Motoristas não devem estacionar na calçada.

e) Na escola.

Os alunos devem ir na escola com uniformes.

Os alunos têm que chegar na escola no horário.

4. Por que é tão difícil mudar as coisas que acontecem no dia a dia, seja no trabalho, seja na família, seja, mesmo, na sociedade? Justifique sua resposta a partir do conceito de paradigma.

Porque estamos acostumados a seguir regras que são impostas para cumprimos desde os nossos primeiros entendimentos.

5. Pesquise uma seqüência histórica de avanços na criação, no desenvolvimento e no uso de tecnologias com vistas à criação de facilidades dentro de um mesmo setor e/ou atividade e descreva as conseqüências que a adoção de tais novas tecnologias proporcionou/ produziu no meio social no qual foram adotadas. Faça uma descrição simples de tais avanços. Por exemplo: a evolução e as conseqüências da introdução e da adoção de instrumentos agrícolas, ou de instrumentos eletromecânicos, ou de medicamentos, ou da construção civil, ou de administração.

No âmbito da Administração Pública podemos citar:

Máquina de escrever manual – que proporcionou agilidade e uniformidade aos documentos usados pelas repartições públicas;

Energia elétrica – foi a grande propulsora do desenvolvimento mundial;

Máquina de escrever elétricas e eletrônicas – que chegaram para dar mais agilidade ainda aos procedimentos no setor público;

FAX – proporcionou maior comunicabilidade entre os órgãos públicos mais distantes;

Telefone fixo – proporcionou agilidade na resolução de problemas internos, em tempo real;

Celular – agora, mesmo que o gestor não se encontre na repartição, sera é encontrá-lo;

Computador – Deu muita agilidade aos serviços públicos e comodidade aos servidores;

Programas para computadores – Hoje é possível projetar quase tudo em um computador, ate mesmo ver como ficará um prédio, mesmo antes de construí-lo.

Impressora – agilidade na confecção de documentos;

Internet – proporcionou muita agilidade nas comunicações entre os órgãos e empresas;

Notebook – com esta invenção podemos trabalhar em qualquer hora e local.

6. Uma construção cultural é a forma que um determinado aglomerado humano encontrou/criou para resolver um problema ou para expressar uma crença ou para simbolizar uma meta. Assim, a casa é um abrigo da intempérie ao mesmo tempo em que preserva a privacidade do homem; a roda é uma tecnologia de uma infinidade de utilidades; o medicamento é uma droga para combater uma doença etc. Faça uma lista das construções culturais expressas no texto de Horton e Hunt (1983, p. 39), constante da página 40 deste livro-texto da disciplina de Sociologia Organizacional, que descreve a manhã de um estudante norte-americano e de um jovem Purari.

O texto descreve a rotina de um jovem que habita nos EUA e que estuda em uma excelente universidade com hábito completamente distintos de jovens que vivem em outros meios culturais, uma vez que este vive em condições sociais e escolares completamente diferente, pois dormir em um quarto sozinho, acordo através do barulho de um despertador, alimenta-se bem toma banho em um belo banheiro e tem a liberdade inclusive para conversar com as jovens universitárias, já um jovem Purari da Nova Guiné, tem uma rotina completamente desigual com hábitos bem diferentes primeiro este jovem não dorme no mesmo local em que estão as mulheres ele dormi apenas com os homens e precisa fazer as tarefas do dia que lhe são determinadas pela tribo, além do mais o contado com a mulher se realiza através de um ritual sob pena de ser punido. Estas duas rotinas mostram quantos tipos de socialização existem em nosso planeta.

7.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.4 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com