TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agrometereologia

Monografias: Agrometereologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/2/2015  •  292 Palavras (2 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 2

Questão 1 – A interação entre três elementos naturais é determinante do desenvolvimento e do rendimento de um cultivo. Quais são esses elementos?

Resposta: A perfeita combinação das condições do solo (que fornece água, nutrientes, espaço para as raízes e outros), da atmosfera que rodeia as plantas (que fornece luz, temperatura, umidade, transpiração, gás carbônico, etc.) e da planta (adaptada a esse ambiente) faz com que a planta desenvolva todo seu potencial produtivo e produzindo o máximo que poderia produzir. Todas as adversidades de solo e atmosfera causam algum nível de estresse às plantas reduzindo seu rendimento. Por outro lado, por mais que as condições sejam as melhores possíveis para a planta em questão, esta produzirá apenas até o máximo que seu potencial de produção permitir.

Questão 1 - O que é a evapotranspiração?

Resposta: Evapotranspiração é a perda de água do sistema solo-planta para a atmosfera, em forma de vapor, por meio da combinação dos processos de evaporação da água do solo e transpiração das plantas.

Questão 2 - Utilizando o conceito de fração “p” da água no solo, explique porque num período de dez dias sem chuva pode não significar que está havendo prejuízo para uma lavoura.

Resposta: Como a fração “p” do solo corresponde à quantidade de água que o solo pode perder por evapotranspiração sem que as plantas sofram qualquer nível de estresse por falta de água no solo, quer dizer que no período de dez dias a água correspondente à fração “p” pode não ter-se esgotado. Observe que a água da fração “p” do solo se esgota mais rapidamente ou não, dependendo de muitos fatores: Umidade do ar, temperatura, ventos, espécie, idade e vigor da planta (que são os mesmos que influenciam a evapotranspiração) mais a capacidade do solo de reter água.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com