TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estudo de caso - Aeroporto

Seminário: Estudo de caso - Aeroporto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/8/2013  •  Seminário  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  472 Visualizações

Página 1 de 3

Estudo de caso - Aeroporto

“O Aeroporto Internacional de Ashatar é o principal ponto de acesso para uma pequena democracia na Ásia Central. Anteriormente parte da extinta URSS, a nação independente está situada em terreno montanhoso.

Os habitantes possuem um estilo de vida simples, respaldado por uma previdência e serviços básicos de saúde. A renda familiar depende muito da agricultura de subsistência e de uma lucrativa ocupação secundária na criação de martas que tem sido desenvolvida pelos habitantes mais prósperos.

O aeroporto está baseado em um aeródromo militar e seus prédios administrativos. O inverno inclemente provoca danos à pista de pouso que necessita de constantes reparos e é muito curta para acomodar grandes aviões de passageiros e de carga. Isso limita a comunicação e prejudica o desenvolvimento regional e nacional, as viagens internacionais e o turismo.

O governo tem se beneficiado de programas de ajuda estrangeira nos setores de educação e saúde, e essa experiência o animou a procurar assistência técnica e financeira para melhoria do aeroporto e da pista de pouso.

Propostas preliminares preconizam o prolongamento e recapeamento da pista existente, fornecimento de pistas adicionais de rolagem e iluminação da pista de pouso. Afirma-se que essas melhorias acomodariam jatos modernos, abririam o país ao turismo, facilitariam o aumento do comércio e resultariam em um avanço sustentável na prosperidade e padrões de vida.

Após a rejeição da proposta por um dos doadores-patrocinadores, uma nova proposta, incluindo uma contribuição de 25% por parte do governo (na forma de materiais, mão de obra local etc.) e o fornecimento de engenheiros e empreiteiros por uma outra nação doadora, possibilitou a execução de um estudo de viabilidade. A equipe de estudo, constituída por um especialista em projetos de aeroportos da ICAO, um engenheiro civil com experiência em contrução de pistas de pouso e um especialista nas condições locais foi instruída a trabalhar dentro de uma estrutura bem definida. Uma das principais preocupações foi com o possível impacto das mudanças da pista sobre a população local, alguma resistência local que poderia ter de ser superada e a conveniência da mão-de-obra local para o trabalho braçal e técnico do projeto.

A equipe apresentou relatório favorável e recomendou aumento realista no orçamento que contemplasse a construção de uma pista de pouso inteiramente nova, paralela à já existente, e novas pistas de rolagem e iluminação. Reparos menores seriam realizados na pista em uso que permaneeria operante durante o trabalho de construção. Devido as condições climáticas extremas, a construção seria realizada em duas fazes durante o verão. A pista mais extensa implicaria também mudar o local da torre de transmissão.

Pretendia-se fazer amplo uso de mão-de-obra loca, mas previu-se um problema na entrega de certos materiais de construção e no embaraçoso equipamento de construção da pista. Considerou-se a viabilidade de transporte aéreo dos materiais e máquinas parcialmente desmontadas, utilizando a pista existente, ou por meio de uma extensão temporária da pista para comportar grandes transportes.

A equipe observou que o projeto talvez encontrasse oposição por parte de um pequeno, mas potencialmente influente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com