TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Albert Einstein

Dissertações: Albert Einstein. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/8/2014  •  3.750 Palavras (15 Páginas)  •  434 Visualizações

Página 1 de 15

ALBERT EINSTEIN

Albert Einstein, físico que nasceu em março de 1879 na Alemanha, criado pelos seus pais Hermman Einstein e Pauline Koch, o primeiro e único filho do casal. Quando pequeno era cogitado de que tivesse algum problema mental, por ter dificuldades para aprender a falar. Desde jovem ele mostrava curiosidade sobre a natureza e uma habilidade impressionante para compreender conceitos matemáticos avançados, porém aos três anos ele ainda não falava. Sempre foi um rapaz solitário e bem quieto, que gostava de ler e ouvir música estudava em escolas com educação avançada primária e secundária, onde concluía com notas boas somente em matemática e física. Em 1896 entrou para o Instituto Politécnico de Zurique, se formando em 1901 com dificuldades por conta dos métodos de instruções do Instituto. Nas suas horas vagas estudava física contemporânea e seus problemas, a partir deste momento de sua vida, o mundo tomou conhecimento de sua existência através dos artigos publicados no Annalen der Physik, uma revista científica alemã. Foram publicados vários trabalhos teóricos de grande importância para o desenvolvimento da física do século 20, um deles era sobre o movimento de partículas distribuídas aleatoriamente em um fluido, estas e outras foram confirmadas posteriormente, através de experiências.

Durante sua adolescência, se mudou para Munique, onde seu pai e seu tio fundaram uma oficina de fabricação de equipamentos elétricos, que anos depois veio à falência. Logo depois do acontecido sua família se mudou para Itália, mas ele permaneceu em Munique para terminar os estudos no Ginásio Luitpold. Em um dia qualquer, seu pai mostrou-lhe uma bússola de bolso, onde surgiu a curiosidade de criar vários dispositivos e modelos mecânicos, apenas por diversão. “Em seu pensamento, deveria haver algo que fizesse com que a agulha se movesse, apesar do espaço vazio aparente”. Seu pai sempre quis que ele seguisse a engenharia elétrica, porém, seus métodos e teorias não eram coerentes com o regime da escola e o método de ensino, fazendo com que ele entrasse em choque com as autoridades, dizendo até que o “espírito do conhecimento e o pensamento criativo foram perdidos na esteira da aprendizagem mecânica”. Alguns meses depois ele viajou para Itália e resolveu se juntar com a família novamente, nesse período que se mudou escreveu um rápido ensaio com o título “Sobre a investigação do estado do éter no campo magnético”.

Depois de passar pelo Instituto Politécnico de Zurique, Einstein resolve seguir os conselhos do seu diretor e encara a “Escola Cantonal de Aargau” em Aarau, localizada na Suíça, para completar o ensino secundário. Durante esse tempo, se hospedou com a família de seu professor Jost Winteler, e acabou se apaixonando pela filha dele, Marie Winteler, mas não resultou em nada por ela ter se mudado para Olsberg, onde obteve cargo de professora.

Em 1896, ele renunciou à sua cidadania para evitar o serviço militar, mas só adquiriu a nacionalidade suíça em 1901, bem depois de conseguir boas notas em maior parte dos assuntos, dentre eles, assuntos físicos e matemáticos, e receber diploma de professor da “ETH Zurique” com um programa de quatro anos de ensino. Sua esposa Mileva Maric também era matriculada na Escola Politécnica, era a única mulher entre os estudantes. A amizade entre eles acabou virando romance, o interesse crescente pelo conhecimento lhe fizeram ler vários livros extracurriculares de física.

Em 1900, ele recebe seu diploma de ensino da “Politécnica de Zurique”, mas Maric por nota baixa em componentes de matemática, sobre a teoria das funções, acabou sendo reprovada. Na época, alegaram que Maric colaborou com Einstein em seus trabalhos, mas alguns historiadores da física que estudaram o caso, não encontraram nenhuma evidência de que ela fez quaisquer contribuições.

Casaram-se em 1903, um ano depois nasceu o primeiro filho com o nome de Hans Albert Einstein, em 1910 o segundo filho Eduard. Em 1913, Einstein mudou-se para Berlim, estava muito feliz na cidade, mesmo ela sendo na Alemanha. Quem não estava nada satisfeita era Mileva, que sempre se zangava com qualquer coisa, e já não era a mesma. Um ano depois que se mudou para lá, no dia 6 de novembro, estourou a Grande Guerra (Primeira Guerra Mundial). Ele não gostava nada disso, mas muitos de seus amigos achavam que era uma ótima idéia ela ter acontecido. Ele não podia fazer nada, foi aí que ele teve a idéia de tomar uma atitude política: ele colaborou para a réplica do “Apelo ao Mundo Culto”, mas apenas quatro pessoas assinaram o documento. Einstein tentou de tudo um pouco, para tentar acalmar a guerra, mas tudo foi inútil. Ele também não rompeu suas amizades, mesmo que a maioria de seus amigos fossem belicistas. Sabia que a guerra não podia durar para sempre, mas queria de algum jeito que a ciência fosse a menos afetada com tudo o que acontecia nesse período, para isso acontecer, sempre mantinha contato com os cientistas, independente do lado em que eles estivessem. E durante todo o tempo em que a guerra durou, ele se trancava, esquecia-se da guerra e do mundo e se divertia no meio de suas contas matemáticas complicadíssimas. Einstein, mesmo sem saber, também colaborou para a guerra, pois foi ele quem ajudou a desenvolver uma bússola especial para submarinos e tentou fazer projetos de asas mais eficientes para os aviões. Ele também entrou para a Sociedade Literária, onde uma vez por semana, eles se encontravam para tomar chá e fumar cachimbo, mas ele já estava meio exausto disso, porque sempre tinha que explicar suas teorias. Logo no início de 1917, Einstein estava com problemas de saúde, recusava-se ir ao médico, pois não confiava neles, nem na ciência. Com isso, ele foi passar oito semanas na costa do Báltico, para poder descansar. Também passou a não usar mais sapatos e meias, pois eles o incomodavam. Passou então a ir sem sapatos a qualquer lugar, mesmo que fosse num jantar “chique”, era mesmo um ser diferente e excêntrico. Em 1918, Einstein dava aulas sobre a relatividade, mas em novembro, as cancelou, pelo fato de estar acontecendo uma grande revolução, que se deu pelo fato dos alemães estarem cheios da guerra e também porque já sabiam que estavam perdendo, mesmo os líderes afirmando que não, eles se juntaram e então organizaram um grande protesto em favor da paz, evidente que ele não ficou fora da manifestação, pois, agora, paz, foi o que ele sempre quis. Em relação a sua vida familiar, percebeu que ela vinha passando por mudanças drásticas; por isso ele e Mileva resolveram se separar em 1919. No mesmo ano, Einstein se casou novamente com Elsa Lowenthal, que era sua prima materna e prima em segundo grau. Einstein também foi muito prejudicado, pois depois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com