TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Afrodesendentes

Projeto de pesquisa: Afrodesendentes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.622 Palavras (11 Páginas)  •  273 Visualizações

Página 1 de 11

INTRODUÇÃO

Afrodescendente é um tema polêmico, pois existem muitos defensores da igualdade, dos direitos iguais em qualquer âmbito, escolar, sociedade e até no mercado de trabalho, mas também tem os racistas que se predispõe com seus posicionamentos irrelevantes ao assunto abordado, onde dizem que o homem branco deve ser favorecido e o afrodescendente deve ser submetido a trabalhos duros e de segunda ordem. Necessita de se conscientizar essas pessoas para que tenham mais amor ao próximo e respeito mútuo de forma respeitar a todos em seu espaço conquistado e valorizar suas qualidades intrínsecas. Tanto no âmbito escolar como no mercado de trabalho ou até mesmo em outras sociedades, o negro é desfavorecido comparando ao homem branco, mas alguns especialistas defendem que a solução está na sala de aula, e, quem deve pregar a igualdade são os mestres porque os alunos a têm como modelos e a partir dos ensinamentos dos professores começa a formação das opiniões nas mentes das crianças e consequentemente abrange às famílias em sua totalidade, mas, os mestres também deveriam receber ensinamentos a respeito do racismo em sua formação acadêmica, só que, na realidade isso não acontece, pois nas Universidades somente ensinam conteúdos e o lado humano é esquecido pelas mesmas. Isso é uma realidade que precisa ser mudada.

AFRODESCENDENTE

O afrodescendente é um ser humano (homem ou mulher) originário da África ou que tenha linhagem do povo africano e que vive fora da África.

É um povo, que no passado vivia numa escravidão terrível, sendo forçados a executarem trabalhos onde exigiam muita força e que o homem branco não queria fazer, mas graças á Lei Áurea, foi abolido a escravatura.

No tempo da escravidão propriamente dita, o negro era avaliado como um objeto, hoje, o mesmo é avaliado como um cidadão de segunda qualidade.

Antes de ocorrer à abolição da escravatura, os negros eram vistos como preguiçosos, por isso eram colocados para desenvolver trabalhos duros, apresentando uma forma de castigo.

A escravidão foi abolida em 13 de maio de 1888 pela então Princesa Isabel, mas a escravidão acabou apenas no papel porque até hoje os afrodescendentes sofrem com trabalhos escravos, mas o homem branco desmente essa realidade.

Numa época onde se fala muito em globalização, direitos humanos, o homem precisa se conscientizar de suas atitudes e também ter amor ao próximo, independente de cor, raça ou credo religioso. Também precisa acabar com a desigualdade social, pois muitas vezes um negro pode ter uma boa qualificação intelectual e qualidades diversas, mas como é um negro, a maioria das vezes são excluídos da sociedade devido a sua cor.

O homem independente da cor necessita ter mais solidariedade, humanismo e deixar de lado o racismo e a culturalidade, levando em conta e sempre pregando a igualdade entre os povos.

O afrodescendente é identificado pelas qualidades negativas, por exemplo, se aconteceu um roubo em algum lugar e dentre as pessoas que estavam presentes no recinto onde ocorreu o roubo tinha algum negro, o maior suspeito será ele, pois o homem branco se considera superior aos afrodescendentes e isso é discriminação racial e superioridade por parte do homem branco.

Na concorrência por vagas no mercado de trabalho, o cidadão branco sai na frente e tem mais privilégios que o negro, pois os avaliadores não analisam o conhecimento e o preparo intelectual do ser humano, mas valoriza a questão da cor, aparência e status social.

Esse assunto que corre nos bastidores que, o povo brasileiro recebe todos em seu país independente da cor, raça e religião, é um mito, sendo que na verdade isso fica apenas nos discursos, mas na realidade acontece o inverso, o que tem mais poder econômico e o que tem melhor aparência é aceito dentro da sociedade brasileira sem questionamento algum.

No mercado de trabalho normalmente o homem branco recebe mais em salário do que o negro por causa da discriminação racial e muitas vezes o negro tem mais conhecimento e habilidade na determinada área do que o homem branco.

A escravidão no Brasil não acabou muitos homens e mulheres de cor negra ainda executam trabalhos escravos só que essa verdade não é divulgada pela mídia por que pode ter uma repercussão negativa internacional e os estrangeiros poderão enxergar o Brasil com outros olhos.

Existem negros que são otimistas e partem para a batalha correndo atrás de seus direitos, mas grande parte do povo afrodescendente cria um senso de inferioridade devido à exposição de sua imagem de forma negativa relacionado à sua cor.

O afrodescendente não conquista a sua posição dentro da sociedade, ele é imposto em uma determinada posição, muitas vezes por falta de mão-de-obra naquele ramo de atuação.

No mercado de trabalho, o afrodescendente sofre humilhações, pois sempre é colocado para trabalhar em serviços menos valorizados e que o retorno financeiro é pequeno.

O homem branco, além de discriminar o afrodescendente, muitas vezes procura esconder os saberes do negro para que não venha se destacar frente ao homem branco. Outro motivo de desqualificar os afrodescendentes é para que a cultura deles não se propague na cultura brasileira.

A mulher negra, por exemplo, é muito difícil ocupar um cargo de apresentadora de televisão, rádio, modelo, porque os especialistas não olham a qualidade intrínseca que a pessoa tem, e sim a aparência e o status social. É lamentável dizer isto, mas é verdade o que acontece nesse querido Brasil onde se prega igualdade, direitos iguais, mas fica apenas nos discursos e nos livros, e, na verdade na prática é totalmente diferente.

O volume de negros que fazem papéis importantes em novelas, filmes, é pequeno, e quando se tem uma oportunidade nesse quesito, o mesmo não apresenta papel de destaque para a mídia, porque a sociedade já está acostumada com os destaques das pessoas de cor branca.

O homem branco tenta apagar a história do afrodescendente, silenciando sua existência, procurando apagar seus feitos, e esquecendo que o ser que ajudou a elevar o Brasil, e ter uma trajetória respeitada pelo mundo foi o negro, mas o negro passivamente olha e aceita esses atos do homem branco, pois o branco é a maioria e tem apoio dos políticos, então o negro se acomodou e aceitou essa tão dura realidade, que é apagar a sua história.

Na visão capitalista, os comerciantes temem contratar funcionários de cor negra para o atendimento ao cliente com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com