TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desenvolvimento de projeto arquitetônico, considerando o melhor do edifício alternativa para o local, onde a terra é e viabilidade econômica

Pesquisas Acadêmicas: Desenvolvimento de projeto arquitetônico, considerando o melhor do edifício alternativa para o local, onde a terra é e viabilidade econômica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2013  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.994 Palavras (8 Páginas)  •  528 Visualizações

Página 1 de 8

RELATÓRIO DE GEOLOGIA

INTRODUÇÃO

As atividades do homem têm relação direta com a Geologia, ciência que se dedica ao estudo de minerais, rochas, solos, petróleo e água. Por definição, a Geologia trata do estudo da composição, da estrutura e da evolução do planeta Terra, assim como dos processos que ocorrem no seu interior e na sua superfície. Dentre esses processos, destacam-se os terremotos, as atividades vulcânicas, a erosão de encostas, o assoreamento de rios, as enchentes e inundações, etc.

O principal segmento da geologia é a análise de solos envolvendo a avaliação de seus parâmetros químicos (concentração de metais e nutrientes, pH, etc.), físicos (compactação, umidade, etc.) e biológicos (microrganismos, etc.), os quais são um indicador para diagnosticar seu grau de fertilidade, sua capacidade de armazenar água, suas condições físicas, e demais parâmetros a fim de avaliar suas potencialidades e necessidades para um melhor aproveitamento.

A amostragem para a análise de solo é uma das etapas cruciais para a representatividade dos resultados. Existem diversos tipos de análises, e para cada uma delas uma forma adequada de amostragem. Um dos métodos para coleta de amostragem para a análise física é através da abertura de uma pequena trincheira, onde pode-se perceber a mudança de horizontes no solo. A coleta das amostras deve obedecer as profundidades de cada horizonte até o final da trincheira e o número de trincheiras será definido pela uniformidade da área. A amostragem para as análises físicas e químicas de caracterização do perfil do solo, também segue o princípio da amostragem para a análise física. Todos os solos, em sua fase sólida, contêm partículas de diferentes tamanhos e em proporções as mais variadas. A determinação do tamanho das partículas e suas respectivas porcentagens de ocorrência permitem obter a função distribuição de partículas do solo que é denominada distribuição granulométrica. Ela é obtida através do processo de peneiramento de uma amostra seca em estufa ou em clima ambiente, enquanto que, para siltes e argilas se utiliza à sedimentação dos sólidos no meio líquido. Para solos, que tem partículas tanto na fração grossa (areia e pedregulho) quanto na fração fina (silte e argila) se torna necessária a análise granulométrica conjunta.

A Geologia aplicada à Engenharia é a disciplina que emprega os conhecimentos geológicos para a solução de certos problemas de Engenharia Civil, principalmente nos setores de construção de rodovias/ferrovias, implantação de barragens, abertura de túneis e canais, obtenção de água subterrânea, projeto de fundações de obra, contenções de encosta, taludes, bermas, dentre outros. A Engenharia geotécnica tem como principal objetivo construir obras especiais visando contenções, fundações, taludes, muros de arrimo, e barragens. Nesses tipos de obras é de suma importância, conhecer as características, propriedades e comportamento dos materiais do subsolo. Através de mapas geológico-geotécnicos e geomorfológicos, sondagens nos locais de interesse e ensaios laboratoriais e de campo, o engenheiro geotécnico ou geólogo, pode analisar a situação de risco existente e propor alternativas de soluções para o problema em potencial. De modo geral, que cabe ao Geólogo fazer os levantamentos e toda investigação necessária para apresentar ao Engenheiro a natureza e situação (composição, propriedades, disposição, estruturas, etc.) dos terrenos sobre os quais serão construídas as obras. Cabendo ao Engenheiro civil projetar e construir todas as obras usando os levantamentos geológicos e solicitando, quando necessário, novos dados.

PROBLEMATIZAÇÃO

Elaboração de um projeto arquitetônico levando em consideração a melhor alternativa de edificação para a local onde o terreno se encontra, e a viabilidade econômica do mesmo.

OBJETIVOS

Geral:

• Elaborar galpões em um projeto arquitetônico que atenda ao cliente em seu empreendimento.

• Estudar quais as melhores opções de empreendimento no local para o sucesso do mesmo.

Específico:

• Coleta de substrato do terreno para posterior análise da textura, umidade e granulometria do solo. (a granulometria faz parte da textura)

JUSTIFICATIVA

O terreno possui área de 5000m2 e está localizado em uma região comercial privilegiada da cidade de Montes Claros-MG com grande fluxo de automóveis que corre em uma das laterais do lote. Levando em consideração esses privilégios de localização tem-se como a melhor opção de empreendimento galpões para fins comerciais

HIPÓTESE

Empreendimentos devem ser planejados antes de se iniciarem a sua execução, um dos passos primordiais para o sucesso do mesmo é localização deste. Questões como acesso físico, tráfego de pedestres, número de concorrentes no entorno e facilidade para estacionamento devem ser consideradas antes de decidir qual empreendimento iniciar no local. O terreno situado na Vila Nazaré localizado na quadra n°8 com área de 5000m2 de propriedade de Salvatori Spampinato (é esse mesmo o dono??) foi cedido para estudo da viabilidade de diferentes projetos arquitetônicos. O lote está localizado em uma esquina com lateralidade com a rua E e a avenida Dulce Sarmento. Ele se enquadra em duas categorias de Zoneamento, sendo a área paralela com a Avenida Dulce Sarmento Zona Comercial 2 (ZC-2), e a área paralela com a Rua E Zona Residencial 1 (ZR-1). Levando em consideração a legislação urbana da cidade de Montes Claros, optamos por projetar galpões para fins comerciais. Na área de ZR-1, seguimos o modelo/limite MA-5, onde permite a ocupação comercial e na ZC-2 projetamos seguindo o modelo/limite MA-9, que permite o comércio atacadista de pequeno e médio porte, comércio local e comércio principal. Assim, o projeto arquitetônico desenvolvido, visa a satisfação do cliente permitindo à ele escolher qual o empreendimento mais viável a ser implantado no terreno.

MATERIAIS E MÉTODOS

Pode subdividir o item em materiais (listagem) e méttodo (como foi feito)

• 1 Enxada;

• 1

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com