TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CLASSIFICAÇÃO DE AGROMENTOS

Relatório de pesquisa: CLASSIFICAÇÃO DE AGROMENTOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/1/2015  •  Relatório de pesquisa  •  265 Palavras (2 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 2

(Aglomerante é o material ativo, ligante, em geral pulverulento (pó muito fino, facilmente levado com o vento), cuja principal função é formar uma pasta que promove a união entre os grãos do agregado). São utilizados na obtenção das argamassas e concretos, na forma da própria pasta e também na confecção de natas.

As pastas são, portanto, misturas de aglomerante com água. São pouco usadas devido aos efeitos secundários causados pela retração. Podem ser utilizadas nos rejuntamentos de azulejos e ladrilhos.

As natas são pastas preparadas com excesso de água. As natas de cal são utilizadas em pintura e as de cimento são usadas sobre argamassas para obtenção de superfícies lisas.

CLASSIFICAÇÃO DOS AGLOMERANTES:

Os aglomerantes podem ser classificados, quanto ao seu princípio ativo, em:

Aéreos: são os aglomerantes que endurecem pela ação química do CO2 no ar, como por exemplo, a cal aérea.

Hidráulicos: são os aglomerantes que endurecem pela ação exclusiva da água, como por exemplo, a cal hidráulica, o cimento Portland, etc. Este fenômeno recebe o nome de hidratação.

A ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) é o órgão que define estes ensaios e suas formas de execução. Os resultados dos mesmos vão implicar na aprovação dos aglomerantes para sua utilização.O procedimento adotado em laboratório foi determinação da massa unitária dos aglomerantes.

ASFALTO

É uma matéria hidrocarbonada, de cor preta presente em muitos petróleos crus,

nos quais se encontra dissolvido. Os diferentes processos de tratamento industrial desse material proporcionam uma variedade de produtos.

f) Conclusão:

Conclui-se que com os resultados obtidos, a massa unitária do cimento é mais pesada que a do cal, que por sua vez é mais que a do gesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com