TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcoólicos Anônimos

Por:   •  12/6/2015  •  Artigo  •  818 Palavras (4 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 4

Alcoólicos Anônimos

Há muitas definições do que vem a ser esta Irmandade e dependendo de quem a conceitua terá um ponto de vista, uma definição diferente de outra pessoa.

A maioria define como uma instituição de ajuda mútua constituída em grupos interligados por princípios próprios. Consideram também como importantíssima ferramenta na recuperação do alcoolismo e todos a recomendam para este fim. A. A. é também definido como de utilidade pública pelos órgãos governamentais.

Porém, como um membro de A. A. definiria a irmandade da qual faz parte?

Logo, escrevo como AA, não como cidadão.

Nosso Preâmbulo diz que Alcoólicos Anônimos é uma irmandade de homens e mulheres que compartilham suas experiências, forças e esperança, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outras pessoas a se recuperarem do alcoolismo.

Ali está definido A. A. em linhas gerais. Vejo A. A. como uma trilha e não um trilho.

Um trilho nos leva a lugares e por caminhos já definidos previamente, não nos dando alternativas de escolhas de outros caminhos a seguir, nem de lugares aonde ir. Já estão delimitados e ponto final.

Uma trilha é diferente. Há desvios e é comun se deparar com outros caminhos que conduzem a outros lugares, outros destinos.

A. A. é uma irmandade - não uma instituição apenas física, ou jurídica - que pode ser encontrada nos seus membros. Os lugares físicos ou virtuais servem apenas para a Irmandade se reunir regularmente. Só isto.

Conceituo irmandade por que todos os que se unem por meio dela passam a viver irmanados e tornam-se companhias uns dos outros que estão espalhados pelos 4 cantos da Terra. Por isto nos tratamos por e como companheiros, dado que estamos em companhia uns dos outros permanentemente no Plano mental e Espiritual.

Fisicamente é impossível reunir todos os membros num mesmo local, num mesmo horário. Mas espiritualmente estamos juntos 24h por dia, todos os dias de nossa vida.

Ao final deste texto farei uma afirmação, que pode ser muito perigosa para quem não estiver preparado. Adianto que não sou um fanático, mas um dos que medita constantemente sobre a Obra a qual pertence.

Há quatro verdades que passo a descrever: uma acerca da humanidade, outra sobre o alcoólico, ainda outra sobre A. A. e por fim, acerca de Deus.

O alcoólico é um ser humano e espiritualmente doente. Em sua mente projeta planos, cuja doença simplesmente ignora e o leva à destruição, independente da vontade dele. Deseja o progresso material, mas é levado à bancarrota e à morte. É levado à indiferença, chegando ao ponto de não ser ouvido. Acaba desprezado pelas pessoas. Seu espírito, contudo, busca incessantemente a Luz e ele não tem consciência disto, apesar de eventualmente meditar sobre o lado espiritual da vida.

Já o mundo busca desde que existe homem na Terra, o ponto onde o céu e a Terra se tocam, se encontram. O termo “religião” vem do latim “religare”: Ligação do homem a Deus. Este é o papel da religião, a meu ver.

Crêem que há este lugar e cada segmento o transforma em um lugar sagrado, o ponto que acredita ser o mais elevado no planeta, que mais próximo do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (44 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com