TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Altimetria

Exames: Altimetria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/3/2015  •  1.656 Palavras (7 Páginas)  •  799 Visualizações

Página 1 de 7

ALTIMETRIA

A altimetria representa uma técnica de determinação da altitude de uma aeronave por meio de um barômetro aneróide, pois os pilotos necessitam de informações permanentes sobre o seu nível de vôo e a topografia da rota, para a segurança do vôo.

A pressão exercida pela atmosfera sobre os corpos nela mergulhados depende da altura em que se encontram. A criação do barômetro aneróide deu origem ao altímetro, um instrumento capaz de associar os valores de pressão e as altitudes de vôo.

Por outro lado, o comportamento físico da atmosfera é bastante variável, o que já é suficiente para comprometer a utilização do altímetro como um medidor eficiente da altitude de vôo.

Com a finalidade de tornar o altímetro um instrumento eficiente para a navegação aérea, a OACI (ICAO) adotou, em 1952, para fins aeronáuticos, valores médios de alguns parâmetros meteorológicos. Essa padronização, dada ao conhecimento público em 1954, passou a ser conhecida por “Atmosfera Padrão ICAO” (ISA).

ATMOSFERA PADRÃO

A escolha de uma atmosfera padronizada não foi feita ao acaso, pois os parâmetros meteorológicos considerados, na verdade, correspondem a seus valores médios.

CARACTERÍSTICAS FUNDAMENTAIS

• Temperatura ao NMM 15°C

• Pressão ao NMM 1013,25 hPa

• Gradiente térmico vertical 2°C/1000 pés

• Densidade ao NMM 1,225 kg/m³

• Velocidade do som ao NMM 340 m/s

• Temperatura da tropopausa -56,5°C

• Latitude de referência 45°

• Composição gasosa 78% de N2, 21% de O2, e 1% de outros gases.

• Umidade e impurezas 0% de umidade e sem impurezas

• Lei física obedecida Lei dos Gases Perfeitos

CÁLCULO DA TEMPERATURA PADRÃO

Visando solucionar problemas altimétricos, se faz necessário identificar o valor da temperatura padrão em determinado nível de vôo. Para tanto, são necessários os seguintes dados:

Temperatura padrão ao NMM = 15°C.

Gradiente térmico vertical = 2°C/1.000 pés.

Nível de Vôo = FL

Por exemplo, para o FL180, a Temperatura Padrão = 15 – (2 x 180 / 10) = 15 – 36 =

–21°C.

Usando como base o exercício anterior, mudando apenas a sua temperatura para -11ºC chamamos essa mudança de ISA+10, pois a temperatura está 10ºC acima da ISA. Se a temperatura fosse de -26ºC, seria ISA-5.

ALTITUDE INDICADA

A altitude “indicada” significa o valor lido diretamente no altímetro da aeronave.

Quando ajustado em QNH, significa a distância que separa a aeronave do nível médio do mar; quando ajustado em QNE, representa a distância que separa a aeronave da superfície isobárica de 1013,2 hPa.

Representação dos níveis de referência de vôo.

ALTITUDE VERDADEIRA

A altitude verdadeira é a distância que separa a aeronave do nível médio do mar.

ALTITUDE–PRESSÃO

Altitude-pressão é a distância que separa uma aeronave da superfície de 1013,2 hPa. Por exemplo, voando ajustado em QNE, com o altímetro indicando 10.000 pés, na verdade a aeronave está a uma distância de 10.000 pés em relação à superfície isobárica de 1013,2 hPa, o que, em última análise, traduz o significado de "nível de vôo".

ALTURA

Corresponde à distância vertical entre a aeronave e o nível do solo. O termo “altura” também possui o significado de “altitude absoluta”.

ELEVAÇÃO

Corresponde à distância vertical entre o solo e o nível médio do mar.

ALTITUDE DENSIDADE

A Altitude densidade representa determinada altitude corrigida para os valores de densidade do ar. Uma aeronave, principalmente durante o pouso ou a decolagem, pode ter seu desempenho afetado quando a temperatura estiver acima do valor padrão. Graves acidentes já ocorreram por falta de atenção dos pilotos para esse problema. Devemos nos lembrar que as condições térmicas do meio ambiente podem, em determinado instante, ser diferentes dos valores padrões.

Em condições de ar "mais frio" que o padrão, as operações de pouso e decolagem serão beneficiadas, mas serão prejudicadas em ar "mais quente".

Calcular a altitude densidade de uma pista é muito fácil. Há duas maneiras: a primeira, mais direta, é feita pelo computador de navegação; a segunda, também muito simples, é calculada por meio de uma fórmula elementar cujos dados necessários são os seguintes:

• Elevação da pista (EP), em pés.

• Temperatura real ao nível da pista (TR), em graus Celsius.

• Temperatura padrão ao nível da pista (ISA), em graus Celsius.

AD = EP + 100 (TR-ISA)

Portanto, cada grau Celsius de temperatura da pista acima do valor padrão corresponde, em relação à densidade padrão, a cerca de 100 pés a mais na altitude pressão.

Exemplo 1:

EP = 3000’, TR = 40ºC.

ISA = 15 – (2 x 3000/1000) = 15 – 6 = 9 ºC

AD = 3000 + 100(40 – 9) = 3310’

Isso quer dizer que para a decolagem ou para o pouso você terá que considerar 3310ft, e não 3000ft.

CÁLCULO DA ALTITUDE VERDADEIRA

Na maioria das vezes, os pilotos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com