TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração. O conceito e variáveis ​​para gerenciar palavras

Projeto de pesquisa: Administração. O conceito e variáveis ​​para gerenciar palavras. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.473 Palavras (6 Páginas)  •  144 Visualizações

Página 1 de 6

RESUMO

O presente trabalho apresentará o conceito e as variáveis da palavra administração, quais as influenciam que ela recebeu no decorrer dos anos e como podemos colocar em prática as suas terias. Para isso desenvolvemos um plano de ação para uma empresa fictícia e para solucionar os problemas apresentados e utilizaremos as teóricas clássicas.

Palavras chave: Administração; conceito; teorias; Solução de problemas.

ABSTRACT

This paper/Work presents the concept and variables to the word management , which influence she had received over the years and how we can put into practice the theories. For this we develop an action plan for a fictitious company and to solve the presented problems we will use the classical.

Keywords: Administration; concept; theories; Troubleshooting

SUMÁRIO

1. A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO ..................................................06

1.1 Justificativa .................................................................................................06

1.2 Objetivos .....................................................................................................06

1.3 Método ........................................................................................................06

2 CONCEITOS E ANTECEDENTES HISTORICOS .....................................07

3 ESCOLAS DE ADMINISTRAÇAO ............................................................08

4 REVOLUÇÂO INDUSTRIAL ......................................................................09

5 CONCLUSÃO .............................................................................................10

6 REFERÊNCIAS ..........................................................................................11

1. A IMPORTANCIA DA ADMINISTRAÇÃO

Esta pesquisa com o título, “A importância da administração” abordará o conceito da palavra administração como ela foi influenciada no decorrer da historia por vários fatores para ser tornar o que e hoje e como ainda podemos utilizar as primeiras teorias para solucionar problemas que temos nos dias de hoje.

1.1. Justificativa

Utilizamos esse tema proposto pelo Centro Universitário Anhanguera, para favorecer a aprendizagem do grupo, referente à matéria de teórica geral da administração. Escolhemos trabalhar como ponto principal, as influências da mesma no decorrer dos anos e como ela é capaz de gerir o funcionamento de uma empresa. Essa atividade também vem nos auxiliar a desenvolver o raciocínio critico sobre os temas que não costumamos a abordar.

1.2. Objetivo

O objetivo geral do trabalho foi à realização de uma análise do processo produtivo, seu gerenciamento, de forma a mostrar seus reflexos na definição de uma estratégia de trabalho que teve como referência teórica a Administração, que através de Frederick Wilson Taylor apresenta a identificação de seu processo de produção, da forma de gerenciar a capacidade tendo como uma das principais contribuições o estudo dos tempos e movimentos.

1.3. Método

O método de pesquisa utilizado foi estudo de caso, como técnica de coleta de dados aplicou-se entrevistas semiestruturadas. Nesse caso precisam ser planejados, controlados e passar por melhorias contínuas. Planejar a produção significa ter uma organização adequada da fábrica, pensar numa utilização eficiente das matérias-primas, buscar uma melhor eficiência energética e eliminar os desperdícios.

2. CONCEITOS E ANTECEDENTES HISTORICOS

A palavra administração vem do latim ad (direção para, tendência para) e minister (subordinação e obediência) e significa aquele que realiza uma função abaixo do comando de outra pessoa, aquele que presta um serviço, mas hoje seu significado sofre algumas alterações pode ser definida de varias maneiras

A administração e o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos (MAXIMIO,Antonio Cesar amaru pagina 4 2012).

A tarefa básica da administração e a de fazer as coisas através das pessoas (CHIAVENATO, Idalberto pagina 6 1987).

A administração e a utilização de recursos, tecnologias e competências devidamente integradas e alinhadas para alcançar os objetivos. A administração se iniciou nas fabricas e depois se estendeu para indústria e mais adiante a todo tipo de organizações humanas. Ela como é hoje e resultado integrado de contribuições de vários profissionais como filosofo, físicos economistas empresários.

Os filósofos Platão com sua obra, A Republica e Aristóteles com seu livro Política contribuirão estudando a organização do Estado e a administração publica.

A Igreja com um único líder hierarquia simples e a organização militar com o princípio da unidade de comando (que é cada subordinado só pode ter um superior) e o principio de direção (que cada soldado sabe perfeitamente o que se espera dela e o que deve fazer) também teve influência na administração moderna. Podemos também chamar de gerencia, liderança.

3. ESCOLAS DE ADMINISTRAÇAO

Dentro da abordagem clássica temos algumas teóricas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com