TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiental: Coleta Seletiva De Material Reciclável; Programa De Arborização; Limpeza De Margens De Rios E Lagos.

Por:   •  20/8/2013  •  2.167 Palavras (9 Páginas)  •  540 Visualizações

Página 1 de 9

lg_logo_anhanguera_nova

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

ATPS – ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO

Disciplina: Ética e Relações Humanas no Trabalho

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Tutora a distância: Ingrid Caroline Barbosa

Elisângela Marinho Leal – RA: 420408

Marina Angélica Araújo Oliveira – RA: 435831

Raimundo José Gazar de Souza – RA: 408803

Tônia Cristina Bittencourt de Mello – RA: 406583

Zaádria Silva Deiró – RA: 406365

SALVADOR/BA

2013

ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO

Para iniciarmos qualquer abordagem no campo da ética empresarial é imprescindível termos bem nítido o conceito de ética e as diferentes visões que a perfazem, englobando desde as definições mais restritas, que destaca o aspecto comportamental até a mais extensa, que considera inúmeros enfoques. Segundo Moreira, a ética como parte da filosofia, é o estudo das avaliações do ser humano com relação à própria conduta e a ao comportamento alheio. Avaliações que estão sob a ótica do bem e do mal, de acordo com o critério que geralmente é ditado pela moral. A ética como sendo um conjunto de atitudes e comportamentos que respeitam o entendimento geral do bem e da moral, prima acima de tudo pela transparência e exalta a verdade, seja em âmbito pessoal, ou profissional.

A postura ética faz-se presente em todos os contextos em que há um relacionamento, uma troca, onde é exigida moralidade dos atos de maneira natural, sem malícia, sem maldade, sem segundas intenções, sendo cada um responsável por seus próprios atos.

Na esfera empresarial o desafio de preservar e desenvolver a consciência ética nos quadros humanos da organização é condição básica de garantia da excelência da imagem institucional. Traduzindo o compromisso ético em execuções objetivas que atendam as demandas emergenciais num cenário onde as disparidades e injustiças sociais são gritantes.

A ética configura a união de um sujeito e seus valores, ou seja, um conjunto do agente moral e suas virtudes éticas, intrinsecamente ligadas. Conforme Francisco Gomes de Matos a ética entendida como ciência do bem comum aciona vários quesitos, como a preservação da dignidade humana, a liberdade de escolha, a igualdade de oportunidades, o respeito aos direitos humanos. A sustentabilidade de um grupo depende basicamente da consciência ética em face da cultura organizacional, dos valores que presidem e orientam as relações sociais, as verdades comuns e o bem-estar oriundo do espírito solidário e altruísta.

É evidente que existe uma tensão perene entre os chamados “valores universais” e os valores cultivados por cada um dos indivíduos. Daí surge a necessidade de uma cautelosa reflexão a respeito da conduta humana na busca de uma teoria que preencha satisfatoriamente o complexo quesito ética. Uma reflexão apurada sobre ética, além estabelecer conceitos sobre o comportamento moral dos seres humanos, pode ser entendida a partir do seguinte princípio: toda decisão que implicar danos ou prejuízos diversos aos outros compreende uma postura isenta de ética.

A ética empresarial constitui-se a partir de deliberações, em função da análise das situações, das circunstâncias, dos propósitos, da razão, dos resultados previsíveis, dos prognósticos e dos fatores condicionantes. Elas têm como fundamentos níveis elevados de incertezas, flexibilizações e análises de risco. Responsabilizando-se por seus atos, o líder transforma a ética em diferencial não apenas para si, mas, sobretudo, para a empresa diante de “juízes” cada vez mais exigentes, ou seja, a sociedade contemporânea. As organizações que se antecipam, incorporando decisões éticas, apresentam destaque em todos os segmentos da vida associativa por uma simples razão: conseguem fidelizar clientes.

Condicionar o agir humano aos valores morais e virtudes compatíveis a ética implicará em interações sociais saudáveis e duradouras independente dos códigos que regem determinadas culturas. Agir corretamente não é apenas uma questão de consciência, é um dos fatores essências para ter uma carreira longa e respeitada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com