TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração De Materiais E Curva Abc

Ensaios: Administração De Materiais E Curva Abc. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/4/2013  •  2.271 Palavras (10 Páginas)  •  1.011 Visualizações

Página 1 de 10

CLASSIFICAÇÃO ABC E SUA IMPORTÂNCIA NA GESTÃO DE ESTOQUES DAS EMPRESAS

Dimas Lopes de Araújo

Thiago Lopes do Nascimento

Wagner Richadilson Barbosa Leonez

Resumo

Atualmente as empresas operam dentro de um ambiente de constantes mudanças econômicas e tecnológicas, e uma empresa que busca bons resultados operacionais e em conseqüência bons resultados financeiros deve utilizar ferramentas administrativas para dar-lhe suporte, neste artigo tratará da questão do gerenciamento de estoque e mais precisamente falaremos do uso do sistema ABC e como este sistema pode ser rentável e auxiliar na redução de investimentos em imobilizado, o que fará com que não se tenha gastos desnecessários com produtos que entrem em obsoletismo, outro ponto importante a ser tratado é o gerenciamento do estoque essencial para um determinado período levando em consideração as variações de preços impostas naturalmente pelo mercado.

Palavras-chave: gestão de estoques, suprimentos e classificação ABC.

Abstract:

Currently the business operates within an environment of constant economic and technological changes, and a company that is looking good operating results and as a result of good financial results should use administrative tools to support it, this article will address the inventory management and more specifically talk about using the ABC system and how this system can be profitable and help reduce investment in fixed assets, which will cause has not been wasted expense of products that come into obsolescence, another important point to be addressed is the management of livestock to a period taking into account price changes imposed naturally by the market.

Key Words: inventory management, supplies and ABC classification

1. Introdução

A Administração de Materiais tem se tornado fundamental, ao lado de finanças, marketing e produção, no processo de gerenciamento. Os processos deste estão cada vez mais presentes no planejamento empresarial, com vista de tornar a empresa mais competitiva. Para isto as empresas estão buscando um melhor gerenciamento em suas vendas, pois é de fundamental importância mensurar a demanda e quantificar os custos de manutenção e obtenção de estoques, salientando então, os custos de obtenção e manutenção dos estoques. Deve-se saber se os estoques estão tendo a utilidade adequada ao dispêndio, apresentando o retorno esperado pelo investimento.

Assim os estoques passam a ser uma forma de desperdício, devendo ser eliminados ou reduzidos a um mínimo possível. O método da análise de classificação ABC é uma ferramenta que auxilia no gerenciamento de estoques, proporcionando informações relevantes sobre aqueles produtos que tem maior ou menor giro, relacionados com o custo de obtenção.

Estoques elevados para atender a demanda, segundo Pozo (2007), acarretam na necessidade de elevado capital de giro e conseqüentes custos elevados, Porém baixos estoques podem acarretar se não forem adequadamente administrados, custos difíceis de serem contabilizados decorrentes de atrasos de entrega, replanejamento do processo produtivo, insatisfação do cliente e, principalmente, a perda do cliente.

A importância do correto controle de estoques dá-se quando os bens necessários estão disponíveis no momento exato para atender as necessidades do mercado. Uma boa administração de materiais significa coordenar a movimentação de suprimentos com as exigências de produção.

Daí tem-se um paralelo entre o Just-in-time que é o método de estoque mínimo e tempestivo ao uso e o sistema ABC que estuda os itens de estoque da empresa separando-os pelo seu grau de importância baseadas nas suas quantidades e respectivos valores que são essenciais para os resultados a serem obtidos. Onde o estoque deverá ser o mínimo possível, mas sempre observando a sua essencialidade para o processo.

2. Referencial Teórico

A utilização do sistema ABC ou, Classificação ABC como também é conhecida foi fundamentada com base nos estudos realizados por Vilfredo Pareto, economista italiano que estudou a distribuição de renda entre as populações. Ele verificou que existia uma lei geral de “má distribuição de renda” em que uma pequena parcela da população absorvia uma grande parte da renda, restando assim uma pequena parte para ser compartilhada com a maior parte da população.

O sistema ABC tomando por base o estudo de Pareto foi moldado para o uso no gerenciamento de estoques, e evidenciou-se que a mesma máxima ocorria no universo de produtos utilizados pela empresa constatou-se que poucos deles eram os responsáveis diretos pelo maior valor das compras e que estes que representavam o maior gastos eram o de maior importância ou impacto no processo produtivo.

Trata-se de uma classificação estatística de materiais, que também pode ser utilizada para classificar clientes em relação aos seus volumes de compras ou em relação à lucratividade proporcionada; classificação de produtos da empresa pela lucratividade proporcionada, etc.

Numa organização, a curva ABC é muito utilizada para a administração de estoques, mas também é usada para a definição de políticas de vendas, para o estabelecimento de prioridades, para a programação de produção. Para a administração de estoques, por exemplo, o administrador a usa como um parâmetro que informa sobre a necessidade de aquisição de itens/mercadorias ou matérias-primas essenciais para o controle do estoque, que variam de acordo com a demanda do consumidor.

Na avaliação dos resultados da curva ABC, percebe-se o giro dos itens no estoque, o nível da lucratividade e o grau de representação no faturamento da organização. Os recursos financeiros investidos na aquisição do estoque poderão ser definidos pela análise e aplicação correta dos dados fornecidos com a curva ABC.

A Forma ABC

O principal objetivo da análise ABC é identificar os itens de maior valor de demanda, como já dito anteriormente, e a partir daí exercer uma gestão mais bem refinada, especialmente por que representam altos valores de investimento e seu controle mais apurado vai permitir grandes reduções nos custos dos estoques.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com