TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Algoritmos e Programação

Resenha: Algoritmos e Programação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/4/2013  •  Resenha  •  456 Palavras (2 Páginas)  •  262 Visualizações

Página 1 de 2

FACULDADES ANHANGUERA GUARULHOS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO – 1º ANO

ATPS: Algoritmos e Programação

Noção de Algoritmo

Algoritmo: sequência de passos a serem seguidos para a resolução de um problema.

Lógica de programação: coerência da racionalidade. Usada em todas as áreas.

Pseudolinguagem

A pseudolinguagem é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador.

Além disso, a pseudolinguagem não requer toda a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica dos algoritmos e não no formalismo da sua representação.

Na medida em que se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então a pseudolinguagem pode ser traduzida para uma linguagem de programação.

Estrutura de um programa

Um programa de computador é a formalização de um algoritmo em qualquer linguagem capaz de ser transformada em instruções que serão executadas por um computador gerando os resultados esperados.

Um programa contém basicamente as variáveis, as constantes, os operadores aritméticos, os operadores lógicos e os operadores de comparação.

Conceitos:

Variáveis: palavras utilizadas para representar o armazenamento de valores e, que se alteram.

Constantes: variáveis que não tem o valor alterado no decorrer do algoritmo.

Operadores aritméticos: +, -, /, *, div, mod, rad(x), pot(x, y).

Operadores lógicos: e, não, ou.

Operadores de comparação (relacionais): =, <, >, <=, >=, <>.

Declaração de variáveis:

Tipo primitivo: identificador variável.

Ex: inteiro: num1, num2;

real: nota1, nota2;

Entrada de dados:

Comando leia.

Ex: Leia (n1);

Leia (n2);

Saída de dados:

Comando escreva.

Ex: Escreva “O valor de n1 é:”, n1;

Processamento:

Tudo aquilo que queremos que o computador resolva.

Ex: Media(n1+n2+n3+n4) / 4;

Tipos primitivos para representação de dados e variáveis

O conceito para entender os tipos primitivos é a informação. Eles são divididos em 4 tipos:

Inteiro: todas as informações numéricas que pertença ao conjunto dos números

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com