TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REL AFRODESENDENTE

Monografias: REL AFRODESENDENTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  603 Visualizações

Página 1 de 3

As explicações abaixo se referem ao que se definiu como “racismo científico”:

As explicações abaixo se referem ao que se definiu como “racismo científico”:

I - Ideologia construída no século XIX, que procurou diferenciar os indivíduos e grupos sociais em hierarquias, sendo uns superiores aos outros.

II - Doutrina científica que passou a definir uma ordem natural da realidade social.

III - Teoria que assume a igualdade entre todos os seres humanos, independente de cor, origem, gênero, idade, classe social etc.

IV - Suas explicações associam as características fisiológicas, como cor de pele, de cabelo e traços exteriores, ao status social determinado a cada grupo.

V - Vertente que trouxe para o plano da natureza a lógica e a organização dos grupos sociais.

VI - Foi uma doutrina que serviu de base para a publicação da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Assinale apenas as afirmações corretas:

a.

I, III, IV, V e VI.

b.

I, II, IV e V.

c.

I, II, III, IV e V.

d.

III e VI.

e.

III, IV, V e VI.

Pergunta 5

(Adap. ENEM) Cada um dos argumentos abaixo nos mostram a perspectiva daqueles que são a favor das cotas para negros nas universidades brasileiras. Assinale a única alternativa que é discordante desta opinião:

a.

Na luta por ações afirmativas e pelo Estatuto da Igualdade Racial, defende-se muito mais do que o aumento de vagas para o trabalho e o ensino; defende-se um projeto político contra a opressão e a favor do respeito às diferenças.

b.

O acesso à universidade deve basear-se em um único critério: o de mérito. Não sendo assim, a qualidade acadêmica pode ficar ameaçada por alunos despreparados. Nesse sentido, a principal luta é a de reivindicar propostas que incluam maiores investimentos na Educação Básica.

c.

A cota não tira direitos, mas rediscute a distribuição dos bens escassos da nação até que a distribuição igualitária dos serviços públicos seja alcançada.

d.

A utilização das expressões “raça” e “racismo” pelos que defendem o sistema de cotas está relacionada ao entendimento informal, e nunca ao purismo biológico; trata-se de um conceito político aplicado ao processo social construído sobre diferenças humanas e, portanto, um construto em que grupos sociais se identificam e são identificados.

e.

As universidades públicas no Brasil sempre operaram num velado sistema de cotas para brancos afortunados, visto que a metodologia dos vestibulares acaba por beneficiar os alunos egressos das escolas particulares e dos cursinhos caros.

0,3 pontos

Pergunta 6

As afirmações abaixo apresentam definições adequadas para o termo “etnia”, exceto:

a.

As relações sociais entre sujeitos que consideram ter uma origem comum em contraste com grupos diferentes dentro de uma sociedade abrangente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com