TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabeto

Trabalho Escolar: Alfabeto. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2013  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  1.193 Visualizações

Página 1 de 3

Uma mulher de 30 de idade e bem alimentada com uma dieta balanceada tem sua necessidade energética suprida. O carboidrato obtido nesta dieta percorre por alguma das vias metabólicas que são reguladas principalmente através dos hormônios insulina e glucagon. Analise as afirmações a seguir com base na dieta acima descrita.

R: c As vias glicólise e glicogênese são ativadas pela insulina são ativadas por ela

Um homem de 40 de idade está em jejum prolongado resultado de um regime para perder peso rapidamente. Como pouco combustível a base de carboidrato entra, a partir do intestino e pouco glicogênio sobrou da glicogenólise hepática. A via da gliconeogênese passa a ser ativada para produzir glicose. Nessas condições podemos afirmar que:

R:c I - Há uma redução na secreção de insulina

IV - Há um aumento na secreção glucagon

No nosso organismo, o pâncreas é uma glândula com várias funções: a sua porção endócrina é formada por um conjunto de células (ilhotas de Langerhans) especializadas na produção e secreção de dois hormônios antagõnicos chamados de insulina e glucagon. Nas ilhotas de Langerhans região de células betas são responsáveis pela produção de insulina e outra região de células alfas, produtoras de glucagon, lançados na corrente sangüínea.

A insulina atua retirando do excesso de glicose do sangue para dentro das células e na absorção de glicose pelas células do fígado, músculos esqueléticos e tecido adiposo. O glucagon aumenta o nível de glicose na corrente sanguínea, a partir da quebra do glicogênio (substância de reserva energética) e estimula também a produção de glicose pela gliconeogênese em períodos de jejum prolongado. Com base no texto podemos afirmar que:

R: e A insulina é um hormônio hipoglicemiante enquanto o glucagon é hipergliceminante a insulina falta e o glucagon sobra

A integração do metabolismo energético é controlada principalmente pela ação de dois hormônios pancreáticos: a insulina e o glucagon, com as catecolaminas adrenalina e noraadrenalina exercendo a função de apoio. As alterações dos níveis circulantes desses hormônios permitem ao organismo a se regular ativando e inibindo as vias metabólicas. Analise as afirmações a respeito dos hormônios insulina, glucagon e adrenalina

R:d I - o hormônio insulina é um ativador das vias da glicólise e glicogênese

II - o hormônio insulina é um hormônio de ação hipoglicemiante

É a função do glucagon

Os lipídeos constituem um grupo heterogêneo de moléculas insolúveis em agia (hidrofóbicas) que podem ser extraídas dos tecidos por solventes não polares (orgânicos). Devido a sua alta insolubilidade em soluções aquosas, os lipídeos corporais são compartimentados em associações associados a membranas ou em gotículas de triacilglicerois nos adipócitos ou transportados no plasma em associação com proteínas como as lipoproteínas. Os lipídeos em geral possuem várias funções com exceção de:

R:E I - Barreira hidrofóbica das membranas das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com