TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RELATÓRIO DE CAMPO DE ALTIMETRIA - TOPOGRAFIA

Projeto de pesquisa: RELATÓRIO DE CAMPO DE ALTIMETRIA - TOPOGRAFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/1/2015  •  Projeto de pesquisa  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  523 Visualizações

Página 1 de 2

RELATÓRIO DE CAMPO ALTIMETRIA - TOPOGRAFIA

Ana Beatriz Seixas

Danilo Moreira

Fábio Macedo

Henrique Granja

Ricardo Ferrari

Willian de Oliveira

Yanka Silva

Juazeiro – BA

1. INTRODUÇÃO

Podemos definir a altimetria como uma parte da topografia que tem como objetivo obter as diferenças de níveis visando conhecer o relevo em que se está fazendo o trabalho topográfico, Sendo está um complemento da planimetria.

Para se obter os dados altímetros utiliza-se o nivelamento, que basicamente é série de operações realizadas no campo. O nivelamento pode ser de diversos tipos, os mais comuns são: Nivelamento Geométrico (diferenças de níveis são determinadas com o emprego de instrumentos topográficos), Nivelamento Trigonométrico (Diferenças de níveis são obtidas pela resolução de triângulos), Barométrico (encontra-se as diferenças de níveis através da pressão barométrica).

Com a finalidade de conhecer um pouco mais sobre o nivelamento geométrico este relatório discute a aula de campo realizada na disciplina de topografia e geodesia, ministrada pela professora Thaís Azevedo.

2. MATERIAIS

Foram utilizados no levantamento os seguintes materiais:

a) Mira

b) Caderneta de Campo

c) Nível

d) Trena

3. METODOLOGIA (ADICIONAR FOTOS)

Seguiu-se as seguintes etapas:

a) Medidas preliminares

Inicialmente encontrou-se todos os pontos topográficos que já estavam marcados com piquetes e pontos importantes medindo a distâncias entre os mesmos, depois de encontra-los estabeleceu-se uma cota arbitrária de 50m e mediu-se também a altitude do ponto inicial (h0 = 399 m).

b) Instalação do aparelho

Colocou-se o tripé o mais nivelado possível, colocando o mesmo no piquete 1,após isso foi colocado aparelho sobre o tripé, Se fazia necessário o nivelamento do mesmo logo fixou-se as duas pernas e ajustava-se a terceira para termo a melhor posição possível verificando também o nível bolha que existe no aparelho.

c) Obtenção dos dados

Após todo o procedimento anterior, posicionou-se a mira no ponto 0 e a partir do aparelho no ponto 1 visualizou-se a leitura de ré (ponto 0), depois visualizou-se a leitura de vante, assim por diante foi feito todo o nivelamento seguindo o esquema abaixo. Lembrando que em alguns pontos foi necessário modificar o aparelho de lugar logo se faz necessário fazer a amarração dos pontos.

4. RESULTADOS

Os resultados do nivelamento foram os seguintes:

ESTAÇÃO LEITURA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com