TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmo E Programação

Pesquisas Acadêmicas: Algoritmo E Programação. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2013  •  2.434 Palavras (10 Páginas)  •  345 Visualizações

Página 1 de 10

1.Noção de Algoritmos

Um algoritmo pode ser definido como uma sequência finita de passos (sempre terá inicio e fim) para resolver um determinado problema. Sempre que desenvolvemos um algoritmo

estamos estabelecendo um padrão de comportamento que deverá ser seguido (uma

norma de execução de ações) para alcançar o resultado de um problema.

Para o desenvolvimento de um algoritmo eficiente é necessário obedecermos algumas regras básicas no momento de sua construção:

• . Definir ações simples e sem ambiguidade;

• . Organizar as ações de forma ordenada

• . Estabelecer as ações dentro de uma sequência finita de passos.

Os algoritmos são capazes de realizar tarefas como:

• Ler e escrever dados;

• 2. Avaliar expressões algébricas, relacionais e lógicas;

• 3. Tomar decisões com base nos resultados das expressões avaliadas;

• 4. Repetir um conjunto de ações de acordo com uma condição;

2.Características do Algoritmo:

1. Finitude:Um algoritmo deve sempre terminar após um número finito de passos.

2. Definição:Cada passo de um algoritmo deve ser precisamente definido. As ações devem ser definidas rigorosamente e sem ambiguidades.

3. Entradas:Um algoritmo deve ter zero ou mais entradas, isto é quantidades que são lhe são fornecidas antes do algoritmo iniciar.

4. Saídas:Um algoritmo deve ter uma ou mais saídas, isto é quantidades que tem uma relação específica com as entradas.

5. Efetividade:Um algoritmo deve ser efetivo. Isto significa que todas as operações devem ser suficientemente básicas de modo que possam ser em princípio executadas com precisão em um tempo finito por um humano usando papel e lápis.

3.Pseudo-linguagem

A pseudolinguagem emprega uma linguagem intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação para descrever os algoritmos. Esta forma de representação tem a vantagem de fazer com que o algoritmo seja escrito de uma forma que está próxima de uma linguagem de programação de computadores.

4.Estrutura de um programa

A estrutura dos programas em linguagem C é dada através de fluxogramas que são uma apresentação do algoritmo em formato gráfico. Cada ação ou situação é representada em campos dentro do fluxograma. Caminhos a serem seguidos e tomadas de decisões são indicadas por caixas especiais, possibilitando ao fluxograma tomar as decisões corretas.

5.Tipos Primitivos para representação de dados e variáveis

Os dados em um computador devem ser armazenados de acordo com o tipo de informação que se deseja representar e com o tipo de operação que será realizada com eles. A representação correta e adequada de uma informação permite otimizar os recursos disponíveis. Os tipos de dados mais comuns encontrados na maioria das linguagens deprogramação e que constituem a base de como qualquer informação será armazenada são:

• Inteiro: São os números pertencentes ao conjunto dos Inteiros, isto é, que não possuem parte fracionária. Podem ser positivos, nulos ou negativos. Exemplos: 2 laranjas, 65535 grãos, 0 pessoas, -2 pontos.

• Real: São os números pertencentes ao conjunto dos Reais, ou seja, possuem parte fracionária. Exemplos: 2; 2:12 litros, 3:5 litros

• Caractere: São os valores pertencentes ao conjunto de todos os caracteres numéricos. Exemplos: (0...9), (a...z,A...Z) e (✦ ❅ ★ ✩ ✪ ✂ ✫ ✯). Esse conjunto também é conhecido como conjunto de caracteres alfanuméricos.

• Lógico: O tipo lógico é utilizado para representar informações que só podem assumir dois valores. Exemplos: o valor verdadeiro (V) ou o valor falso (F), ligado/desligado, 1/0, alto/baixo, fechado/aberto.

Dentro de um algoritmo podemos encontrar basicamente duas classes diferentes dedados, os dados constantes e os variáveis.

Um dado é uma constante quando seu valor não se altera ao longo do tempo em que o algoritmo é executado, ou seja, permanece o mesmo desde o início até o final da execução. Já um dado que pode ter seu

valor alterado durante a execução do programa é tido como uma variável.

6.Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais

Quando uma expressão aritmética precisa ser avaliada num algoritmo, o analisador processa a expressão dando prioridade para certos operadores. As sub-expressões que contém estes operadores serão avaliadas primeiro e seu valor substituído pela sub-expressão inteira. A seguir a próxima sub-expressão na ordem é avaliada e assim por diante até que toda a expressão corresponda a um só valor. A ordem de prioridade na avaliação dos operadores numa expressão aritmética, está indicada abaixo:

1. Parênteses ()

2. Potenciação x ²

3. Multiplicação, Divisão ( /; *) na ordem que aparecer

4. Adição, Subtração (+;-) na ordem que aparecer

7.Características do ambiente de desenvolvimento C.

Dentre as características do ambiente de desenvolvimento C, as principais são:

- Portabilidade

- Geração de códigos executáveis compactos e rápidos

- Interação com o sistema operacional

- Facilidade de uso (através de ambientes como o Borland C++ 5.0)

- Linguagem estruturada

- Confiabilidade

- Simplicidade

8.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com