TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Aplicada A Engenharia

Artigos Científicos: Administração Aplicada A Engenharia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/9/2013  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  1.058 Visualizações

Página 1 de 3

Taylor foi o mentor do dos princípios da administração científica enquanto que Ford incluiu suas propostas e aplicou-os em sua fábrica de carros.

Frederick Taylor foi um revolucionário da área de administração, lançando suas teorias e metodologias de gestão com forte base científica, a exemplo do controle estatístico de processo, que foi amplamente aceito nas empresas como base para tomada de decisões correspondentes ao processo, na medida em que retrata seu desempenho on-line.

No modelo apresentado por Taylor podemos destacar:

Virtudes

1. Aumento da eficiência da Produção,

2. Redução de custos,

3. Elevação do lucro e produtividade.

Defeitos

1. Favorecimento a elite empresarial

2. Desumanização do trabalhador (visto como máquinas),

3. Falta de flexibilidade.

Henry Ford por sua vez, foi fiel seguidor de Taylor aplicando seus princípios e fundamentando seu modelo de administração nas bases da TAC, mudando definitivamente a história da indústria automobilística. O seu grande trunfo foi transformar a teoria de Taylor em sucesso através de seu aprimoramento. Com isso reduziu de forma drástica o tempo de produção do automóvel além de oferecer um salário acima da média para a época. Até os dias de hoje podemos perceber os remanescentes na indústria moderna apesar de muitos deles estarem ultrapassados em relação ao modelo atual. Alguns exemplos do que se pode ver nas empresas são: o PDCA, estudo dos movimentos, linha de produção (produto vai ao operador), Participação de resultados, Verticalização da tomada de decisões, especialização de mão de obra e etc.

Todavia o cenário atual propõe mudanças que demonstram contrariedade aos princípios:

Descentralização de tomada de decisões, produto puxado pela demanda, mão de obra multidisciplinar e flexibilização da produção.

Entendo o texto

Podemos observar que a diferença entre Taylor e Ford é que Taylor tinha seu modelo de administração com base em dados científicos, ou seja, o mesmo pesquisou anos para concluir que daquela forma seria a melhor possível a ser adotada pelas empresas, melhorando assim o tempo de produção, redução de custos, e pensando no trabalhador criando salários dignos motivando-os a produzir mais.

Já Ford aplicou com seu conhecimento técnicas de TAC( teoria cientifica da administração), causando assim uma grande revolução, ou seja, ele aprimorou o que Taylor havia proposto as empresas aplicando assim em sua fabrica de carros.

Fordismo: Trabalhador era adestrado( Ele executava trabalhos em modos repetitivos, não havendo flexibilidade na hora de trabalhar, ou seja quando colocado aquele posto não poderia substituir em outro.

Taylorismo: Racionalização, havia um estudo do comportamento dos trabalhadores para serem distribuídos em postos de acordo com sua habilidade e então serem qualificados.

Semelhanças: Ambos eram

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com