TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alcy Confecções

Pesquisas Acadêmicas: Alcy Confecções. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/10/2013  •  1.163 Palavras (5 Páginas)  •  457 Visualizações

Página 1 de 5

INTRODUÇÃO

Em tempos atuais, muito se fala sobre era do conhecimento, globalização, tecnologia, robótica, enfim, meios que viabilizam a produção e desenvolvimento das organizações, sejam elas, públicas ou privadas. Porem, requisito indispensável para esse processo produtivo é o capital humano, ou seja, a mão de obra humana.

O estudo do artigo em questão, História de Sucesso: Minha Terra Tem Palmeiras do SEBRAE, é de fundamental importância, para fazermos uma comparação entre a modernidade dos sistemas com o capital humano, aquele que trabalha com as próprias mãos e conseguem gerar lucro, este, por ser mais antigo, representa aqui o início de tudo, sejam em mentes ilustres para criar, ou em mãos hábeis para executar, tudo isso se levando em consideração as limitações de cada um, bem como o acesso as informações de seus respectivos tempos.

ATIVIDADE DE PORTFÓLIO

QUE PONTOS MAIS ESPECÍFICOS DAS DISCIPLINAS PODEM SER EMPREGADOS NA RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES LEVANTADAS NO TEXTO NO TÓPICO “PONTOS PARA DISCUSSÃO”?

Basicamente, podemos nos utilizar dos mesmos fundamentos que utilizamos para a formação de uma empresa, por exemplo, o PDOC;

Planejamento

O planejamento pressupõe a existência de dois condicionantes básicos: os objetivos e a forma de alcançá-los. De acordo com esta conceituação, Chiavenato (2000) aponta a existência de três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional.

Nesta concepção, o autor deixa claro que o planejamento estratégico, que é orientado em longo prazo, aborda a empresa em sua totalidade, através de um conteúdo genérico, sintético e abrangente.

O planejamento tático é menos genérico e mais detalhado, sendo orientado em médio prazo. Sua amplitude aborda cada unidade da empresa separadamente. Já o planejamento operacional é orientado em curto prazo, apresentando um conteúdo detalhado, específico e analítico. Com amplitude micro orientada, aborda cada tarefa ou operação apenas.

Organização

A organização é uma função administrativa que complementa a função de planejamento, tendo em vista que, para atingir os objetivos, as organizações devem preparar a estrutura interna de modo a se tornarem eficientes no desempenho das tarefas necessárias para o cumprimento da missão.

A estrutura formal da empresa está assentada nos princípios da divisão do trabalho, da especialização, da hierarquia, da autoridade e da responsabilidade. A organização das instituições de ensino superior não deve seguir necessariamente os padrões organizacionais definidos pela função administrativa, num sentido amplo. Isto deve ser levado em consideração, pois existem muitas diferenças entre as instituições de ensino superior e as empresas.

Direção e Liderança

A empresa deve organizar-se internamente para então direcionar os esforços internos para o mesmo objetivo. Já as instituições de ensino superior, ao aplicarem os instrumentos da avaliação institucional, estão procurando atender interesses internos e também externos. Isto dificulta a orientação unilateral em busca dos mesmos objetivos, tendo em vista que talvez os objetivos dos diversos apoiadores podem não ser os mesmos entre si.

A preocupação com a liderança também faz parte do ato de selecionar líderes para conduzir o trabalho pressupõe que se tome como base as suas habilidades para planejar e conduzir reuniões e estimular a participação dos membros do grupo.

Controle

A função administrativa controle é envolta em uma discussão paradoxal. Por um lado, o controle se faz necessário como um mecanismo de verificação dos resultados, comparando-os com os objetivos traçados. Por outro lado, o controle é considerado como uma atividade onerosa por natureza, não tida propriamente como uma atividade fim, sendo valorizado somente pelos benefícios que trará ao planejamento.

O controle é um instrumento para assegurar a consecução do objetivo e, em consequência, podermos tomar medidas corretivas quando necessário. O controle consiste fundamentalmente em um processo que guia a atividade exercida para um fim previamente determinado.

Respondendo as questões “Pontos para Discussão”, analiso o seguinte:

• A farmácia verde já provou sua aplicabilidade, porém o alcance ainda é muito pequeno. O que poderia ser feito para que a área de abrangência do projeto alcançasse toda a área do município?

o Através de um bom planejamento, o município poderia incentivar as pessoas através de um desconto nos impostos.

• Inicialmente, foram catalogadas 30 espécies de ervas medicinais. Para que houvesse uma maior eficácia nos tratamentos, o que poderia ser feito para que se ampliasse essa experiência?

o Necessariamente seria interessante implantar mais estudos sobre as plantas encontradas no município.

• Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com