TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Econômico Global

Trabalho Escolar: Ambiente Econômico Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/8/2013  •  2.355 Palavras (10 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 10

 Exercício 1:

Considere, a respeito da globalização, as seguintes afirmativas:

I - Apenas acordos comerciais mais justos não resolvem todos os efeitos negativos causados pela globalização.

II - A abertura unilateral dos países desenvolvidos também não soluciona os problemas causados pela instabilidade advinda da globalização, já que os trabalhadores dos países em desenvolvimento não têm as mesmas facilidades que os dos países desenvolvidos.

III - O modelo globalizador implica na existência de perdedores e entende que o livre comércio, embora traga riquezas para o país como um todo, acaba por parar na mão de poucos, criando economias ricas habitadas por povos pobres.

A) Apenas a I está incorreta.

B) Apenas a II está incorreta;

C) Estão incorretas apenas II e III;

D) Estão incorretas apenas I e II;

E) Estão corretas I, II e III.

JUSTIFICATIVA – Tratando-se em efeitos negativos causados pela globalização, todas as três alternativas são verdadeiras, pois os países em desenvolvimento acabam por não usufruir de todas as vantagens da globalização por serem mais pobres que os países desenvolvidos, aumentando a distancia entre países pobres e ricos. Por exemplo, países pobres recebem investimentos de multinacionais e acabam por se tornar dependentes de capital estrangeiro. E por outro lado, qualquer instabilidade financeira, econômica ou social, faz com que os investidores estrangeiros retirem milhões de dólares de repente. Outro exemplo é que a geração de desemprego nas nações em desenvolvimento aumenta, já que a globalização exige mão-de-obra qualificada, e países pobres em educação não geram qualificação adequada que acompanhe essas mudanças.

 Exercício 2

Sabe-se que nos anos 1990 uma série de reformas foram recomendadas para os países da América Latina. Essas reformas passaram a ser conhecidas como medidas preconizadas pelo Consenso de Washington. Podemos destacar entre elas:

I. a estatização dos setores produtivos e a desvalorização cambial competitiva

II. a privatização de empresas estatais e a redução dos gastos sociais do governo

III. o fortalecimento de políticas de crescimento, mesmo que às custas de taxas de inflação altas

A) apenas a afirmação I está correta

B) apenas a afirmação II está correta

C) apenas a afirmação III está correta

D) as afirmações I e II estão corretas

E) as afirmações II e III estão corretas

JUSTIFICATVA - As medidas preconizadas pelo Consenso de Washington são dez, sendo elas: disciplina fiscal, redução dos gastos públicos, reforma tributária, juros de mercado, câmbio de mercado, abertura comercial, investimento estrangeiro direto (com eliminação de restrições), privatização das estatais, desregulamentação, direito a propriedade intelectual. Portanto a afirmativa 2 é a correta, visto que entre as dez regras medidas estão a privatização de empresas estatais e a redução dos gastos sociais do governo.

 Exercício 3

No que diz respeito à interpretação sócio-econômica, o termo “globalização” está relacionado:

I - À atuação das empresas multinacionais e à internacionalização da economia mundial.

II – Aos processos de produção cada vez mais rápidos e dinâmicos, bem como a repartição internacional das etapas da produção entre diferentes países.

III – A diminuição da concorrência nos mercados internacionais, bem como a defesa das economias nacionais da ação predatória do comércio internacional.

A) apenas a afirmação I está correta

B) apenas a afirmação II está correta

C) apenas a afirmação III está correta

D) as afirmações I e II estão corretas

E) as afirmações II e III estão corretas

JUSTIFICATIVA – As afirmações 1 e 2 estão corretas, pois sabendo que a globalização surgiu da integração econômica, social, cultural e política entre os mais diferentes países, é possível afirmar que a atuação das empresas multinacionais e a internacionalização da economia mundial está totalmente relacionado a globalização, pois criou oportunidades, através da evolução do meio de transportes e telecomunicações, de diminuir a distância entre as nações, fazendo com que as noticias cheguem instantaneamente aos quatros cantos do mundo, facilitando assim que as empresas se tornem multinacionais, ou seja, atuem em tantos países quanto puderem. O que nos leva a segunda afirmação, que fez com que esse encurtamento da distancia, resultado das novas tecnologias da era da globalização, tornasse os processos de produção cada vez mais rápidos, ao serem divididas entre os países as etapas de produção que sejam mais eficientes.Por outro lado, a afirmativa 3 está incorreta, pois com a globalização a concorrência mundial aumenta, pois é possível atender a demanda do mundo todo.

 Exercício 4

No processo que está sendo denominado de globalização, percebe-se uma divisão clara entre países centrais e periféricos, respectivamente países desenvolvidos e em desenvolvimento. Os primeiros podem ser chamados de globalizadores e, os segundos, de globalizados. Sendo assim, podemos afirmar que:

A) Globalizadores são os países com baixa tecnologia e com grande poder de decisão política

B) Os países globalizados conseguem assimilar a nova tecnologia e possuem as multinacionais mais avançadas

C) Os países globalizadores geram ciclos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com