TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Adubos Verdes

Artigos Científicos: Adubos Verdes. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/7/2014  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 3

Feijão de Porco

Canavalia enciformis

Introdução

Adubação verde é definida como prática conservacionista pela qual, certas espécies de plantas são cultivadas e, a seguir, incorporadas ou mantidas na superfície do solo, em determinado estádio fenológico, com a finalidade de assegurar ou aumentar a capacidade produtiva do solo (CALEGARI et al., 1933). As espécies de plantas mais utilizadas como adubos verdes são as leguminosas, pois estas apresentam maior capacidade de fixação de nitrogênio mediante associação simbiótica entre elas e as bactérias do gênero Rhizobium. Surgindo como alternativa de uso para a melhoria das propriedades do solo, favorecendo o desenvolvimento das plantas seguintes, pois os adubos verdes proporcionam excelente cobertura, aumentam o teor de matéria orgânica do solo, controlam as erosões hídricas, preservam o meio ambiente mediante ao uso racional dos recursos naturais e reduzem perdas de nutrientes por volatilização e lixiviação. Contudo, para que sejam escolhidos os adubos verdes mais eficazes, certas medidas devem ser tomadas, que vão desde a escolha da espécie mais indicada para a região até as formas de manejo aplicadas. O objetivo deste trabalho foi observar o comportamento e avaliar o desenvolvimento da espécie Canavalia ensiformis (Feijão de Porco) em um ensaio realizado na Universidade Federal de Goiás, Regional Jataí.

Material e Métodos

Localização e características gerais da área experimental

O experimento foi instalado em condições de campo, em um latossolo vermelho, textura média, distroférrico na fazenda experimental da Universidade Federal de Goiás (UFG), localizado em Jataí, Goiás, campus Jatobá, localizada na microrregião do Sudoeste do Estado de Goiás, de acordo com coordenadas geográficas 17°53` S e 52°43`W, e 670m de altitude. O clima segundo a classificação de Köppen é Aw, tropical de savana e megatérmico, com temperatura média anual de 220C e precipitação média anual variando de 1650 a 1800 mm. Caracteriza-se por apresentar elevadas temperaturas anuais e regime pluviométrico marcado por duas estações: verão chuvoso e inverno seco. O cerrado onde está inserido o Estado de Goiás, possui um clima homólogo ao das savanas, variando sua temperatura anual entre 20°C e 28°C. A área experimental foi utilizada para o cultivo do feijão de porco e as demais espécies utilizadas na disciplina de Adubos Verdes.

Instalação e Condução do Experimento

Antes do plantio a área experimental já estava toda preparada e demarcada em campo, onde cada grupo ficou designado a cuidar de quatro parcelas, com dez linhas de plantio em cada, com área de. A espécie que ficou sob nossos cuidados foi o Feijão de Porco (Canavalia ensiformis). O plantio foi realizado em 17 de março feito de forma manual, primeiro ajustando a linha de plantio e posteriormente colocando as sementes, adotando um espaçamento de 0,30cm, contabilizando aproximadamente 35 sementes por linha.

Fonte: Weder jr

Com uma semana de plantio as primeiras sementes começaram a germinar. Percebeu

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com