TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AÇÃO INTERSETORIAL NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COLETA SELETIVA

Trabalho Universitário: AÇÃO INTERSETORIAL NAS AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA COLETA SELETIVA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2013  •  8.553 Palavras (35 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 35

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem como propósito dissertar de forma clara e objetiva sobre o tema Ação Intersetorial nas Ações de Educação Ambiental na Coleta Seletiva. Após anos de transformações, a sociedade brasileira, vivencia momentos de mudanças em vários conceitos.

O lixo é responsável por um dos mais graves problemas ambientais de nosso tempo. Seu volume principalmente nos grandes centros urbanos é enorme e vem aumentando intensa e progressivamente, atingindo quantidades impressionantes. Na maior parte dos municípios brasileiros (cerca de 76% deles), o lixo é simplesmente jogado no solo, sem qualquer cuidado, formando os lixões, altamente prejudiciais à saúde pública.

As consequências da disposição inadequada do lixo no meio ambiente são a proliferação de vetores de doenças, a contaminação de lençóis subterrâneos e do solo pelo chorume (líquido escuro, altamente tóxico, formado na decomposição dos resíduos orgânicos do lixo) e a poluição do ar, causada pela fumaça proveniente da queima espontânea do lixo exposto.

A coleta seletiva de lixo é de extrema importância para a sociedade e consiste na separação previa de materiais recicláveis, que seriam descartados juntamente com os resíduos comuns. Essa separação possibilita um maior aproveitamento dos materiais, que serão reutilizados por indústrias para a fabricação de matéria-prima ou até mesmo de outros produtos. Os principais materiais recicláveis são os papéis, vidros, plásticos e metais.

A separação pode ser feita por um cidadão sozinho ou organizada em comunidades: condomínios, empresas, escolas, cidades, etc. Além de gerar renda para milhões de pessoas e economia para as empresas, também significa uma grande vantagem para o meio ambiente, uma vez que diminui a poluição dos solos e rios.

Dessa maneira possibilitamos o maior aproveitamento do resíduo, que antes era descartado e como consequência do seu não aproveitamento aumentaria a quantidade de lixo causando grandes problemas ambientais.

Esse trabalho tem o objetivo de informar sobre coleta seletiva, a metodologia que pode ser utilizada, as ações de educação e saúde com base na ocorrência desta categoria no Trabalho de Conclusão de Curso de graduação.

Em termos de metodologia optou-se trabalhar através dos métodos bibliográfico. Serão abordados aspectos teóricos gerais do tema, buscando pesquisas para obter novas informações que possibilitem e facilitem o entendimento dos conceitos a serem utilizados e suas relações com os objetivos citados.

CAPÍTULO 1 - EVOLUÇÃO AMBIENTAL

Nosso país chegou ao início do séc. XXI com uma população estimada de 170 milhões de habitantes e taxa de crescimento demográfico em torno de 1,4% ao ano. População esta que vem se concentrando nas áreas urbanas devido a fatores como a migração interna, mecanização da agricultura, processos de industrialização, busca de oportunidade de emprego e qualidade de vida (GOMES, 2009).

Com a progressiva urbanização dos países em desenvolvimento, fenômeno no qual o Brasil se insere, pode-se verificar o crescente aumento da produção de lixo e o acentuado problema em relação à disposição, destinação e tratamento desses resíduos sólidos (GOMES, 2009).

Segundo a Associação Brasileira de Normas Técnicas, através da NBR 10004:2004, elaborada pela Comissão Temporária de Resíduos Sólidos, os resíduos sólidos são classificados por suas características. Assim são considerados os resíduos em estado sólido e semissólido, aqueles relativos ao resultado do conjunto de atos realizados em ações de origem industrial, doméstica, hospitalar, comercial, agrícola, de serviços ou, ainda, de varrição (GOMES, 2009).

A luta pela conservação do meio ambiente e a própria sobrevivência do ser humano no planeta, está diretamente relacionada com a questão do lixo urbano. A problemática do lixo, se agravada, entre outros fatores, pelo acentuado crescimento demográfico, especialmente nos centros urbanos, resultantes do êxodo rural e da falta de um planejamento familiar, por isso abordaremos nesse trabalho o assunto sobre a coleta seletiva.

Fala-se muito a respeito de meio ambiente atualmente. Porém, poucos sabem, na prática, que importância tem. Para Sato (2003, p. 21):

“Meio ambiente é o meio (ou lugar) onde todo ser vivo habita, seja uma árvore ou o homem. A árvore precisa do solo e clima ideais de seu meio ambiente para que possa se desenvolver. Quando se trata do ser humano, seu meio ambiente é onde ele habita, trabalha, estuda, etc”.

As transformações provocadas pelo homem no meio ambiente trazem, muitas vezes, repercussões negativas. Estas, em geral, estão associadas à falta de informações sobre a importância do meio ambiente para uma vida qualitativamente saudável, e sobre as implicações que podem advir de um desequilíbrio nos ecossistemas. A educação em seu caráter interdisciplinar constitui-se um componente para o alcance de um desenvolvimento sustentável.

Os recursos que o meio ambiente nos proporcionam estão sendo mal utilizados, como mostra Duke Energ (2002, p.38):

a) Água – sendo essencial à vida, constitui um dos bens mais preciosos à disposição da humanidade, mas a contaminação da água é uma das maiores preocupações ambientais e somos nós mesmos que acabamos prejudicando-a;

b) Ar – a qualidade do ar hoje está descartada, pois com o aumento das indústrias que funcionam sem licença ambiental e com muitos veículos nas ruas, a poluição no ar cresceu, prejudicando não só o meio ambiente, como causando danos a saúde das pessoas;

c) Solo – considerado um organismo complexo, repleto de seres vivos e de substâncias minerais em constante interação e interdependência, o solo tem que ser tratado com cuidado no manejo de substancias poluentes, sendo os odores, os gases tóxicos, chorume, fauna nociva, além do quase inevitável impacto visual negativo.

Os princípios básicos que propõem minimizar os riscos potenciais, gerados pela destinação dos resíduos sólidos, norteiam-se na redução, reutilização e reciclagem desses resíduos, principalmente nos centros urbanos, áreas densamente povoadas que, frequentemente, concentram graves problemas relacionados à disposição do lixo no solo, por exemplo. E, além disso,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (59.5 Kb)  
Continuar por mais 34 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com