TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alternativas de desenvolvimento sustentável

Ensaio: Alternativas de desenvolvimento sustentável. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/10/2013  •  Ensaio  •  1.206 Palavras (5 Páginas)  •  486 Visualizações

Página 1 de 5

Question 2

Notas: 1

Uma empresa é socialmente responsável quando inicia um processo de transformação na sua maneira de fazer negócio e incorpora, em seu planejamento estratégico, as demandas dos diversos públicos com os quais se relaciona. Dentre eles, estão fornecedores, consumidores, clientes, comunidade, meio ambiente, governos e sociedade, bem como acionistas e proprietários. Essa nova maneira de fazer negócio pressupõe o diálogo constante com as partes interessadas para prestação de contas. De acordo com QUESTIONÁRIO - Tentativa 2

Question 1

Notas: 1

O Aeroporto Internacional de São Francisco (SFO), nos EUA, está em fase final de reforma e planeja estar neutro de emissões de carbono até 2020. Em decorrência disso, algumas importantes mudanças vão acontecer: 1) redução do consumo de energia, por meio de equipamentos de iluminação ecoeficiente; 2) valorização da luz natural do sol para redução do uso de lâmpadas artificiais; 3) reciclagem de 90% dos materiais de construção e demolição originados das obras; 4) reciclagem e compostagem com restos de comida; 5) redução do desperdício por meio de "estações de hidratação" para reuso das garrafas de água dos usuários do aeroporto; 6) redução do consumo de água com instalação de novos encanamentos, possibilitando 40% menos água; 7) venda de alimentação verde pelos comerciantes de alimentos do aeroporto; 8) uso de materiais reciclados para fazer o piso e tintas de baixa emissão; 9) acesso por meio de passarela de pedestres para conectar os usuários com o sistema de metrô; 10) uso de biodiesel nos ônibus prestadores de serviço; 11) descontos para usuários que alugarem carros ecoeficientes; 12) aquisição de créditos de carbono pelos passageiros para neutralizar a emissão de suas viagens, pois os combustíveis das aeronaves são grandes causadores das emissões de gases de efeito estufa.

(Baseado em Ecycle: Conheça as inovações do aeroporto mais sustentável do mundo. Disponível em: http://www.ecycle.com.br/component/content/article/37-tecnologia-a-favor/350-conheca-as-inovacoes-do-aeroporto-mais-sustentavel-do-mundo.html. Acesso em: 18/04/2011).

A partir dos conhecimentos adquiridos pelo estudo do Capítulo 4 do Livro-texto e das informações acerca do Aeroporto Internacional de São Francisco, avalie as afirmativas a seguir.

I) A inovação parece ser a única alternativa para o desenvolvimento sustentável.

II) A sustentabilidade pode ser percebida como um modelo de negócios voltado para inovações sustentáveis nas dimensões organizacionais e humanas dentro e fora da empresa.

III) O desafio do SFO parece ser o atendimento às necessidades dos usuários e do planeta, frente às necessidades de mudanças globais.

IV) Nesse processo de adequação à nova ordem global, o SFO fortalecerá a imagem organizacional.

V) Provavelmente o SFO irá contribuir para a redução das emissões de gases de efeito estufa e buscará obter algum selo de certificação de sustentabilidade.

Estão corretas as afirmativas:

Escolher uma resposta.

a. II, IV e V, somente.

b. I, II e IV, somente

c. I, III, IV e V, somente.

d. Todas.

e. I, III e V, somente.

Question 2

Notas: 1

Uma empresa é socialmente responsável quando inicia um processo de transformação na sua maneira de fazer negócio e incorpora, em seu planejamento estratégico, as demandas dos diversos públicos com os quais se relaciona. Dentre eles, estão fornecedores, consumidores, clientes, comunidade, meio ambiente, governos e sociedade, bem como acionistas e proprietários. Essa nova maneira de fazer negócio pressupõe o diálogo constante com as partes interessadas para prestação de contas. De acordo com o presidente do Instituto Ethos, Ricardo Young, a empresa socialmente responsável precisa basear suas relações na ética e na transparência; estabelecer metas empresariais compatíveis com o desenvolvimento sustentável da sociedade, preservando recursos, respeitando a diversidade e promovendo a redução das desigualdades sociais. (http://www.correiodeuberlandia.com.br/texto/2008/09/30/32151/sustentabilidade_nos_negocios_e_res.html)

De acordo com o texto, é correto afirmar que:

Escolher uma resposta.

a. As empresas que buscam a sustentabilidade devem necessariamente envolver todos que as compõem direta ou indiretamente.

b. As empresas deixam de implantar programas de responsabilidade social devido aos investimentos necessários para a execução das ações, que nem sempre têm impacto para diminuir as desigualdades sociais.

c. As empresas deverão limitar os recursos a serem investidos em projetos de sustentabilidade que envolvam muitos públicos diferentes.

d. Há necessidade de as empresas elaborarem projetos embasados na sustentabilidade para ofuscar suas ações contrárias ao meio ambiente.

e. As empresas dispõem de capacidade limitada para implementar uma gestão participativa em busca da sustentabilidade.

Question 3

Notas: 1

São considerados ecossistemas os seguintes exemplos, EXCETO:

Escolher uma resposta.

a. O Rio Guaíba, em Porto Alegre.

b. O Pantanal mato-grossense.

c. Os manguezais no litoral pernambucano.

d. Uma aeronave brasileira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com