TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Sacolas Ecológicas

Artigos Científicos: Sacolas Ecológicas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/5/2013  •  908 Palavras (4 Páginas)  •  504 Visualizações

Página 1 de 4

I – Resumo Executivo e Sumário

Em 19 de maio, foi sancionada pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab a lei municipal nº 15.374, que proíbe a distribuição e venda de sacolas plásticas; A mesma entrará em vigor a partir de 1° de Janeiro de 2012. Assim estabelecimentos comerciais tem a obrigação de estimular o uso de sacolas reutilizáveis.

Nosso grupo optou pela criação de sacolas de pano resistentes, com um diferencial, nela terá vários compartimentos adaptados às mercadorias, de forma padrão e organizada.

As sacolas plásticas utilizadas no comércio são bastante práticas, mas, o seu uso generalizado, aos bilhões de unidades, vem trazendo sérios transtornos ao meio ambiente, pois, o seu tempo de degradação leva dezenas de anos e, são praticamente impossíveis de serem recicladas. A saída é buscar alternativas e parar de contribuir com a degradação ao meio ambiente fazendo a sua parte e reduzindo a sua “pegada” ecológica.

O produto escolhido entrou no mercado recentemente, e ainda necessita de melhoras. Além de contribuir para o meio ambiente podemos transforma-la em sacolas para uso geral e de acordo com a necessidade de cada consumidor. Torna-la bonita, útil, prática, multiuso e completa.

II – Situação Atual de Marketing

O marketing referente às sacolas ecológicas está atualmente se elevando, porém ainda não está no nível almejado. Embora a sustentabilidade esteja em alta, as Eco Bag’s estão em pouco uso, pois poucas pessoal sabem o sentido de usa-la ao invés de sacolas plástica, julgam as sacolas ecológicas pela aparência e chegam a acha-las pouco práticas. Há pouco investimento nelas, e pouca divulgação da sua necessidade.

III – Análise de oportunidade e questões

Oportunidades – Com a lei entrando em vigor, sacolas resistentes e ecologicamente corretas passarão a não ser mais apenas um conforto, mas sim uma necessidade.

Ameaças - Com a entrada em vigor da Lei Municipal, poderá haver conflito pois a mesma viabiliza a possibilidade de compra de sacolas biodegradáveis, feitas de materiais que não sejam à base de petróleo. Além disso, o projeto sofre críticas quanto à tramitação da sua proposta na Câmara, tendo em vista que foi aprovado sem análise da comissão parlamentar com isto há questionamentos quanto a sua constitucionalidade.

Fraquezas - O curto prazo oferecido pela norma municipal para adaptação da sociedade para lidar com a vida cotidiana, sem o uso das sacolas plásticas, poderá refletir em aumento dos custos rotineiros dos consumidores, causando desconforto na sociedade. A grande maioria dos consumidores que possuem automóveis opta por caixas de papelão fornecidas nos supermercados.

Forças – Sacolas biodegradáveis são geralmente pequenas, e não possuem resistência. Consumidores poderão adquirir sacolas organizadas e personalizadas, prezando pela qualidade e bem estar, e sem se esquecer que o mundo esta se tornando cada vez mais preocupado com a sustentabilidade.

Eco Bag’s podem se tornar a sensação do momento se for bem associada a moda e a sustentabilidade, porém precisam ser práticas e multiuso, é necessário que sirvam para todos os momentos, todos os tipos de compras: grandes ou pequenas, de roupa, de sapato ou mercado. Se não for bem divulgada e abrangida pode cair no esquecimento, por isso a ideia deve ser fixada e associada a moda e a sustentabilidade unidos.

IV – Objetivos

A nossa pretensão é fazer com que sacolas ecológicas sirvam para todos os momentos, sendo prática, bonita e indispensável para nossos clientes. Almejamos alcançar todos os públicos, dos mais novos aos mais velhos, dos que tem menos poder aquisitivo ao que tem maior poder.

Com isso podemos obter lucros, pelo menos, cinco vezes maior do que o lucro já alcançado nesta área de comercialização.

V – Estratégia de Marketing

Alterar o visual de uma sacola básica transforma-la em uma sacola que atenda a todos os perfis de consumidores. Ela

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com