TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ana Claudia

Pesquisas Acadêmicas: Ana Claudia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/1/2015  •  2.995 Palavras (12 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 12

ESTADO DE MATO GROSSO

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO

PROFUNCIONÁRIO

ANA CLAUDIA DA SILVA

RELAÇÕES INTERPESSOAIS ABORDAGEM EM PSICOLÓGIA

NOVO SÃO JOAQUIM, JUNHO DE 2013.

AUTO AVALIAÇÃO

Estou gostando muito das aulas, porque a professora Catarina usa vários métodos para chamar a nossa atenção, além de ser muito afetiva com cada um de nós. Passa mensagens que aumenta nossa auto-estima.

Os alunos vêm se mostrando muito interessados.

Aprendi que todos nos fazemos parte da escola e, portanto, temos de assumir o papel de educadores.

Seguindo esta teoria vê se a necessidade de uma formação não apenas pedagógica, mas também psicológica para os profissionais da escola, levando em consideração os diferentes tipos de conhecimentos.

Em nosso dia-a-dia convivemos com muitas pessoas com diferentes culturas e estudando a psicologia ajudaremos a mediar os conflitos sem tomar partido de um lado nem de outro.

Desde quando a criança entra na escola nós passamos a desempenhar um papel de suma importância em sua vida.

A ação educativa não se limita à transmissão de conhecimento. A escola tem de se dirigir a criança de maneira a atingir toda a personalidade, respeitando e estimulando sua espontaneidade total de ação e de assimilação.

Sendo assim participei ativamente dos 2 módulos realizados até hoje, desenvolvi todas as atividades proposta, aprendi muito e estou ansiosa aguardando as próximas módulos para enriquecer meus conhecimentos.

RELÁTORIO

O Segundo encontro Presencial do Profuncionario, aconteceu no dias 17 de maio de 2013 ás 18:30 horas, com a presença da professora formadora do CEFAPRO de Barra do Garças, inicialmente foi feita apresentação da importância de uma boa relação interpessoal e a professora complementou uma breve apresentação do conteúdo do módulo 4- Relações interpessoais: abordagem psicológica o qual faz parte da formação da Professora formadora.

Em seguida foi apresentada uma mensagem com o título “olhos do pai” relação bíblica. Essa mensagem tinha como o objetivo orientar que Somos todos iguais, ninguém é melhor que ninguém.

Após fizemos a socialização do entendimento sobre a mensagem.

A professora apresentou seu do plano de aula, o qual foi feito através de slide tivemos então conhecimento sobre, quais são os objetivos do livro, ementa e autora, assim continuamos com o tema da unidade 1 A relação da psicologia com a educação, a psicologia como área do conhecimento, psicologia e ciência, psicologia e senso comum, as grandes polêmicas da psicologia, psicologia e educação.

A professora apresentava domínio da matéria, transmitindo assim mas segurança para nos alunos.

Explicava e exemplificava os temas abordados.

Diversificou ainda mais com vídeos sobre o senso comum e cientifico e depois sobre a sexualidade infantil.

No dia 18 pela manhã o encontro foi iniciado com muito otimismo com a mensagem para refletir “O carpinteiro”, momentos para reflexão. Tudo que formos fazer temos que dá o melhor de nós mesmo, não fazer com preguiça.

Cantamos a música Aquarela de Toquinho.

Em sequência foram abordados os temas da Unidade 2 – A psicologia do desenvolvimento e da aprendizagem que traz como subtemas: a relação entre o desenvolvimento e aprendizagem diferentes concepções de desenvolvimento e de aprendizagem, discussões na psicologia do Desenvolvimento. Unidade 3 – A noção de estágios em psicologia do desenvolvimento

No período vespertino com o tema Ciclo da vida; infância, adolescência, fase adulta e velhice como construções culturais.

Entre as diversas teorias do desenvolvimento na psicologia, destacaram os mais conhecidos como Sigmund Freud e Jean de Piaget. A professora trouxe também vídeos sobre a história de vida de cada um deles.

Estudamos ainda sobre o papel do educador na formação da personalidade do aluno, a formação pessoal do educador, temas transversais e contexto social o papel da mídia na escola.

Por fim a aula foi muito proveitosa, pois a professora não deixou cair na rotina e desde já a aguardo para o próximo encontro.

Módulo 4: Relações Interpessoais abordagem Psicológica

Resposta Atividade 1 página 28:

Quando vejo uma criança sem comer na hora do recreio, explico para ela que deve comer porque na comida tem verduras contendo vitaminas que ajudam a crescerem de forma mais saudável e com saúde. Eu usei o conhecimento cientifico porque este comprovado pelas ciências que os alimentos contem vitaminas.

Resposta Atividade 2:

Senso Comum: Senso passivo que não questiona conhecimento popular, experiências vividas ou ouvidas, engloba costumes, hábitos, tradições, normas, éticas. Pessoas que usas apenas uma fonte de informação. Pensamentos generalizados sem buscar a verdade de fatos que possam dizer se são ou não verdade. O mesmo que mito.

Conhecimento Cientifico: Ciência provada através de pesquisa, registro.

Resposta Atividade 3:

Neste primeiro módulo estudamos sobre a Psicologia.

Antigamente a psicologia era considerada como um ramo da filosofia (o conhecimento do psíquicos era construído por meio de idéias de alguns pensadores) usava o senso comum, porém em 1879 devido às descobertas revolucionarias da época sob a influencia do pensamento cientifico e o surgimento de outras ciência criou a necessidade de se pensar na mente humana de outra forma uma forma experimental a partir do método cientifico e a psicologia passou a ser considerada como ciências.

Em cada época da nossa história, cada sociedade enfrentou seus problemas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com