TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetizacao Cientifica

Artigo: Alfabetizacao Cientifica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/10/2014  •  438 Palavras (2 Páginas)  •  247 Visualizações

Página 1 de 2

Alfabetização cientifica uma questão de cidadania

Sofrendo inúmeras propostas de transformação a organização de ensino e ciências apresentam mudanças com objetivo de melhorar as condições da formação de espírito cientifico dos alunos em visto das circunstancias históricas culturais da sociedade.

O ensinamento de ciências não está na simples superação de meras teorias e experiências cientificas, nem na visão de que o conhecimento que se constrói. As atenções da educação esta basicamente voltada para a ideia de cidadania e para a formação de profissionais que possuam métodos para trabalhar a interdisciplinaridade com uma visão de múltiplas formas de conhecer e interver na sociedade, onde os novos objetivos para o ensino de ciências envolvem debates e exigem, para tanto educadores abertos, dispostos a questionar com seus alunos o lugar de ciências no mundo, sua relação com o bem estar humano e com outros valores sociais, que são parte de um instrumento necessário para que todos compreendam a realidade à sua volta e adquiram as condições essenciais para a formação de cidadãos autônomos, críticos e participativos, capazes de atuar com competência, dignidade e responsabilidade na sociedade em que vive.

O professor e responsável por ensinar o aluno no conhecimento de si e do mundo. Conhecimento este que consiste em um conjunto de capacidades pessoais desenvolvidos como resultados de uma síntese entre informações que recebe e o conhecimento, que somos capazes de estabelecer sobre as informações recebidas, possibilitando-o interpretar, avaliar, julgar e decidir, não de qualquer maneira, mas levando em conta aquela e outras informações como parte de um contexto mais amplo.

O professor empenha em desenvolver nos alunos o espírito critico, tem que perceber que estes e outros objetivos relacionados com a capacidade de pensar do aluno só poderão ser alcançados de maneira indireta, a partir dos conteúdos expostos ao aluno e pelas atividades que serão desenvolvidas. O espírito crítico tampouco é um simples habito que o aluno possa adquirir. Afirmar que um aluno e critico significa reconhecer que é questionador mediante esta afirmação se levanta um questionamento: ... Até que ponto a sociedade, a comunidade escolar e o próprio professor estão realmente disposto a lidar com o aluno questionando valores? Mesmo que todos concordem em formar cidadãos críticos, para a sociedade, a escola não esta disposta a questionar seus valores, nem o professor está totalmente aberto a críticas. O que ocorre e que ensinamos os nossos alunos que só algumas coisas devem ser abjetos de críticas em detrimento de outros é contradizer a própria crítica, porém cabe ao educador analisar e reconhecer mas profundamente que o que quer realmente significa: “Tornar os educandos em cidadãs críticos” e se realmente o faz de maneira correta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com