TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alvenaria Ecologica

Monografias: Alvenaria Ecologica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  2.277 Palavras (10 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 10

ALVENARIA ECOLÓGICA E A PRODUÇÃO/UTILIZAÇÃO DE TIJOLOS ECOLÓGICOS

Elizeu dos Santos

Maicon E. G. Tolfo

Welinson P. Oleiniczak

Eliane Reis

RESUMO

Nos últimos anos o meio ambiente tem sofrido constantes agressões e isto implica diretamente em graves danos ao ambiente construído. Com a intenção de controlar e/ou diminuir tais prejuízos o homem estuda formas de utilizar com eficiência os recursos naturais, bem como os materiais de construção produzidos. Dentro desta perspectiva o setor da construção civil estimula o emprego de alvenaria racionalizada, para diminuir os resíduos de construção, melhorar as condições de limpeza/organização no canteiro de obras, treinarem a mão de mão de obra e fazer o planejamento prévio. Os pesquisadores da área de sustentabilidade estudam e incentivam sistemas construtivos e materiais que possam consumir pouca energia em sua produção, a fim de serem menos impactantes à natureza. Um exemplo são as construções com solo, realizadas a partir de paredes monolíticas, blocos e tijolos de solo-cimento.

Palavras-chave: Solo-cimento, Alvenaria racionalizada, Sustentabilidade, Sistema Construtivo.

ABSTRACT

In recent years the environment has suffered constant attacks and directly implies that in severe damage to the built environment. In an attempt to control and / or reduce such damage man studying ways to efficiently utilize natural resources and building materials produced. Within this perspective, the construction industry encourages the use of masonry rationalized to reduce construction waste, improve cleaning / organization at the jobsite, training the hand of labor, and do the planning. Researchers in the field of sustainability, encourage study and construction systems and materials that can consume little energy to produce, in order to be less impactful to nature. An example are the buildings with soil, made from monolithic walls, bricks and blocks of soil-cement

Keywords: Soil- Cement, Mansory Rationalized, Sustainability, Building System. 

1 INTRODUÇÃO

Ao longo dos tempos a humanidade tem desenvolvido distintas formas de se abrigar. Isto foi possível, a partir do momento em que o homem passou a usar sua habilidade para manusear os diferentes tipos de materiais disponíveis no meio ambiente em seu benefício. Muitas dessas criações foram executadas pelas próprias mãos de seus donos, e utilizadas para trazer segurança e abrigar sua família e os membros da sua comunidade (KENNEDY, 2004).

A execução de construções empregando o solo como um material é um exemplo desse tipo de comportamento. O homem utiliza o solo como material de construção desde o início das civilizações por ser de fácil manuseio e com grande disponibilidade. As construções com terra são muito encontradas em lugares de clima quente-árido e até hoje mais de um terço da população mundial vive em casas construídas com solo (MINKE, 2009).

No passado, a terra não foi utilizada apenas para erguer casas. O homem usufruiu desse material para levantar outros tipos de construções como: o templo de Ramisses II (Egito), a Cidadela de Bam (Irã), a Cidade Fortificada de Draa Valley (Marrocos) e a Muralha da China (China), (MINKE, 2009).

Atualmente, a empresas de pequeno porte, no Brasil, investem na ideia de construir com solo-cimento. Esta iniciativa contribui para diminuir os impactos no ambiente construído, incentivar a produção de blocos e tijolos além da comercialização em grande quantidade para execução de casas de médio e alto padrão. Contudo, os profissionais que trabalham com projeto arquitetônico não possuem domínio de projeto quando se trata de edificações executadas com blocos de solo-cimento e assim tomam por base o método de projeto utilizado nas construções convencionais.

Tendo em vista tal problema, este trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade técnica de alvenaria ecológica com blocos de solo-cimento para edificações de médio porte através dos critérios de desempenho estabelecidos pela norma NBR 15575 (ABNT,2010) bem como o método mais adequado de construção para aplicar a racionalização construtiva.

2 METODOLOGIA

A metodologia aplicada neste trabalho foi à pesquisa bibliográfica em periódicos, dissertações e artigos que elucidam a respeito da execução de alvenaria com blocos de solo-cimento e os critérios de desempenho exigidos pela norma NBR 15575 (ABNT, 2010) que trata do dos sistemas de vedações verticais externas e internas. Além de entrevista com o Engenheiro Responsável da BSEco, Julio

3 RESULTADOS

3.1 Os benefícios da alvenaria ecológica

Segundo Conde (2001), a introdução de princípios de racionalização no processo construtivo relaciona-se com a adoção de medidas padronizadas de componentes, coordenação dimensional dos materiais, simplificação de operações. A autora comenta também que desta maneira, ocorrem grandes reduções de custo e o aumento da produtividade.

Os princípios da racionalização construtiva proporcionam uma aplicação adequada de todos os recursos envolvidos no processo de produção, através de adequação tecnológica e da mudança organizacional dos processos tradicionais de construção.

Neste contexto, o sistema de vedação deve ser priorizado, pois estará relacionado diretamente aos demais subsistemas, como esquadrias, revestimentos, impermeabilização, instalações hidro sanitárias e elétricas e todos esses serviços, quando somados, representaram uma parcela significativa do custo da obra (SILVA et al., 2006).

Devido a falta de atenção com o subsistema de vedação vertical, não ocorrem as precauções necessárias com as outras importantes funções pertinentes à vedação . Assim, ao longo do tempo, há o comprometimento integral da edificação, ocasionando, com isso, sérios problemas de manifestações patológicas, especialmente nas interfaces com outros subsistemas construtivos (SILVA et al., 2002)

No que se refere especificamente à racionalização do sistema de vedação com blocos de solo-cimento, Morales e Tristão (2008) afirmam que o controle de qualidade é faz necessário para um bom desempenho do material. Os autores comentam também que o acompanhamento técnico em todas as etapas de desenvolvimento do produto e da aquisição de matéria prima, pode contribuir no desempenho da mercadoria a ser comercializada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com