TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Administração Sermap Comercio e Serviços Ltda

Projeto de pesquisa: Administração Sermap Comercio e Serviços Ltda. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.993 Palavras (8 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 8

Introdução

Produzir é fundamental numa organização. Uma administração inteligente da produção e das operações aumenta a lucratividade e o crescimento. Por isso, a administração da produção e das operações é muito importante para que a organização se mantenha competitiva num mercado global, em constantes mudanças.

Administração da Produção e Operações é o nome que se dá à administração do sistema de produção de uma organização, que transforma diversos insumos – como materiais, máquinas, prédios, tecnologia, recursos financeiros etc. – em produtos e serviços.

Os sistemas de produção

Cada empresa adota um sistema para realizar as suas operações e produzir seus produtos ou prestar serviços da melhor maneira possível, garantindo a eficiência e a eficácia.

Eficiência e eficácia. Estes conceitos são fundamentais quando se trata de Administração. Eficiência é a capacidade de alcançar resultados, com o mínimo de recursos, energia e tempo. Eficácia é a capacidade de alcançar os resultados e objetivos propostos.

Empresas industriais

São aquelas que transformam matérias-primas, manualmente ou com auxílio de máquinas e ferramentas, fabricando mercadorias. Abrangem desde o artesanato até a moderna produção de instrumentos eletrônicos.

Baseados na crença e conjunto de valores SERMAP, construímos uma cultura própria que nos impulsionam a tomar decisões estratégicas, alocar recursos, focar em nossas escolhas e manter o espírito da nossa Organização.

EMPRESA:

Nome da empresa: Sermap Comercio e Serviços Ltda

Localização: Rua: Aloísio da Silva Gomes, 161 Granja dos Cavaleiros Macaé RJ.

Tipo de segmento em que atua: Comercio e fabricação de de lixas a abrasivos.

Porte: Médio porte

Produtos comercializados: Ferramentas, maquinas,soldas, abrasivos,equipamentos de proteção e segurança individual e do meio ambiente e produtos pra aplicação industriais.

missão: Dedicamo-nos a identificar e atender as necessidades e expectativas de nossos clientes, fornecendo soluções integradas em Ferramentas, Máquinas, Soldas, Abrasivos, Equipamentos de Proteção e Segurança Individual e do Meio Ambiente e Produtos para Aplicações Industriais.

Valores: Logística eficiente, transparência nas Relações comercias, comprometimento, Responsabilidade social, Ética Profissional.

Público-alvo: Empresas do ramo offshore

Nome e cargo do contato da equipe na empresa: Viviane Guedes, Conciliação bancaria,

3. Previsão da demanda

A previsão da demanda pode ser dita com ponto crucial para o sucesso

da empresa, pois ela irá auxiliar as tomadas de decisões na empresa.

A previsão da demanda é base para o planejamento estratégico da

produção,vendas e finanças de qualquer empresa.

As previsões de demanda podem ser classificadas em:

− Curto prazo: Até 3 meses, são geralmente utilizados métodos estatísticas baseados em média ou no ajustamento de retas.

− Médio prazo : Até 2 ou a 3 anos

− Longo prazo: o horizonte de planejamento se estende aproximadamente

a cinco anos ou mais. Auxilia decisões de natureza estratégica, como

ampliações de capacidade, alterações na linha de produtos,

desenvolvimento de novos produtos etc.

A tabela abaixo apresenta os dados de consumo do produto (lixa ) nos quatros anos e deseja-se determinar a previsão de vendas trimestral no ano 5

Como é feito o controle do estoque de matérias -primas

Atualmente a gestão de estoques da empresa é desenvolvida com base no conhecimento empírico dos gestores; o estoque é conferido integralmente uma vez por mês, verificando-se o saldo real com aquele informado pelo sistema operacional da empresa. Todo material que é retirado dos estoques é marcado em relatórios detalhados de consumo de material, que são posteriormente transferidos para o sistema informatizado. Assim, havendo divergências, é possível verificar os lançamentos e os responsáveis. Uma vez atualizados e confirmados os saldos no sistema, define-se o volume de compras necessário para os atendimentos do mês seguinte. O atual sistema tem resultados positivos, permitindo o controle de entradas e saídas de material, reduzindo seu consumo e inibindo eventuais furtos e desperdícios de material.

Perguntas e respostas sobre Administração da Produção

1. O que é produzir?

É transformar uma coisa em outra de maior valor. Transformar algo, através de processos específicos, agregando valor.

2. E o que seria “administrar a produção”?

Gerir estrategicamente os recursos produtivos escassos, coordenando os processos de forma a atender da melhor forma possível as necessidades e desejos dos consumidores, gerando os melhores resultados para a organização.

3. Duas dimensões, cujo conhecimento é fundamental para a administração da produção, são VOLUME e VARIEDADE. Explique cada uma delas.

Volume: é a quantidade a ser produzida. Quando os volumes são altos há maior preocupação com a eficiência, pois as margens são baixas e o ganho vem através da produção em grande escala.

Variedade: é quantidade de itens diferentes a serem produzidos. Organizações com o foco na variedade produzem produtos de alto valor agregado, portanto, bastante customizados.

4. Liste e explique os papéis que a produção deve assumir dentro da organização.

Implementadora: é a produção colocando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com