TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oxidação De álcoois - Comnbustão

Pesquisas Acadêmicas: Oxidação De álcoois - Comnbustão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/11/2013  •  1.216 Palavras (5 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 5

1 INTRODUÇÃO

Em química orgânica, o termo oxidação significa quando ocorre a diminuição da densidade eletrônica do carbono, normalmente com a adição de um átomo mais eletronegativo a uma ligação do carbono com outro átomo menos eletronegativo, como por exemplo, a introdução de nitrogênio em uma ligação carbono-hidrogênio. Como o hidrogênio é menos eletronegativo que o carbono, este cria uma carga parcial negativa, atraindo para si os elétrons da ligação. Com a introdução do nitrogênio, os papeis se invertem e o carbono "perde" parcialmente os elétrons para o átomo mais eletronegativo, criando uma carga parcial positiva (ÓXIDO-... 2013).

São denominadas reações de oxidação, toda reação que ocorre entre um composto orgânico e o elemento químico oxigênio (O), devido ao fato de haver um aumento do nox dos átomos de carbonos envolvidos.

A reação de combustão é, na verdade, de oxidação. Na combustão completa há formação do gás carbônico (CO2) e água (H2O). Já numa combustão incompleta poderá originar-se carvão (C) na forma de fuligem, ou monóxido de carbono (CO), em função da quantidade de gás comburente (O2) disponível (SALIBA, 2011).

Desta forma, pode ocorrer com qualquer tipo de composto orgânico, assim, o combustível é o composto orgânico no qual sofre oxidação e o comburente, é o gás oxigênio (O2) cujo sofre redução, para a formação dos produtos, logo isto, pode se observar na reação abaixo do álcool etílico.

C2H5OH + 3 O2 → 2 CO2 + 3 H2O

As reações de oxidação em álcoois ocorrem quando expostos a algum agente oxidante, como uma solução aquosa de dicromato de potássio (K2Cr2O7) ou de permanganato de potássio (KMnO4) em meio ácido (FOGAÇA, 2013).

Nessas condições, essas substâncias liberam o oxigênio nascente [O] que é um átomo de oxigênio livre no sistema, no qual irá atacar os hidrogênios (H) ligados ao carbono da hidroxila (- OH).

Desta forma, o álcool etílico sofre este tipo de oxidação, do qual, sob a ação destas substâncias citadas acima, que na presença do ácido sulfúrico (H2SO4) diluído, formando aldeído acético (MELO, 2013).

O aldeído acético ou etanal, C2H4O, é usado como matéria-prima na indústria de pesticidas e medicamentos. Possui uma importante função na fabricação de espelhos; reduz os sais de prata através de reação e os fixa no espelho para a reflexão da imagem (ALVES, 2013).

A oxidação pode se dar dependendo do álcool no qual pode se classificados em primário, secundário e terciário. Álcoois primários são os compostos que o carbono da hidroxila está ligado a apenas um átomo de carbono, ou seja, os dois outros ligantes são hidrogênios, tal qual, são oxidados a aldeídos (oxidação parcial) e estes posteriormente a ácidos carboxílicos (oxidação total). Álcoois secundários são compostos em que o carbono da hidroxila está ligado a dois outros átomos de carbono e a apenas um átomo de hidrogênio, no qual, são oxidados a cetonas e por fim álcoois terciários são aqueles em que o carbono que possui o grupo – OH faz três ligações com outros átomos de carbono, qual, não sofrem oxidação (FOGAÇA, 2013).

2 OBJETIVO

Mostrar uma reação de combustão através de uma reação de oxidação do álcool etílico.

3 PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1 MATERIAIS E REAGENTES

• Bastão de vidro

• Permanganato de potássio sólido

• Algodão

• Álcool etílico

• Vidro de relógio ou placa de Petri

• Espátula

3.2 METODOLOGIA

No vidro de relógio ou placa de Petri colocou-se H2SO4 e KMnO4 de modo que a distância entre eles sejam muito pequena ou que o contato ocorra numa região muito pequena. Amarrou-se uma mecha de algodão no bastão de vidro e embebeceu-se em álcool. Com um toque rápido encostou a mecha simultaneamente no H2SO4 e no KMnO4. No instante em que a mecha encostou-se ao H2SO4 e no KMnO4, o álcool entra em combustão. O permanganato de potássio é oxidante e que sua decomposição libera oxigênio nascente que alimenta a combustão do álcool, tomando como energia de ativação o calor liberado pela reação do ácido sulfúrico com o permanganato de potássio.

2 KMnO4 + H2SO4 K2SO4 + 2 MnO2 + H20 + 3 O

4 RESULTADOS E DISCURSSÕES

A reação química que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com