TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aeroporto De Kansay

Exames: Aeroporto De Kansay. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/9/2013  •  861 Palavras (4 Páginas)  •  458 Visualizações

Página 1 de 4

Resenhas de teses e dissertações de arquitetura e urbanismo – Orientação PERRONE, R. A. C.

Tese de doutorado de Ana Tagliari.

Os projetos residenciais não construídos de Vilanova Artigas em São Paulo.

RESUMO:

O objeto desta tese, inserida na área de concentração de Projeto de Arquitetura e apoiada pelo CNPq, é o conjunto de trinta e nove projetos residenciais não-construídos de João Batista Vilanova Artigas no Estado de São Paulo, disponíveis no acervo digital da Biblioteca da FAUUSP (1941-1981). O objetivo é analisar este conjunto de projetos, individual e comparativamente, e identificar características de projeto, contribuindo para uma leitura do conjunto da obra residencial de Vilanova Artigas. A hipótese desta tese se fundamenta na assertiva que a análise deste conjunto de projetos, muitos inéditos e ainda não analisados no âmbito acadêmico, contribui para um maior entendimento e compreensão de sua obra residencial. A metodologia desta pesquisa envolveu a elaboração de re-desenhos e construção de maquetes físicas com auxílio das novas tecnologias de fabricação digital. Adotou-se o método de análise gráfica para investigar os espaços e formas, enquanto a maquete contribuiu para a correta análise de sua tridimensionalidade. Concluímos que o estudo do conjunto dos projetos não-construídos contribui de modo significativo, para o melhor entendimento e compreensão da obra arquitetônica residencial de Vilanova Artigas em São Paulo. Afirmamos que a metodologia adotada na análise dos projetos não-construídos foi fundamental para o estudo e para a compreensão destes projetos. A presente pesquisa contribuiu para a identificação de tipos formais neste conjunto analisado. Os resultados obtidos, decorrentes das análises e das sínteses realizadas, permitem afirmar que o arquiteto adota diferentes soluções e diferentes estratégias para desenvolver os seus projetos residenciais e que não há uma fórmula rígida para sua arquitetura.

Disponível em: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16138/tde-01022013-143949/

Tese de doutorado de Elizabete França:

Favelas em São Paulo (1980-2008): das propostas de desfavelamento aos projetos de urbanização: a experiência do Programa Guarapiranga.

RESUMO:

Neste trabalho, a urbanização de favelas na cidade de São Paulo é estudada a partir de duas vertentes: os caminhos percorridos pelas políticas públicas para as favelas e a experiência do Programa de Saneamento Ambiental da Bacia do Guarapiranga e sua contribuição para a construção de uma metodologia para os projetos de urbanização, abrangendo o período de 1980 até os dias atuais. A primeira parte do trabalho busca compreender o fenômeno das favelas na cidade de São Paulo, suas origens, transformações e sua consolidação como elemento integrante da morfologia urbana. As notícias publicadas nos principais jornais da cidade servem de referência para o entendimento da aceitação da sociedade para as políticas públicas implantadas pela Prefeitura. Integra esta vertente o estudo sobre a contribuição dos principais organismos internacionais, com tradição de financiamentos para programas de urbanização, na construção de um pensamento sobre a urbanização de favelas e sua influência nos programas locais. E, finalmente, é realizado um estudo sobre os programas implantados na cidade de São Paulo e as transformações que vêm sofrendo ao longo dos anos e de diferentes gestões à frente da Prefeitura. A segunda parte do trabalho analisa a experiência do Programa Guarapiranga e seu tributo para a construção de uma política pública abrangente e multisetorial, com foco na sua contribuição para a construção de uma metodologia para projetos de urbanização de favelas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com