TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alumínio

Tese: Alumínio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  Tese  •  504 Palavras (3 Páginas)  •  123 Visualizações

Página 1 de 3

Alumínio

Metal Não ferroso mais produzido no mundo devido a suas excelentes propriedades, apresenta baixa peso especifico, grande capacidade condutiva, elevada resistência a corrosão, facilidade de usinagem e de fácil reciclagem.

Descoberto em 1809 por Sir Humphrey Davy, porém somente em 1886 foram desenvolvidos processos industriais para sua redução, esse processo eletrolítico reduz a Alumina em Alumínio. É um metal de grande abundancia na crosta terrestre, atualmente o procedimento utilizado para sua redução chama-se Hall-Héroult e consome em média brasileira 14,8 kWh Cc para produzir 1 quilo de alumínio.

Em abundancia na crosta terrestre na forma de Óxido de Alumínio ( 〖Al〗_2 O_3), suas reservas são quase ilimitadas. Bauxita como minério industrial mais importante apresenta em média 35% à 45% de teor de óxido de alumínio.

Sua obtenção pode ser divida em três etapas: Mineração, Refinaria e Redução. O processo químico mais utilizado é denominado BAYER, consiste em dissolver a Alumina em soda cáustica e posteriormente filtrar para retirar todo material sólido, concentrando o filtrado para a cristalização da Alumina, os cristais são secados e calcinados para eliminar a água, restando o um pó branco de alumina pura que é enviado para redução através de eletrolise, como citado anteriormente pelo processo de Hall-Héroult .

Desde a entrada do minério até a saída do produto consistem os processos de: moagem, digestão, filtração/evaporação, precipitação e calcinação.

No processo de eletrolise a alumina é carregada de forma controlada em um eletrólito fundido, formada por sais de Criolita e Flureto de alumínio, a passagem de uma corrente elétrica na célula promove a redução da alumina. Através de decantação o material metálico no fundo da célula e a liberação de oxigênio reagem com o ânodo de carbono, formando o dióxido de carbono.

São necessários aproximadamente 5kg de Bauxita para obtenção de 2kg de alumina para se obter 1kg de aluminio primário.

O aço pode ser substituído pelo alumínio.

Identificando a utilização, métodos e processos que se aplicam a determinado produto a viabilidade do alumínio no lugar do aço pode ser considerada, como exemplo podemos utilizar o indústria automobilística;

Características como alto ponto de fusão, podem ser decisivos na decisão sobre a utilização do aço, tendo em vista que a viabilidade de utilizar ligas de alumínio podem encarecer demais o projeto.

Produtos obtidos através da BAUXITA.

Materiais refratários, alumínio, abrasivos, cerâmicas, cimento.

Substancias Inorgânicas:

Hidróxido de alumínio Al(OH)3 - BASE

Óxidos de alumínio Al2O3 - OXIDO

Sulfato de alumínio Al2(SO4)3 ou Al2S3O12, - BASE

Cloreto de alumínio AlCl3 - SAIS

Dióxido de Hidrogênio - H2O – BASE

Sulfato duplo de Alumínio- KAl(SO4)2 –BASE

Aplicação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com