TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfa 2

Casos: Alfa 2. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2015  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 4

Questão 1:

“ Tais pesquisas deslocavam a discussão sobre a alfabetização, mudando o foco de análise: da professora que ensina e dos métodos e técnicas de alfabetizar, passaram a pesquisar a criança que se alfabetiza e seu processo de construção de conhecimentos, no caso, sobre a linguagem escrita ”

“ Como afirma Freire, alfabetizar é um ato político... O papel da professora seria, então continuar a investir na ampliação do universo cultural das crianças, transformando em conteúdos alfabetizadores toda a experiência trazida por elas.”

Defendo a primeira mudança, porque a professora estará promovendo a integração de conhecimentos já interiorizados pelas crianças na sociedade. Desta maneira este ambiente coloca a criança exposta a situações reais de leitura e escrita, utilizando as diversidades socioculturais, e respeitando a leitura de mundo que ela já faz, assim causando a aprendizagem através do contato com diversas formas de leitura e escrita, mantendo neste ambiente um clima de descobertas e pesquisas, onde, esta aprende pela experimentação, reflexão e apropriação da linguagem escrita, sem aquele antigo ensino pelo método mecanicista que era totalmente repetitivo e sem graça para a criança.

Questão 2:

O ato de ler é algo imprescíndivel ao ser humano. É através da leitura que observa-se o mundo ao redor de uma forma mais crítica, possibilitando novos conhecimentos, habilidades, despertando sentimentos e emoções. Uma leitura de qualidade representa a oportunidade de ampliar a visão do mundo. Através do hábito da leitura o homem pode tomar consciência das suas necessidades, promovendo assim a sua transformação e a do mundo. Sendo assim a reflexão sobre o ensino e o incentivo da leitura na escola é de extrema importância nos dias de hoje.

Questão 3:

Para fornecermos um processo educativo de qualidade e que realmente vise o pleno desenvolvimento da criança, precisamos lhe oferecer um ambiente educativo, rico e bem organizado. E se tratando de crianças de educação infantil, apenas o espaço de sala de aula não é o suficiente, eles necessitam do espaço de toda a escola e algumas vezes, até mesmo fora dela. Os ambientes da escola que possui educação infantil, devem ser seguros, propiciando o deslocamento autônomo das crianças. Já a sala de aula deve estar organizada de maneira que, as crianças tenham acesso aos materiais didáticos, como jogos, livros e brinquedos, Além disso, as mesas, carteiras e estantes precisam ser distribuídas pela sala de modo a reservar um espaço livre destinado às atividades da professora com toda a turma, pois é no momento do trabalho coletivo, onde há mais troca de experiências entre os alunos, é nessa hora também que os alunos demonstram suas emoções, opiniões e críticas. Outra questão é a do professor autoritário que, deverá usar de sua firmeza de maneira tranqüila, tornando-se assim, o porto seguro das crianças. Estas em idade de educação infantil, não entendem um “simples não”, elas precisam muito mais do que isso, elas precisam entender o porque daquele não, por isso, o professor deve sempre ao dizer o não explicar o porque e quais serão as conseqüências se caso ela, não o aceitar. Outro grande fator, que influenciará na motivação da construção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com