TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcoois

Resenha: Alcoois. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/5/2014  •  Resenha  •  540 Palavras (3 Páginas)  •  317 Visualizações

Página 1 de 3

Álcoois

A maioria das soluções para a anti-sepsia de mãos à base de álcool contém etanol (álcool etílico), ou isopropanol (álcool isopropílico) ou n-propanol, ou ainda uma combinação de dois destes produtos. Embora o n-propanol seja utilizado na Europa há vários anos, não é listado na Administração Federal de Alimentos e Medicamentos (FDA, food and Drug Administration – Tentative Final Monograph (TFM) for Healthcare Antiseptic Drug Products) como agente ativo aprovado para a higienização das mãos ou para preparo pré-cirúrgico de mãos, nos EUA4-5.

De modo geral, os alcoóis apresentam rápida ação e excelente atividade bactericida e fungicida entre todos agentes utilizados na higienização das mãos. Soluções alcoólicas entre 60 a 80% são mais efetivas e concentrações mais altas são menos potentes, pois as proteínas não se desnaturam com facilidade na ausência de água. Os alcoóis têm rápida ação microbicida, quando aplicados à pele, mas não tem atividade residual apreciável. Entretanto, a re-colonização bacteriana na pele ocorre lentamente após o uso de anti-séptico à base de álcool nas mãos. A adição de clorexidina, octenidina, ou triclosan à solução alcoólica, pode resultar em atividade residual.

Por sua vez, o etanol é reconhecido como agente antimicrobiano, sendo recomendado para o “tratamento” das mãos, desde 1888. Ressalta-se que no Brasil, é o mais utilizado. Números estudos documentaram a atividade antimicrobiana in vivo dos alcoóis.

Em estudos relacionados às bactérias multirresistentes, os produtos alcoólicos foram mais efetivos na redução destes patógenos de mãos de profissionais de saúde do que a higienização das mãos com água e sabonete. Os alcoóis também são efetivos na anti-sepsia cirúrgica ou preparo pré-operatório de mãos das equipes cirúrgicas. Em múltiplos estudos, foram realizadas contagens bacterianas nas mãos, imediatamente e três horas após a utilização do produto.

As soluções alcoólicas foram mais efetivas que lavar as mãos com sabonete comum em todos os estudos, e elas reduziram a contagem bacteriana nas mãos mais que sabonetes associados a anti-sépticos na maioria dos experimentos. Além disso, a maioria das preparações alcoólicas foi mais efetiva que PVPI ou clorexidina degermante. Ressalta-se que a eficácia de preparações alcoólicas para higienização das mãos é afetada por vários fatores: tipo, concentração, tempo de contato, fricção e volume de álcool utilizado, e se as mãos estavam molhadas no momento de aplicação do álcool.

Clorexidina.

O gluconato de clorexidina, objeto deste estudo, é uma bisbiguanida catiônica, que foi desenvolvida na Inglaterra no início dos anos 1950, e introduzida nos EUA, nos anos 70. A forma digluconato é solúvel em água, a sua atividade antibacteriana está atribuída a ruptura da membrana citoplasmática microbiana, resultando em precipitação ou coagulação de proteínas e ácidos nucleicos. A atividade antibacteriana imediata, durante o seu tempo de aplicação, acontece mais lentamente que os alcoóis, sendo a clorexidina considerada desinfecção de nível intermediário.

Entretanto, o seu efeito de substantividade ocorre em torno de seis horas, pela forte afinidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com