TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ambiente Econômico Global

Artigo: Ambiente Econômico Global. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/5/2013  •  1.140 Palavras (5 Páginas)  •  722 Visualizações

Página 1 de 5

8- (CONT-06 QUEST-05) Constitui objetivo da Organização Mundial do Comércio

A- Fornecer recursos monetários para incentivar o desenvolvimento econômico

B- Permitir a criação de zonas de comércio

C- Facilitar o empréstimo monetário internacional

D- Solucionar controvérsias sobre tarifas do comercio internacional

E- Apresentar alternativas diplomáticas aos impasses sobre o mercado de trabalho internacional

JUSTIFICATIVA: Seu objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social.

9- (CONT-06 QUEST-01) Hoje, aproximadamente 150 países membros participam na composição do capital do Banco Mundial. O valor da cota e o direito de voto são determinados a partir do nível de participação no mercado mundial. O principal acionista é os Estados Unidos, fato que lhe concede o poder de veto em todas as decisões. Assinale a alternativa incorreta quanto ao FMI e o Banco Mundial:

A- O FMI e o Banco Mundial foram criados na década de 1980 quando ocorreu a crise dos juros nos Estados Unidos

B- O FMI e o Banco Mundial foram criados a partir da Conferência de Bretton Woods

C- Quando foi criado o papel do FMI era fornecer recursos para os países que apresentavam déficits externos

D- Durante a década de 1970 o FMI e o Banco Mundial perderam sua importância estratégica

E- A partir da década de 1970 o FMI passou a ser uma espécie de pronto-socorro dos países em dificuldades econômicas

JUSTIFICATIVA: O banco Mundial e o FMI foram Criados antes de 1980 e o motivo de sua criação não foi a crise dos juros nos Estados Unidos.

10- (CONT-06 QUEST-02) Em 24 de outubro de 1985, chefes de Estado, reunidos em Nova Yorque, comemoraram o 50° aniversário da Organização das Nações Unidas - ONU. Sobre a ONU é possível afirmar

A- É a entidade diretamente responsável pela descolonização da América e da África.

B- É diretamente responsável pelo fim da Guerra Fria entre o mundo capitalista e o mundo comunista.

C- É uma associação dos países do Ocidente para o enfrentamento com os países do Oriente.

D- É uma força internacional acima das nações, na defesa da paz mundial, dos direitos do homem e da igualdade dos povos.

E- É a mesma Liga das Nações, vigente durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, agora rebatizada com um novo nome.

JUSTIFICATIVA: é uma organização internacional cujo objetivo declarado é facilitar a cooperação em matéria de direito internacional, segurança internacional, desenvolvimento econômico, progresso social, direitos humanos e a realização da paz mundial.

10- (CONT-06 QUEST-04) A Conferência de Bretton Woods (1944), realizada no ocaso da Segunda Guerra Mundial, é considerada um marco na história do Direito Internacional no século XX porque:

A- Estabeleceu as bases do sistema econômico e financeiro internacional, por meio da criação do Banco Mundial – BIRD, do Fundo Monetário Internacional – FMI e do Acordo Geral de Tarifas Aduaneiras e Comércio – GATT

B- Inaugurou uma nova etapa na cooperação política internacional ao extinguir a Liga das Nações e transferir a Corte Internacional de justiça para estrutura da então recém-criada Organização das Nações Unidas - ONU

C- Criou o sistema internacional de proteção aos direitos humanos, a partir da adoção da Declaração Universal dos Direitos Humanos, do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e do Pacto Internacional de Direitos Econômicos, Sociais e Culturais.

D- Criou o Tribunal de Nuremberg, corte ad hoc responsável pelo julgamento dos principais comandantes nazistas e seus colaboradores diretos pelos crimes de guerra cometidos durante a Segunda Guerra Mundial.

E- Estabeleceu as diretrizes para a globalização econômica, pois a expansão do comércio na economia do pós-guerra permitia que os bens produzidos pudessem ser comercializados em todo o planeta.

JUSTIFICATIVA: Por uma cooperação monetária global, afim de assegurar estabilidade financeira, e facilitar o comércio internacional e desenvolvimento econômico sustentável, além de reduzir a pobreza.

11- (CONT-06 QUEST-07) Considere as afirmações abaixo e assinale a alternativa correta

I. A UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura é uma organização internacional especializada, sem vinculação à ONU. Foi criada na Conferência de Londres em 1945, tem, dentre outras, a função de lutar para que sejam respeitados os direitos do Homem, as liberdades fundamentais e a justiça e está sediada em Genebra.

II. O FMI – Fundo Monetário Internacional é um organismo internacional criado em 1944, com sede em Washington, e tem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com